Mal de arquivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/110726 |
Resumo: | UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020 |
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Mal de arquivoArchive FeverApproaching The Anti-Colonial Mozambican Archive From the Work of Ruy Guerrauma aproximação
ao arquivo anti-colonial moçambicano a partir da
obra de Ruy GuerraActas de um Processo de Descolonização”cinema revolucionário moçambicanoarquivo anti-colonialRuy Guerrare-visibilizaçãoMuedaMemória e MassacreOs ComprometidosMozambican revolutionary cinemaanti-colonial archiverestitution of visibilityUIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020Este artigo debruça-se sobre a história material de três filmes realizados por Ruy Guerra em Moçambique – Mueda, Memória e Massacre (1979-80), Os Comprometidos. Actas de um Processo de Descolonização (1982-84) e o registo, sem título, nem catalogação, de uma reunião entre Samora Machel e antigos chefes militares da Guerra de Libertação (1964-74), registada a pedido do primeiro entre 1984-86, para propor uma reflexão crítica sobre os arquivos anti-coloniais moçambicanos e examinar a política de representação e os mecanismos de representação política da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique). Num primeiro momento, o artigo aborda a figura da censura na obra de Guerra para reconstituir, em seguida, a história material dos três filmes. Marcada por complexos processos de invisibilização, a história material destes fil-mes imbrica-se na história do cinema moçambicano e nas suas principais problemáticas, tal como a questão do tropicalismo tecnológico. O objectivo é definir as especificidades do arquivo anti-colonial, situando-o fa-ce ao arquivo colonial. Para tal, o texto examina os processos de circulação e migração, a par de procedi-mentos “anarquivísticos” intermediáticos, como mecanismos de re-visibilização e de restituição da lógica emancipatória do arquivo anti-colonial. This paper looks at the material history of three films directed by Ruy Guerra in Mozambique–Mueda, Memória e Massacre (Mueda, Memory and Massacre, 1979-80), Os Comprometidos. Actas de um Processo de Descolonização (The Collaborators. Minute of a Decolonisation Process) and the untitled and uncatalogued documentation of a meeting between Samora Machel and former military leaders of the Liberation War (1964-74), produced at the request of the first President of Mozambique between 1984-86. The article proposes a critical reflection on the Mozambican anti-colonial archives and examines the FRELIMO’s (Mozambique Liberation Front) representation policy and its mechanisms of political representation. At first, it addresses the figure of censorship in Guerra’s filmography and then reconstructs the material history of the three films. Their material history, a history of invisibility, is embedded in the history of Mozambican cinema and its main issues, such as technological tropicalism. The aim is to define the specificities of the anti-colonial archive against the colonial archive. To this end, the paper tackles the processes of circulation and migration, along with intermedial “anarchivist” procedures, as mechanisms for restoring the visibility and the emancipatory dimension of the anti-colonial archive.Instituto de História Contemporânea (IHC)RUNSchefer, Raquel2021-01-25T23:35:09Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article21application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/110726por1646-5954PURE: 27306152https://doi.org/10.15847/obsOBS0001816info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:54:31Zoai:run.unl.pt:10362/110726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:41.830018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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