A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4989 |
Resumo: | Hoje, o acesso à informação é fácil e para todos. O poder da comunicação aumenta à medida que novos meios tecnológicos surgem e permitem difundir informação mais ampla e rapidamente. Assim ocorre uma mudança radical do paradigma comunicacional com a ascensão dos self-media, sujeito-objecto ou sujeito-medium e a supressão do receptor. O objectivo deste trabalho é apresentar uma análise do campo actual dos meios de comunicação e as relações entre agentes (emissor e receptor); bem como compreender essa mudança e identificar as características da sociedade da informação e suas implicações para a inevitável e necessária mediação. |
id |
RCAP_4ebf70cdcaf91eb3fc3897b1f392a3f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4989 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionaiscomunicaçãojornalistaredeself-mediacommunicationjournalistnetHoje, o acesso à informação é fácil e para todos. O poder da comunicação aumenta à medida que novos meios tecnológicos surgem e permitem difundir informação mais ampla e rapidamente. Assim ocorre uma mudança radical do paradigma comunicacional com a ascensão dos self-media, sujeito-objecto ou sujeito-medium e a supressão do receptor. O objectivo deste trabalho é apresentar uma análise do campo actual dos meios de comunicação e as relações entre agentes (emissor e receptor); bem como compreender essa mudança e identificar as características da sociedade da informação e suas implicações para a inevitável e necessária mediação.Today, the information access is easier for everyone. The power of information increases as new technological media emerge and disseminate information more quickly and more widely. Accordingly, there has been a radical change of communication model with the rise of the self-media, the subject-object or subject-medium, on the one hand, and the reconfiguration of the receiver, on the other hand, which revolutionize the communication processes. For example, the journalist and the public swapped positions. Such revolution and the primacy of the citizen-journalist (or “the medium-man”) are comparable to a Copernican revolution. The aim of this paper is a) to present a critical analysis of the current media field and understand the new relations between communication agents (the emitter and the receiver); b) to understand the changing process in the media field as a way c) to identify the information society features and its ions for mediation.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBarroso, Paulo M.2018-06-21T14:25:57Z20162018-06-20T22:53:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4989porBarroso, Paulo M.A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais, Artciencia - Revista de Arte, Ciência e Comunicação, 20/21, 1-16, 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:49Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:29.510876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais |
title |
A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais |
spellingShingle |
A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais Barroso, Paulo M. comunicação jornalista rede self-media communication journalist net |
title_short |
A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais |
title_full |
A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais |
title_fullStr |
A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais |
title_full_unstemmed |
A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais |
title_sort |
A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais |
author |
Barroso, Paulo M. |
author_facet |
Barroso, Paulo M. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso, Paulo M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação jornalista rede self-media communication journalist net |
topic |
comunicação jornalista rede self-media communication journalist net |
description |
Hoje, o acesso à informação é fácil e para todos. O poder da comunicação aumenta à medida que novos meios tecnológicos surgem e permitem difundir informação mais ampla e rapidamente. Assim ocorre uma mudança radical do paradigma comunicacional com a ascensão dos self-media, sujeito-objecto ou sujeito-medium e a supressão do receptor. O objectivo deste trabalho é apresentar uma análise do campo actual dos meios de comunicação e as relações entre agentes (emissor e receptor); bem como compreender essa mudança e identificar as características da sociedade da informação e suas implicações para a inevitável e necessária mediação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2018-06-21T14:25:57Z 2018-06-20T22:53:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/4989 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/4989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barroso, Paulo M.A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais, Artciencia - Revista de Arte, Ciência e Comunicação, 20/21, 1-16, 2016. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130904273092608 |