MOOC inclusivo inovador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12295 |
Resumo: | O projeto documentado neste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Tese/Dissertação/Estágio (TMDEI), para conclusão do curso de Mestrado em Engenharia Informática, no ramo Sistemas Gráficos e Multimédia, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. O projeto tem como objetivo a criação de um modelo pedagógico de MOOC inclusivo e inovador, baseado no conceito de educação à distância e suportado pelo Massive Open Online Course (MOOC), considerando este método uma alternativa viável para o ensino, diferenciando-se dos métodos tradicionais, presenciais e dos demais métodos de ensino à distância em função da sua abrangência, estrutura e características gerais. A criação de um modelo pedagógico de MOOC e a integração com o sistema de tradução automático e em tempo real, permitirá criar recursos educativos digitais próprios para surdos, contribuindo desta forma para a sua integração na sociedade. Este modelo tem em conta uma arquitetura que contempla a interação com a comunidade cega. Esta interação desenvolvida em conjunto com a Ana de Sousa, tem como objetivo criar uma solução integradora e completa do sistema de apoio à comunicação com as comunidades surdas e cegas. Este projeto foi originalmente pensado pela Professora Paula Escudeiro e planeado pela mesma em parceria com o GILT/ISEP. Em síntese, foi requerida a criação de um modelo pedagógico de MOOC inclusivo, que permitisse a integração da comunidade surda e cega no ambiente pedagógico online com suporte na tecnologia. Este modelo pedagógico de características inovadoras permitiria a interpretação e tradução automática do texto para gesto e texto para voz, fomentando a inclusão e igualdade de oportunidades para estas comunidades. |
id |
RCAP_4e7042f772353ac09d024927237079b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12295 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
MOOC inclusivo inovadorInclusão SocialComunidade SurdaLíngua GestualPós-GraduaçãoMOOCUdemySocial InclusionDeaf CommunitySign LanguageGraduateSistemas Gráficos e MultimédiaO projeto documentado neste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Tese/Dissertação/Estágio (TMDEI), para conclusão do curso de Mestrado em Engenharia Informática, no ramo Sistemas Gráficos e Multimédia, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. O projeto tem como objetivo a criação de um modelo pedagógico de MOOC inclusivo e inovador, baseado no conceito de educação à distância e suportado pelo Massive Open Online Course (MOOC), considerando este método uma alternativa viável para o ensino, diferenciando-se dos métodos tradicionais, presenciais e dos demais métodos de ensino à distância em função da sua abrangência, estrutura e características gerais. A criação de um modelo pedagógico de MOOC e a integração com o sistema de tradução automático e em tempo real, permitirá criar recursos educativos digitais próprios para surdos, contribuindo desta forma para a sua integração na sociedade. Este modelo tem em conta uma arquitetura que contempla a interação com a comunidade cega. Esta interação desenvolvida em conjunto com a Ana de Sousa, tem como objetivo criar uma solução integradora e completa do sistema de apoio à comunicação com as comunidades surdas e cegas. Este projeto foi originalmente pensado pela Professora Paula Escudeiro e planeado pela mesma em parceria com o GILT/ISEP. Em síntese, foi requerida a criação de um modelo pedagógico de MOOC inclusivo, que permitisse a integração da comunidade surda e cega no ambiente pedagógico online com suporte na tecnologia. Este modelo pedagógico de características inovadoras permitiria a interpretação e tradução automática do texto para gesto e texto para voz, fomentando a inclusão e igualdade de oportunidades para estas comunidades.The project documented in this report was carried out under the thesis/Dissertation/Internship (TMDEI) curricular unit, to conclude the master's degree in Computer Engineering, in the graphic systems and multimedia sector, at the Instituto Superior de Engenharia do Porto. The project aims to create a pedagogical model of inclusive and innovative MOOC, based on the concept of distance education and supported by the Massive Open Online Course (MOOC), considering this method a viable alternative for teaching, Differentiating themselves from traditional, presential methods and other methods of distance learning according to their scope, structure and general