Formação de professores para a inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6818 |
Resumo: | Poder-se-á de facto falar numa educação específica para a inclusão? Será desejável distinguir a formação para a inclusão das abordagens mais gerais nesta área ou, pelo contrário, a inclusão é um princípio básico do sistema educativo e, nesse sentido, toda a formação se orienta nesse sentido? Nesta conferência procuramos debater o assunto, relacionando formação de professores com conhecimento profissional docente e defendendo que a aceitação da diferença pelos professores depende, em grande parte, das conceções que têm sobre o currículo e das estratégias de ensino pelas quais optam. Para serem eficazes, essas estratégias terão que ser pensadas e planeadas no quadro da gestão curricular em turmas inclusivas, deixando para a educação especial os processos e técnicas de cariz especializado. |
id |
RCAP_4ebb0c345b0e4e1f38cbbbe88e11af69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6818 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de professores para a inclusãoFormação de professoresInclusãoConhecimento profissional docentePoder-se-á de facto falar numa educação específica para a inclusão? Será desejável distinguir a formação para a inclusão das abordagens mais gerais nesta área ou, pelo contrário, a inclusão é um princípio básico do sistema educativo e, nesse sentido, toda a formação se orienta nesse sentido? Nesta conferência procuramos debater o assunto, relacionando formação de professores com conhecimento profissional docente e defendendo que a aceitação da diferença pelos professores depende, em grande parte, das conceções que têm sobre o currículo e das estratégias de ensino pelas quais optam. Para serem eficazes, essas estratégias terão que ser pensadas e planeadas no quadro da gestão curricular em turmas inclusivas, deixando para a educação especial os processos e técnicas de cariz especializado.CERCICARCIPLLeite, Teresa2017-02-20T10:21:28Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6818porLeite, T. (2016). Formação de Professores para a Inclusão. Conferência apresentada no Congresso Internacional Escola Inclusiva - Educar e formar para a vida independente, organizado pela CERCICA, Cascais, 3 dezembroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:53.747766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para a inclusão |
title |
Formação de professores para a inclusão |
spellingShingle |
Formação de professores para a inclusão Leite, Teresa Formação de professores Inclusão Conhecimento profissional docente |
title_short |
Formação de professores para a inclusão |
title_full |
Formação de professores para a inclusão |
title_fullStr |
Formação de professores para a inclusão |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para a inclusão |
title_sort |
Formação de professores para a inclusão |
author |
Leite, Teresa |
author_facet |
Leite, Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Inclusão Conhecimento profissional docente |
topic |
Formação de professores Inclusão Conhecimento profissional docente |
description |
Poder-se-á de facto falar numa educação específica para a inclusão? Será desejável distinguir a formação para a inclusão das abordagens mais gerais nesta área ou, pelo contrário, a inclusão é um princípio básico do sistema educativo e, nesse sentido, toda a formação se orienta nesse sentido? Nesta conferência procuramos debater o assunto, relacionando formação de professores com conhecimento profissional docente e defendendo que a aceitação da diferença pelos professores depende, em grande parte, das conceções que têm sobre o currículo e das estratégias de ensino pelas quais optam. Para serem eficazes, essas estratégias terão que ser pensadas e planeadas no quadro da gestão curricular em turmas inclusivas, deixando para a educação especial os processos e técnicas de cariz especializado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2016-12-01T00:00:00Z 2017-02-20T10:21:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6818 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leite, T. (2016). Formação de Professores para a Inclusão. Conferência apresentada no Congresso Internacional Escola Inclusiva - Educar e formar para a vida independente, organizado pela CERCICA, Cascais, 3 dezembro |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CERCICA |
publisher.none.fl_str_mv |
CERCICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133418120806400 |