Formação de professores para a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Teresa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6818
Resumo: Poder-se-á de facto falar numa educação específica para a inclusão? Será desejável distinguir a formação para a inclusão das abordagens mais gerais nesta área ou, pelo contrário, a inclusão é um princípio básico do sistema educativo e, nesse sentido, toda a formação se orienta nesse sentido? Nesta conferência procuramos debater o assunto, relacionando formação de professores com conhecimento profissional docente e defendendo que a aceitação da diferença pelos professores depende, em grande parte, das conceções que têm sobre o currículo e das estratégias de ensino pelas quais optam. Para serem eficazes, essas estratégias terão que ser pensadas e planeadas no quadro da gestão curricular em turmas inclusivas, deixando para a educação especial os processos e técnicas de cariz especializado.
id RCAP_4ebb0c345b0e4e1f38cbbbe88e11af69
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores para a inclusãoFormação de professoresInclusãoConhecimento profissional docentePoder-se-á de facto falar numa educação específica para a inclusão? Será desejável distinguir a formação para a inclusão das abordagens mais gerais nesta área ou, pelo contrário, a inclusão é um princípio básico do sistema educativo e, nesse sentido, toda a formação se orienta nesse sentido? Nesta conferência procuramos debater o assunto, relacionando formação de professores com conhecimento profissional docente e defendendo que a aceitação da diferença pelos professores depende, em grande parte, das conceções que têm sobre o currículo e das estratégias de ensino pelas quais optam. Para serem eficazes, essas estratégias terão que ser pensadas e planeadas no quadro da gestão curricular em turmas inclusivas, deixando para a educação especial os processos e técnicas de cariz especializado.CERCICARCIPLLeite, Teresa2017-02-20T10:21:28Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6818porLeite, T. (2016). Formação de Professores para a Inclusão. Conferência apresentada no Congresso Internacional Escola Inclusiva - Educar e formar para a vida independente, organizado pela CERCICA, Cascais, 3 dezembroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:53.747766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para a inclusão
title Formação de professores para a inclusão
spellingShingle Formação de professores para a inclusão
Leite, Teresa
Formação de professores
Inclusão
Conhecimento profissional docente
title_short Formação de professores para a inclusão
title_full Formação de professores para a inclusão
title_fullStr Formação de professores para a inclusão
title_full_unstemmed Formação de professores para a inclusão
title_sort Formação de professores para a inclusão
author Leite, Teresa
author_facet Leite, Teresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Inclusão
Conhecimento profissional docente
topic Formação de professores
Inclusão
Conhecimento profissional docente
description Poder-se-á de facto falar numa educação específica para a inclusão? Será desejável distinguir a formação para a inclusão das abordagens mais gerais nesta área ou, pelo contrário, a inclusão é um princípio básico do sistema educativo e, nesse sentido, toda a formação se orienta nesse sentido? Nesta conferência procuramos debater o assunto, relacionando formação de professores com conhecimento profissional docente e defendendo que a aceitação da diferença pelos professores depende, em grande parte, das conceções que têm sobre o currículo e das estratégias de ensino pelas quais optam. Para serem eficazes, essas estratégias terão que ser pensadas e planeadas no quadro da gestão curricular em turmas inclusivas, deixando para a educação especial os processos e técnicas de cariz especializado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
2017-02-20T10:21:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6818
url http://hdl.handle.net/10400.21/6818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leite, T. (2016). Formação de Professores para a Inclusão. Conferência apresentada no Congresso Internacional Escola Inclusiva - Educar e formar para a vida independente, organizado pela CERCICA, Cascais, 3 dezembro
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CERCICA
publisher.none.fl_str_mv CERCICA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133418120806400