characteristics. The creation of a pedagogical model of MOOC and the integration with the automatic and realtime translation system will create digital educational resources proper for the deaf, thus contributing to their integration in society. This model considers an architecture that contemplates the interaction with the blind Community. This interaction developed in conjunction with Ana de Sousa, aims to create an integrative and complete solution of the communication support system with deaf and blind communities. This project was originally thought by Professor Paula Escudeiro and planned by her in partnership with gilt/ISEP. In summary, the creation of a pedagogical model of inclusive MOOC was required to allow the integration of the deaf and blind community into the online pedagogical environment with support in technology. This pedagogical model of innovative features would allow the interpretation and automatic translation of the text for gesture and text for voice, fostering the inclusion and equal opportunities for these communities.Escudeiro, Paula Maria de Sá OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoQueirós, Sandra Patrícia Pinto2018-11-28T11:21:50Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12295TID:202030504porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:40.855145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MOOC inclusivo inovador |
title |
MOOC inclusivo inovador |
spellingShingle |
MOOC inclusivo inovador Queirós, Sandra Patrícia Pinto Inclusão Social Comunidade Surda Língua Gestual Pós-Graduação MOOC Udemy Social Inclusion Deaf Community Sign Language Graduate Sistemas Gráficos e Multimédia |
title_short |
MOOC inclusivo inovador |
title_full |
MOOC inclusivo inovador |
title_fullStr |
MOOC inclusivo inovador |
title_full_unstemmed |
MOOC inclusivo inovador |
title_sort |
MOOC inclusivo inovador |
author |
Queirós, Sandra Patrícia Pinto |
author_facet |
Queirós, Sandra Patrícia Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Escudeiro, Paula Maria de Sá Oliveira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queirós, Sandra Patrícia Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Social Comunidade Surda Língua Gestual Pós-Graduação MOOC Udemy Social Inclusion Deaf Community Sign Language Graduate Sistemas Gráficos e Multimédia |
topic |
Inclusão Social Comunidade Surda Língua Gestual Pós-Graduação MOOC Udemy Social Inclusion Deaf Community Sign Language Graduate Sistemas Gráficos e Multimédia |
description |
O projeto documentado neste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Tese/Dissertação/Estágio (TMDEI), para conclusão do curso de Mestrado em Engenharia Informática, no ramo Sistemas Gráficos e Multimédia, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. O projeto tem como objetivo a criação de um modelo pedagógico de MOOC inclusivo e inovador, baseado no conceito de educação à distância e suportado pelo Massive Open Online Course (MOOC), considerando este método uma alternativa viável para o ensino, diferenciando-se dos métodos tradicionais, presenciais e dos demais métodos de ensino à distância em função da sua abrangência, estrutura e características gerais. A criação de um modelo pedagógico de MOOC e a integração com o sistema de tradução automático e em tempo real, permitirá criar recursos educativos digitais próprios para surdos, contribuindo desta forma para a sua integração na sociedade. Este modelo tem em conta uma arquitetura que contempla a interação com a comunidade cega. Esta interação desenvolvida em conjunto com a Ana de Sousa, tem como objetivo criar uma solução integradora e completa do sistema de apoio à comunicação com as comunidades surdas e cegas. Este projeto foi originalmente pensado pela Professora Paula Escudeiro e planeado pela mesma em parceria com o GILT/ISEP. Em síntese, foi requerida a criação de um modelo pedagógico de MOOC inclusivo, que permitisse a integração da comunidade surda e cega no ambiente pedagógico online com suporte na tecnologia. Este modelo pedagógico de características inovadoras permitiria a interpretação e tradução automática do texto para gesto e texto para voz, fomentando a inclusão e igualdade de oportunidades para estas comunidades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-28T11:21:50Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12295 TID:202030504 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12295 |
identifier_str_mv |
TID:202030504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131419416461312 |