MOOC inclusivo inovador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Sandra Patrícia Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12295
Resumo: O projeto documentado neste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Tese/Dissertação/Estágio (TMDEI), para conclusão do curso de Mestrado em Engenharia Informática, no ramo Sistemas Gráficos e Multimédia, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. O projeto tem como objetivo a criação de um modelo pedagógico de MOOC inclusivo e inovador, baseado no conceito de educação à distância e suportado pelo Massive Open Online Course (MOOC), considerando este método uma alternativa viável para o ensino, diferenciando-se dos métodos tradicionais, presenciais e dos demais métodos de ensino à distância em função da sua abrangência, estrutura e características gerais. A criação de um modelo pedagógico de MOOC e a integração com o sistema de tradução automático e em tempo real, permitirá criar recursos educativos digitais próprios para surdos, contribuindo desta forma para a sua integração na sociedade. Este modelo tem em conta uma arquitetura que contempla a interação com a comunidade cega. Esta interação desenvolvida em conjunto com a Ana de Sousa, tem como objetivo criar uma solução integradora e completa do sistema de apoio à comunicação com as comunidades surdas e cegas. Este projeto foi originalmente pensado pela Professora Paula Escudeiro e planeado pela mesma em parceria com o GILT/ISEP. Em síntese, foi requerida a criação de um modelo pedagógico de MOOC inclusivo, que permitisse a integração da comunidade surda e cega no ambiente pedagógico online com suporte na tecnologia. Este modelo pedagógico de características inovadoras permitiria a interpretação e tradução automática do texto para gesto e texto para voz, fomentando a inclusão e igualdade de oportunidades para estas comunidades.
id RCAP_4e7042f772353ac09d024927237079b0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling MOOC inclusivo inovadorInclusão SocialComunidade SurdaLíngua GestualPós-GraduaçãoMOOCUdemySocial InclusionDeaf CommunitySign LanguageGraduateSistemas Gráficos e MultimédiaO projeto documentado neste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Tese/Dissertação/Estágio (TMDEI), para conclusão do curso de Mestrado em Engenharia Informática, no ramo Sistemas Gráficos e Multimédia, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. O projeto tem como objetivo a criação de um modelo pedagógico de MOOC inclusivo e inovador, baseado no conceito de educação à distância e suportado pelo Massive Open Online Course (MOOC), considerando este método uma alternativa viável para o ensino, diferenciando-se dos métodos tradicionais, presenciais e dos demais métodos de ensino à distância em função da sua abrangência, estrutura e características gerais. A criação de um modelo pedagógico de MOOC e a integração com o sistema de tradução automático e em tempo real, permitirá criar recursos educativos digitais próprios para surdos, contribuindo desta forma para a sua integração na sociedade. Este modelo tem em conta uma arquitetura que contempla a interação com a comunidade cega. Esta interação desenvolvida em conjunto com a Ana de Sousa, tem como objetivo criar uma solução integradora e completa do sistema de apoio à comunicação com as comunidades surdas e cegas. Este projeto foi originalmente pensado pela Professora Paula Escudeiro e planeado pela mesma em parceria com o GILT/ISEP. Em síntese, foi requerida a criação de um modelo pedagógico de MOOC inclusivo, que permitisse a integração da comunidade surda e cega no ambiente pedagógico online com suporte na tecnologia. Este modelo pedagógico de características inovadoras permitiria a interpretação e tradução automática do texto para gesto e texto para voz, fomentando a inclusão e igualdade de oportunidades para estas comunidades.The project documented in this report was carried out under the thesis/Dissertation/Internship (TMDEI) curricular unit, to conclude the master's degree in Computer Engineering, in the graphic systems and multimedia sector, at the Instituto Superior de Engenharia do Porto. The project aims to create a pedagogical model of inclusive and innovative MOOC, based on the concept of distance education and supported by the Massive Open Online Course (MOOC), considering this method a viable alternative for teaching, Differentiating themselves from traditional, presential methods and other methods of distance learning according to