Avaliação do desempenho docente : objectivos e controvérsias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1155 |
Resumo: | Actualmente, no campo específico da educação, a avaliação do desempenho tem vindo a assumir uma importância crescente e uma maior atenção dos investigadores pelos contextos escolares e pela relação directa entre a qualidade das abordagens de ensino e os níveis de desempenho dos alunos. No contexto do sistema educativo português, a preocupação com a eficácia passa a considerar a avaliação dos professores como uma prioridade, trazendo à discussão a profissionalidade docente e a sua avaliação. Assim, este estudo tem como objectivo a análise dos elementos potenciadores e condicionadores do actual modelo proposto pelo Decreto Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro, bem como a sistematização de elementos complementares e /ou alternativos ao modelo vigente, a partir do que perspectivam os professores de uma escola secundária. Para a sua realização utilizou-se uma abordagem qualitativa suportada na grounded theory - estudo de caso. As técnicas de colheita de dados foram as entrevistas a nove docentes participantes e a análise de documentos relacionados com a política educativa da escola. O estudo permitiu concluir que o modelo apresenta dimensões controversas e que estas condicionam os objectivos intrínsecos do mesmo, sendo que a prevalência de questões burocráticas dificulta a sua implementação. Em consequência foram apresentadas algumas recomendações. |
id |
RCAP_4ea292f460e4a8cc800b63fd43a527ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1155 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do desempenho docente : objectivos e controvérsiasEDUCAÇÃOPROFESSORESAVALIAÇÃO DE PROFESSORESDESEMPENHO PROFISSIONALPROFISSIONALISMOGESTÃO ESCOLARMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONTEACHERSTEACHERS EVALUATIONPROFESSIONAL PERFORMANCEPROFESSIONALISMEDUCATIONAL MANAGEMENTActualmente, no campo específico da educação, a avaliação do desempenho tem vindo a assumir uma importância crescente e uma maior atenção dos investigadores pelos contextos escolares e pela relação directa entre a qualidade das abordagens de ensino e os níveis de desempenho dos alunos. No contexto do sistema educativo português, a preocupação com a eficácia passa a considerar a avaliação dos professores como uma prioridade, trazendo à discussão a profissionalidade docente e a sua avaliação. Assim, este estudo tem como objectivo a análise dos elementos potenciadores e condicionadores do actual modelo proposto pelo Decreto Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro, bem como a sistematização de elementos complementares e /ou alternativos ao modelo vigente, a partir do que perspectivam os professores de uma escola secundária. Para a sua realização utilizou-se uma abordagem qualitativa suportada na grounded theory - estudo de caso. As técnicas de colheita de dados foram as entrevistas a nove docentes participantes e a análise de documentos relacionados com a política educativa da escola. O estudo permitiu concluir que o modelo apresenta dimensões controversas e que estas condicionam os objectivos intrínsecos do mesmo, sendo que a prevalência de questões burocráticas dificulta a sua implementação. Em consequência foram apresentadas algumas recomendações.In the present days, and considering the specific f ield of Education, the evaluation of performance gains growing importance and more in-de pth scope from researchers due to the scholar contexts and the straight dependence betwee n the quality of the teaching approaches and the level of performances from the students. In the context of the Portuguese educational system, the concern with efficacy urges to consider teachers’ evaluation as a priority, bringing to discussion the teacher’s profession and its eval uation. Thus, the present study’s purpose is to analyse the potentiating and conditioning elemen ts of the Regulatory Decree’s 2/2008 proposed model, and the systematisation of the comp lementary elements and/or alternatives to the later, from which they perspective the teachers in a secondary school. A qualitative approach supported by a grounded theo ry has been used regarding its implementation – case study. The data collection te chniques consisted of interviews conducted to nine teachers and the analysis of docu ments related to the educational politics held by the school. The undertaken research allows concluding that the model displays controversial dimensions that ultimately condition the intrinsic objectives of the latter, being that the prevalence of bureaucratic issues jeopardise its im plementation. Therefore, some recommendations were presented2011-05-13T14:48:42Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1155porGomes, Maria do Céuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:32Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:42.218589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do desempenho docente : objectivos e controvérsias |
title |
Avaliação do desempenho docente : objectivos e controvérsias |
spellingShingle |
Avaliação do desempenho docente : objectivos e controvérsias Gomes, Maria do Céu EDUCAÇÃO PROFESSORES AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DESEMPENHO PROFISSIONAL PROFISSIONALISMO GESTÃO ESCOLAR MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION TEACHERS TEACHERS EVALUATION PROFESSIONAL PERFORMANCE PROFESSIONALISM EDUCATIONAL MANAGEMENT |
title_short |
Avaliação do desempenho docente : objectivos e controvérsias |
title_full |
Avaliação do desempenho docente : objectivos e controvérsias |
title_fullStr |
Avaliação do desempenho docente : objectivos e controvérsias |
title_full_unstemmed |
Avaliação do desempenho docente : objectivos e controvérsias |
title_sort |
Avaliação do desempenho docente : objectivos e controvérsias |
author |
Gomes, Maria do Céu |
author_facet |
Gomes, Maria do Céu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria do Céu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PROFESSORES AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DESEMPENHO PROFISSIONAL PROFISSIONALISMO GESTÃO ESCOLAR MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION TEACHERS TEACHERS EVALUATION PROFESSIONAL PERFORMANCE PROFESSIONALISM EDUCATIONAL MANAGEMENT |
topic |
EDUCAÇÃO PROFESSORES AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DESEMPENHO PROFISSIONAL PROFISSIONALISMO GESTÃO ESCOLAR MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION TEACHERS TEACHERS EVALUATION PROFESSIONAL PERFORMANCE PROFESSIONALISM EDUCATIONAL MANAGEMENT |
description |
Actualmente, no campo específico da educação, a avaliação do desempenho tem vindo a assumir uma importância crescente e uma maior atenção dos investigadores pelos contextos escolares e pela relação directa entre a qualidade das abordagens de ensino e os níveis de desempenho dos alunos. No contexto do sistema educativo português, a preocupação com a eficácia passa a considerar a avaliação dos professores como uma prioridade, trazendo à discussão a profissionalidade docente e a sua avaliação. Assim, este estudo tem como objectivo a análise dos elementos potenciadores e condicionadores do actual modelo proposto pelo Decreto Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro, bem como a sistematização de elementos complementares e /ou alternativos ao modelo vigente, a partir do que perspectivam os professores de uma escola secundária. Para a sua realização utilizou-se uma abordagem qualitativa suportada na grounded theory - estudo de caso. As técnicas de colheita de dados foram as entrevistas a nove docentes participantes e a análise de documentos relacionados com a política educativa da escola. O estudo permitiu concluir que o modelo apresenta dimensões controversas e que estas condicionam os objectivos intrínsecos do mesmo, sendo que a prevalência de questões burocráticas dificulta a sua implementação. Em consequência foram apresentadas algumas recomendações. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-05-13T14:48:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1155 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131254240575488 |