Uma circum-navegação lusófona no YouTube: influenciadores, celebridades e actantes digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/68222 |
Resumo: | Internet e ecrã objetivam “a era do ecrã-global” (Lipovetsky & Serroy, 2010). A esta dinâmica não é alheia a contingência lusófona. E com o YouTube, nasceram novas formas de “associação” (Latour, 2012). Sendo esta uma rede que também constitui um “espaço de cultura” da lusofonia (Martins, 2015), investigou-se aqui a relação entre as “comunidades lusófonas” e esse “ecrã-global”. Este estudo tinha duas missões: a) a de mapear o top5 de preferências de visualização no YouTube países lusófonos; b) e a de perceber quais as forças arquetípicas mais presentes em cada país analisado. Este mapeamento e a consequente descrição das forças arquetípicas conseguem descrever partes da “pele da cultura” (Kerkhove, 1997) na lusofonia, fornencendo bases para análises mais profundas. |
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Uma circum-navegação lusófona no YouTube: influenciadores, celebridades e actantes digitaisA Lusophone circumnavigation on YouTube: influencers, celebrities and digital actantsYouTubeLusofoniaSctantesCircum-navegaçãoLusophonyActantsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoInternet e ecrã objetivam “a era do ecrã-global” (Lipovetsky & Serroy, 2010). A esta dinâmica não é alheia a contingência lusófona. E com o YouTube, nasceram novas formas de “associação” (Latour, 2012). Sendo esta uma rede que também constitui um “espaço de cultura” da lusofonia (Martins, 2015), investigou-se aqui a relação entre as “comunidades lusófonas” e esse “ecrã-global”. Este estudo tinha duas missões: a) a de mapear o top5 de preferências de visualização no YouTube países lusófonos; b) e a de perceber quais as forças arquetípicas mais presentes em cada país analisado. Este mapeamento e a consequente descrição das forças arquetípicas conseguem descrever partes da “pele da cultura” (Kerkhove, 1997) na lusofonia, fornencendo bases para análises mais profundas.Internet and screen synthesize “the age of the global screen” (Lipovetsky & Serroy, 2010). This dynamic is not unrelated to the Lusophone contingency. And with YouTube, new forms of “association” were born (Latour, 2012). Since this is a network that also constitutes a “culture space” of Lusophone (Martins, 2015), we investigated the relationship between “Lusophone communities” and this “global screen”. This study had two missions: a) to map the top5 of viewing preferences on YouTube Lusophone countries; b) and to understand which archetypal forces are most present in each country analyzed. This mapping and the consequent description of archetypal forces can describe parts of the “skin of culture” (Kerkhove, 1997) in Lusophony, providing the basis for deeper analysis.UIDB/00736/2020.Universidade de AveiroUniversidade do MinhoCosta, Pedro Rodrigues2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/68222porCosta, P. R. (2020). Uma circum-navegação lusófona no YouTube: influenciadores, celebridades e actantes digitais. Prisma.com, 43, 192-221. https://doi.org/10.21747/16463153/43a101646 - 315310.21747/16463153/43a10https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/6465/9200info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:35.773463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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