their scope, structure and general characteristics. The creation of a pedagogical model of MOOC and the integration with the automatic and realtime translation system will create digital educational resources proper for the deaf, thus contributing to their integration in society. This model considers an architecture that contemplates the interaction with the blind Community. This interaction developed in conjunction with Ana de Sousa, aims to create an integrative and complete solution of the communication support system with deaf and blind communities. This project was originally thought by Professor Paula Escudeiro and planned by her in partnership with gilt/ISEP. In summary, the creation of a pedagogical model of inclusive MOOC was required to allow the integration of the deaf and blind community into the online pedagogical environment with support in technology. This pedagogical model of innovative features would allow the interpretation and automatic translation of the text for gesture and text for voice, fostering the inclusion and equal opportunities for these communities.Escudeiro, Paula Maria de Sá OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoQueirós, Sandra Patrícia Pinto2018-11-28T11:21:50Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12295TID:202030504porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:40.855145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv MOOC inclusivo inovador
title MOOC inclusivo inovador
spellingShingle MOOC inclusivo inovador
Queirós, Sandra Patrícia Pinto
Inclusão Social
Comunidade Surda
Língua Gestual
Pós-Graduação
MOOC
Udemy
Social Inclusion
Deaf Community
Sign Language
Graduate
Sistemas Gráficos e Multimédia
title_short MOOC inclusivo inovador
title_full MOOC inclusivo inovador
title_fullStr MOOC inclusivo inovador
title_full_unstemmed MOOC inclusivo inovador
title_sort MOOC inclusivo inovador
author Queirós, Sandra Patrícia Pinto
author_facet Queirós, Sandra Patrícia Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escudeiro, Paula Maria de Sá Oliveira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Queirós, Sandra Patrícia Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Social
Comunidade Surda
Língua Gestual
Pós-Graduação
MOOC
Udemy
Social Inclusion
Deaf Community
Sign Language
Graduate
Sistemas Gráficos e Multimédia
topic Inclusão Social
Comunidade Surda
Língua Gestual
Pós-Graduação
MOOC
Udemy
Social Inclusion
Deaf Community
Sign Language
Graduate
Sistemas Gráficos e Multimédia
description O projeto documentado neste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Tese/Dissertação/Estágio (TMDEI), para conclusão do curso de Mestrado em Engenharia Informática, no ramo Sistemas Gráficos e Multimédia, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. O projeto tem como objetivo a criação de um modelo pedagógico de MOOC inclusivo e inovador, baseado no conceito de educação à distância e suportado pelo Massive Open Online Course (MOOC), considerando este método uma alternativa viável para o ensino, diferenciando-se dos métodos tradicionais, presenciais e dos demais métodos de ensino à distância em função da sua abrangência, estrutura e características gerais. A criação de um modelo pedagógico de MOOC e a integração com o sistema de tradução automático e em tempo real, permitirá criar recursos educativos digitais próprios para surdos, contribuindo desta forma para a sua integração na sociedade. Este modelo tem em conta uma arquitetura que contempla a interação com a comunidade cega. Esta interação desenvolvida em conjunto com a Ana de Sousa, tem como objetivo criar uma solução integradora e completa do sistema de apoio à comunicação com as comunidades surdas e cegas. Este projeto foi originalmente pensado pela Professora Paula Escudeiro e planeado pela mesma em parceria com o GILT/ISEP. Em síntese, foi requerida a criação de um modelo pedagógico de MOOC inclusivo, que permitisse a integração da comunidade surda e cega no ambiente pedagógico online com suporte na tecnologia. Este modelo pedagógico de características inovadoras permitiria a interpretação e tradução automática do texto para gesto e texto para voz, fomentando a inclusão e igualdade de oportunidades para estas comunidades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28T11:21:50Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12295
TID:202030504
url http://hdl.handle.net/10400.22/12295
identifier_str_mv TID:202030504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131419416461312