Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12848 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_4e702d5bcd8cd4265bdcbe06a652d328 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12848 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEMInstrumentos de pilotagemMovimento da escola modernaApropriação do espaçoApropriação do tempoCriançasPré-escolarPiloting instrumentsAppropriation of timeAppropriation of spacePreschool childrenRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), desenvolvida ao longo de quatro meses no contexto de jardim de infância (JI), com um grupo de 23 crianças com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos. Este relatório tem como objetivo dar a conhecer o percurso realizado no contexto educativo de uma forma descritiva e reflexiva e apresentar a investigação desenvolvida com as crianças e a equipa educativa. Toda a prática desenvolvida ao longo da PPS II teve por base intenções definidas, para com as crianças, as suas famílias e a equipa educativa, destacando-se a importância do estabelecimento de relações positivas, afetivas e de respeito com todos os agentes educativos. A investigação realizada surgiu do interesse pelo modelo Movimento da Escola Moderna (MEM) e pelos instrumentos de pilotagem utilizados no contexto, estando relacionada com o modo como estes instrumentos podem facilitar a apropriação do tempo e espaço pelas crianças. A investigação de natureza qualitativa, na modalidade de um estudo de caso estabeleceu os seguintes objetivos: (i) compreender de que forma os instrumentos de pilotagem do MEM contribuem para a apropriação do espaço e do tempo pedagógico, por crianças em idade pré-escolar; (ii) identificar estratégias mobilizadas pela equipa educativa para ajudar as crianças a utilizarem os instrumentos de pilotagem; e (iii) conhecer a opinião das crianças e da equipa educativa sobre a utilização destes instrumentos. Os participantes da investigação foram as 23 crianças do grupo, a assistente operacional e a educadora cooperante (EC). A recolha de dados foi feita a partir da observação naturalista (em dois períodos distintos), da aplicação de um questionário aberto e da pesquisa documental. Os resultados evidenciam que praticamente todas as crianças reconhecem os vários instrumentos de pilotagem existentes na sala e, a maioria, especialmente as mais velhas, são capazes de explicar como os mesmos são utilizados. Foi verificada maior autonomia das crianças na utilização dos instrumentos de um período de observação para o seguinte, bem como um aumento nas situações de entreajuda. As dificuldades manifestadas pelo grupo relacionavam-se essencialmente com o seguimento das linhas e/ou colunas do instrumento e com a identificação do seu próprio nome ou dos desenhos representados. As estratégias mobilizadas pela equipa educativa foram variadas, passando pela conversação em 2 grande grupo ou por um apoio mais individualizado durante o preenchimento ou análise dos instrumentos. Na opinião da EC, os instrumentos facilitam a apropriação do tempo e espaço por serem registos manuseáveis, onde está explícito o que existe na sala, o que se pode fazer na mesma, o tempo existente para cada tarefa e os acontecimentos que se seguem. O relatório contém, ainda, uma reflexão pessoal sobre a construção da identidade profissional, em que se recordam as aprendizagens realizadas e se projeta o futuro enquanto educadora de infância.ABSTRACT This report emerges from the Supervised Professional Practice II (PPS II), developed over four months in the context of kindergarten (JI), with a group of 23 children aged between two and five years old. This report intends to make known the process developed in this educational context in a descriptive and reflective way and present the research developed with the children and the educational team. All the practice developed during PPS II was bases on defined intentions, towards the children, their families and the educational team, highlighting the importance of establishing positive, affective and respectful relationships with all educational agents. The research carried out arose out of interest in the Movimento Escola Moderna (MEM) model and in the piloting instruments used in the context, being related to how these instruments can facilitate the appropriation of time and space by children. Qualitative research, in the form of a case study, established the following objectives: (i) understanding how the MEM’s piloting instruments contribute to the appropriation of pedagogical space and time, by children in preschool age; (ii) identify strategies mobilized by the educational team to help children use the piloting instruments; and (iii) understand the opinions of the children and the educational team on the use of these instruments. The research participants were the 23 children in the group, the operational assistant and the cooperating educator (EC). The data was collected through naturalistic observation (in two different periods), the application of an open questionnaire and documentary research. The results show that practically all children recognize the various piloting instruments in the room and most, especially the older ones, are able to explain how they are used. Was observed a greater autonomy in the use of instruments by children, from one observation period to the next, as well as an increase in situations of mutual help. The difficulties expressed be the group were essentially related to the following of the lines and/or columns of the instrument and to the identification of their own name or the drawings represented. The strategies mobilized by the educational team were varied, including conversation in a large group or more individualized support during the completion or analysis of the instruments. In the opinion of the EC, these instruments facilitate the appropriation of time and space because they are manageable records, where it is explicit what exists in the room, what can be done in it, the time available for each task and the events that are follow. The report also contains a personal reflection on the construction of the professional identity, in which the lessons learned are remembered and the future is projected as a kindergarten teacher.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaNunes, ClarisseRCIPLSantos, Catarina Alexandra Henriques2021-02-15T09:37:59Z2020-07-142020-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12848TID:202628752porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:51.893904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEM |
title |
Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEM |
spellingShingle |
Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEM Santos, Catarina Alexandra Henriques Instrumentos de pilotagem Movimento da escola moderna Apropriação do espaço Apropriação do tempo Crianças Pré-escolar Piloting instruments Appropriation of time Appropriation of space Preschool children |
title_short |
Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEM |
title_full |
Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEM |
title_fullStr |
Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEM |
title_full_unstemmed |
Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEM |
title_sort |
Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEM |
author |
Santos, Catarina Alexandra Henriques |
author_facet |
Santos, Catarina Alexandra Henriques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Clarisse RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Catarina Alexandra Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrumentos de pilotagem Movimento da escola moderna Apropriação do espaço Apropriação do tempo Crianças Pré-escolar Piloting instruments Appropriation of time Appropriation of space Preschool children |
topic |
Instrumentos de pilotagem Movimento da escola moderna Apropriação do espaço Apropriação do tempo Crianças Pré-escolar Piloting instruments Appropriation of time Appropriation of space Preschool children |
description |
Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-14 2020-07-14T00:00:00Z 2021-02-15T09:37:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12848 TID:202628752 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12848 |
identifier_str_mv |
TID:202628752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133478379323392 |