O artesão e a comunidade como objecto de exibição. Experiências turísticas de práticas de património imaterial em espaços públicos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/27021 |
Resumo: | O património imaterial e cultural está incorporado não apenas nas pessoas com suas práticas culturais, mas também nos lugares onde os fenómenos sociais ocorrem (Ashworth, G. e Kavaratzis, M., 2011). Faz parte de um ambiente holístico, onde a musealização de práticas tradicionais e a sua interconexão com o turismo como parte de políticas públicas traz questões que se prendem com o desenraizamento da profissão do artesão do seu espaço oficinal de trabalho. Aqueles que são apresentados como um simulacro para turistas e gerações mais jovens trazem a discussão sobre a musealização de artesãos enquanto tesouros humanos vivos e a importância do lugar de criação (Lopes, 2016). A criação de laboratórios locais de artesanato e centros de visitantes traz a discussão não apenas sobre as narrativas e visões políticas sobre os artesãos, mas também como estes são retratados numa sociedade de consumo de experiências e como são vistos pelos turistas que participam de atividades eles. |
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O artesão e a comunidade como objecto de exibição. Experiências turísticas de práticas de património imaterial em espaços públicosThe artisan and the community as an object of display. Tourist experiences of intangible heritage practices in public spacesTurismo CriativoPatrimonio imaterialO património imaterial e cultural está incorporado não apenas nas pessoas com suas práticas culturais, mas também nos lugares onde os fenómenos sociais ocorrem (Ashworth, G. e Kavaratzis, M., 2011). Faz parte de um ambiente holístico, onde a musealização de práticas tradicionais e a sua interconexão com o turismo como parte de políticas públicas traz questões que se prendem com o desenraizamento da profissão do artesão do seu espaço oficinal de trabalho. Aqueles que são apresentados como um simulacro para turistas e gerações mais jovens trazem a discussão sobre a musealização de artesãos enquanto tesouros humanos vivos e a importância do lugar de criação (Lopes, 2016). A criação de laboratórios locais de artesanato e centros de visitantes traz a discussão não apenas sobre as narrativas e visões políticas sobre os artesãos, mas também como estes são retratados numa sociedade de consumo de experiências e como são vistos pelos turistas que participam de atividades eles.Universidade do Minho. Laboratório de Paisagens, Património e Território - Lab2PT2020-02-18T11:40:04Z2020-02-182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27021http://hdl.handle.net/10174/27021porAlbino, S. e Marujo, N. (2019). O artesão e a comunidade como objecto de exibição. Experiências turísticas de práticas de património imaterial em espaços públicos. In Lopes et al (2019), Livro de Resumos - II Encontro de Jovens investigadores em Estudos do Património & Território, Universidade do Minho. Laboratório de Paisagens, Património e Território - Lab2PT. pp-83-84978-989-8963-13-0ndnoemi@uevora.ptAlbino, SaraMarujo, Noémiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:22:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:06.244847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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