A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Paulo M.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4989
Resumo: Hoje, o acesso à informação é fácil e para todos. O poder da comunicação aumenta à medida que novos meios tecnológicos surgem e permitem difundir informação mais ampla e rapidamente. Assim ocorre uma mudança radical do paradigma comunicacional com a ascensão dos self-media, sujeito-objecto ou sujeito-medium e a supressão do receptor. O objectivo deste trabalho é apresentar uma análise do campo actual dos meios de comunicação e as relações entre agentes (emissor e receptor); bem como compreender essa mudança e identificar as características da sociedade da informação e suas implicações para a inevitável e necessária mediação.
id RCAP_4ebf70cdcaf91eb3fc3897b1f392a3f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionaiscomunicaçãojornalistaredeself-mediacommunicationjournalistnetHoje, o acesso à informação é fácil e para todos. O poder da comunicação aumenta à medida que novos meios tecnológicos surgem e permitem difundir informação mais ampla e rapidamente. Assim ocorre uma mudança radical do paradigma comunicacional com a ascensão dos self-media, sujeito-objecto ou sujeito-medium e a supressão do receptor. O objectivo deste trabalho é apresentar uma análise do campo actual dos meios de comunicação e as relações entre agentes (emissor e receptor); bem como compreender essa mudança e identificar as características da sociedade da informação e suas implicações para a inevitável e necessária mediação.Today, the information access is easier for everyone. The power of information increases as new technological media emerge and disseminate information more quickly and more widely. Accordingly, there has been a radical change of communication model with the rise of the self-media, the subject-object or subject-medium, on the one hand, and the reconfiguration of the receiver, on the other hand, which revolutionize the communication processes. For example, the journalist and the public swapped positions. Such revolution and the primacy of the citizen-journalist (or “the medium-man”) are comparable to a Copernican revolution. The aim of this paper is a) to present a critical analysis of the current media field and understand the new relations between communication agents (the emitter and the receiver); b) to understand the changing process in the media field as a way c) to identify the information society features and its ions for mediation.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBarroso, Paulo M.2018-06-21T14:25:57Z20162018-06-20T22:53:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4989porBarroso, Paulo M.A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais, Artciencia - Revista de Arte, Ciência e Comunicação, 20/21, 1-16, 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:49Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:29.510876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais
title A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais
spellingShingle A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais
Barroso, Paulo M.
comunicação
jornalista
rede
self-media
communication
journalist
net
title_short A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais
title_full A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais
title_fullStr A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais
title_full_unstemmed A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais
title_sort A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais
author Barroso, Paulo M.
author_facet Barroso, Paulo M.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Paulo M.
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
jornalista
rede
self-media
communication
journalist
net
topic comunicação
jornalista
rede
self-media
communication
journalist
net
description Hoje, o acesso à informação é fácil e para todos. O poder da comunicação aumenta à medida que novos meios tecnológicos surgem e permitem difundir informação mais ampla e rapidamente. Assim ocorre uma mudança radical do paradigma comunicacional com a ascensão dos self-media, sujeito-objecto ou sujeito-medium e a supressão do receptor. O objectivo deste trabalho é apresentar uma análise do campo actual dos meios de comunicação e as relações entre agentes (emissor e receptor); bem como compreender essa mudança e identificar as características da sociedade da informação e suas implicações para a inevitável e necessária mediação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-06-21T14:25:57Z
2018-06-20T22:53:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4989
url http://hdl.handle.net/10400.19/4989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barroso, Paulo M.A transformação do humano / medium na emergência de paradigmas comunicacionais, Artciencia - Revista de Arte, Ciência e Comunicação, 20/21, 1-16, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130904273092608