Plano de mobilidade eléctrica para o Concelho de Sintra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, José António Rações
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7254
Resumo: A mobilidade é nos dias de hoje essencial para a realização das actividades quotidianas da população. Esta elevada utilização implica um grande consumo de combustíveis fósseis, bem como elevadas emissões de gases de efeito de estufa (GEE) associadas ao sector dos transportes. Estes factores constituem uma grande preocupação ao nível europeu, uma vez que comprometem as metas do Protocolo de Quioto. A Comissão traçou metas ambiciosas para 2020, nomeadamente a redução das emissões de GEE em 20%, o aumento de 20% na quota de energias renováveis e, o melhoramento em 20% da eficiência energética europeia. Hoje, os veículos eléctricos (VEs) são vistos, como solução para que as emissões de CO2 no sector dos transportes e, a dependência de combustíveis fósseis possam reduzir pois usam uma fonte de energia alternativa, a energia eléctrica. Portugal, ao partilhar do mesmo objectivo, criou a Rede Nacional de Mobilidade Eléctrica (MOBI.E), que prevê a criação de uma rede de carregamento para VEs na via pública ao nível nacional. O concelho de Sintra ao fazer parte desta rede nacional, já se encontra na fase piloto deste projecto, distribuindo 60 postos de carregamento pelo concelho até final de 2011, seguindo-se as fases de crescimento e de consolidação a instalar entre 2012 e 2015. Assim, o objectivo desta Dissertação foi planear a implementação do plano de mobilidade eléctrica no concelho de Sintra, principalmente as fases entre 2012 e 2015, permitindo ao concelho continuar a aumentar a sua capacidade de resposta às necessidades da mobilidade eléctrica nos próximos anos e, criar condições para uma forte adesão ao veículo eléctrico (VE). Concluí-se, que por agora 210 novos postos de carregamento são suficientes, reservando 76 postos de carregamento eléctrico a instalar até 2015, à medida que forem detectadas necessidades nos postos de maior afluência. Na atribuição dos postos de carregamento eléctrico foram consideradas estrategicamente no concelho de Sintra as estações ferroviárias, as juntas de freguesia e empresas municipais, os principais eixos viários do concelho de Sintra, os principais pontos turísticos e de lazer do concelho. As vantagens deste modelo de mobilidade são reais, minimizando a poluição sonora e atmosférica, o que levará há melhoria do bem-estar da população do concelho de Sintra.
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Hoje, os veículos eléctricos (VEs) são vistos, como solução para que as emissões de CO2 no sector dos transportes e, a dependência de combustíveis fósseis possam reduzir pois usam uma fonte de energia alternativa, a energia eléctrica. Portugal, ao partilhar do mesmo objectivo, criou a Rede Nacional de Mobilidade Eléctrica (MOBI.E), que prevê a criação de uma rede de carregamento para VEs na via pública ao nível nacional. O concelho de Sintra ao fazer parte desta rede nacional, já se encontra na fase piloto deste projecto, distribuindo 60 postos de carregamento pelo concelho até final de 2011, seguindo-se as fases de crescimento e de consolidação a instalar entre 2012 e 2015. Assim, o objectivo desta Dissertação foi planear a implementação do plano de mobilidade eléctrica no concelho de Sintra, principalmente as fases entre 2012 e 2015, permitindo ao concelho continuar a aumentar a sua capacidade de resposta às necessidades da mobilidade eléctrica nos próximos anos e, criar condições para uma forte adesão ao veículo eléctrico (VE). Concluí-se, que por agora 210 novos postos de carregamento são suficientes, reservando 76 postos de carregamento eléctrico a instalar até 2015, à medida que forem detectadas necessidades nos postos de maior afluência. Na atribuição dos postos de carregamento eléctrico foram consideradas estrategicamente no concelho de Sintra as estações ferroviárias, as juntas de freguesia e empresas municipais, os principais eixos viários do concelho de Sintra, os principais pontos turísticos e de lazer do concelho. As vantagens deste modelo de mobilidade são reais, minimizando a poluição sonora e atmosférica, o que levará há melhoria do bem-estar da população do concelho de Sintra.The mobility is nowadays essential to realize the daily activities of the population. The high use of road vehicles lead to a large consumption of fossil fuels, and high greenhouse gases (GHGs) emissions associated to the transport sector. These factors are of great concern to the European level, since they undermine the goals of the Kyoto Protocol. The European Commission outlined ambitious targets for 2020, namely the reduction of GHGs emissions by 20%, to 20% increase in the share of renewable energies and an improvement in 20% of the European energy efficiency. Today the electric vehicles (EVs) are seen as a solution to CO2 emissions in the transport sector can lower and dependence on fossil fuels too, because they use an alternative energy source, electricity. Portugal, sharing the same goal, created the National Network for Electric Mobility (MOBI.E), which provides the creation of a public charging network for EVs at the national level. The municipality of Sintra, as part of this national network, is already in the pilot phase of this project, distributing 60 charging stations throughout the municipality area by the end of 2011, follow up the phases of growth and consolidation to be installed between 2012 and 2015. Thus, the objective of this Dissertation was the planning of the implementation of the electric mobility plan in the Municipality of Sintra, namely the phases between 2012 and 2015, allowing the region to continue to increase its capacity to the needs of electric mobility in the coming years and create conditions for a strong adherence to the electric vehicle (EV). It was concluded that, for now, 210 new charging stations are sufficient, reserving 76 electric charging stations to be installed by 2015, as future needs are found in positions of high demand. The allocation of electric charging stations was strategically considered in Sintra railway stations, the parish councils and municipal enterprises, the main roads in the municipality of Sintra, as well as the main tourist points and leisure. The advantages of this mobility model are real, minimizing noise and air pollution, which will lead to the improvement of the quality of life of the population of the municipality of Sintra.Universidade de Aveiro2012-03-13T17:23:47Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7254porNobre, José António Raçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:31Zoai:ria.ua.pt:10773/7254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:59.731422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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