Comparação da eficácia de diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona Bactrocera oleae (Gmel.).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Albino
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Torres, L., Lopes, João, Pereira, J.A., Neves, P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/863
Resumo: Com o presente trabalho pretendeu-se comparar a eficácia de oito diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona, Bactrocera oleae (Gmel) Para isso, realizou-se im ensaio incidindo sobre vários atractivos (visuais, alimentares e sexual), isoladamente e em conjugação. Os resultados obtidos confirmam a grande eficácia de proteína hidrolisada com uma solução de dihidrogeno-fosfato de amónio, na captura deste insecto. Verificou-se também que, na generalidade dos casos, e excepção feita à armadilha adesiva amarela com atractivo sexual, o número de fêmeas capturadas foi superior ao de machos. No Outono aquela armadilha capturou também um número significativo de fêmeas. Realçam-se os bons resultados obtidos em termos de eficácia com um contentor de plástico de construção simples, baixo custo e fácil manuseamento, pelo seu interesse ao nível do agricultor.
id RCAP_4e73da600d4129b54250419b88392bcc
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/863
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comparação da eficácia de diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona Bactrocera oleae (Gmel.).OliveiraMosca da azeitonaEstimativa do riscoProtecção fitossanitáriaCom o presente trabalho pretendeu-se comparar a eficácia de oito diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona, Bactrocera oleae (Gmel) Para isso, realizou-se im ensaio incidindo sobre vários atractivos (visuais, alimentares e sexual), isoladamente e em conjugação. Os resultados obtidos confirmam a grande eficácia de proteína hidrolisada com uma solução de dihidrogeno-fosfato de amónio, na captura deste insecto. Verificou-se também que, na generalidade dos casos, e excepção feita à armadilha adesiva amarela com atractivo sexual, o número de fêmeas capturadas foi superior ao de machos. No Outono aquela armadilha capturou também um número significativo de fêmeas. Realçam-se os bons resultados obtidos em termos de eficácia com um contentor de plástico de construção simples, baixo custo e fácil manuseamento, pelo seu interesse ao nível do agricultor.Sociedade Portuguesa de EntomologiaBiblioteca Digital do IPBBento, AlbinoTorres, L.Lopes, JoãoPereira, J.A.Neves, P.2008-09-16T15:45:12Z19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/863porBoletim da Sociedade Portuguesa de Entomologia. ISSN 0871-0554. Supl.6 (1999) p. 109-1150871-0554info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:02Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:29.600871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comparação da eficácia de diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona Bactrocera oleae (Gmel.).
title Comparação da eficácia de diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona Bactrocera oleae (Gmel.).
spellingShingle Comparação da eficácia de diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona Bactrocera oleae (Gmel.).
Bento, Albino
Oliveira
Mosca da azeitona
Estimativa do risco
Protecção fitossanitária
title_short Comparação da eficácia de diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona Bactrocera oleae (Gmel.).
title_full Comparação da eficácia de diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona Bactrocera oleae (Gmel.).
title_fullStr Comparação da eficácia de diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona Bactrocera oleae (Gmel.).
title_full_unstemmed Comparação da eficácia de diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona Bactrocera oleae (Gmel.).
title_sort Comparação da eficácia de diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona Bactrocera oleae (Gmel.).
author Bento, Albino
author_facet Bento, Albino
Torres, L.
Lopes, João
Pereira, J.A.
Neves, P.
author_role author
author2 Torres, L.
Lopes, João
Pereira, J.A.
Neves, P.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Albino
Torres, L.
Lopes, João
Pereira, J.A.
Neves, P.
dc.subject.por.fl_str_mv Oliveira
Mosca da azeitona
Estimativa do risco
Protecção fitossanitária
topic Oliveira
Mosca da azeitona
Estimativa do risco
Protecção fitossanitária
description Com o presente trabalho pretendeu-se comparar a eficácia de oito diferentes tipos de armadilhas para vigilância da mosca da azeitona, Bactrocera oleae (Gmel) Para isso, realizou-se im ensaio incidindo sobre vários atractivos (visuais, alimentares e sexual), isoladamente e em conjugação. Os resultados obtidos confirmam a grande eficácia de proteína hidrolisada com uma solução de dihidrogeno-fosfato de amónio, na captura deste insecto. Verificou-se também que, na generalidade dos casos, e excepção feita à armadilha adesiva amarela com atractivo sexual, o número de fêmeas capturadas foi superior ao de machos. No Outono aquela armadilha capturou também um número significativo de fêmeas. Realçam-se os bons resultados obtidos em termos de eficácia com um contentor de plástico de construção simples, baixo custo e fácil manuseamento, pelo seu interesse ao nível do agricultor.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-01-01T00:00:00Z
2008-09-16T15:45:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/863
url http://hdl.handle.net/10198/863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Boletim da Sociedade Portuguesa de Entomologia. ISSN 0871-0554. Supl.6 (1999) p. 109-115
0871-0554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Entomologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Entomologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135143589314560