A fiscalidade na promoção de um turismo sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9980
Resumo: Atualmente verifica-se um incremento da pertinência das investigações sobre os impactos da fiscalidade no turismo sustentável, designadamente, na identificação e caracterização dos turistas que estão dispostos a pagar mais por destinos sustentáveis. Com este propósito desenvolvemos um estudo empírico no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), atendendo à sua relevância turística e contributo para o desenvolvimento regional do interior. Neste âmbito, averiguámos qual o perfil do turista do PNSE e se os turistas não residentes estão predispostos para pagar uma taxa de imposto adicional (PPIA) para a sustentabilidade do PNSE. Para o cumprimento deste objetivo elaborámos um inquérito por questionário, tendo obtido 193 respostas válidas. Os resultados obtidos permitem apurar as implicações da PPIA na definição da política fiscal do setor turístico, assim como interferem na tomada de decisão da dinâmica económica e política. As evidências dos resultados contribuem para a escassa literatura existente sobre a análise do comportamento dos turistas e as suas preocupações com questões de sustentabilidade.
id RCAP_4ed305ee4135c9eed8e73ed940a85cd8
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A fiscalidade na promoção de um turismo sustentávelO caso do Parque Natural da Serra da EstrelaSerra da Estrela Natural Park.SustainabilitySustainable TourismTaxationWilling To PayDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente verifica-se um incremento da pertinência das investigações sobre os impactos da fiscalidade no turismo sustentável, designadamente, na identificação e caracterização dos turistas que estão dispostos a pagar mais por destinos sustentáveis. Com este propósito desenvolvemos um estudo empírico no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), atendendo à sua relevância turística e contributo para o desenvolvimento regional do interior. Neste âmbito, averiguámos qual o perfil do turista do PNSE e se os turistas não residentes estão predispostos para pagar uma taxa de imposto adicional (PPIA) para a sustentabilidade do PNSE. Para o cumprimento deste objetivo elaborámos um inquérito por questionário, tendo obtido 193 respostas válidas. Os resultados obtidos permitem apurar as implicações da PPIA na definição da política fiscal do setor turístico, assim como interferem na tomada de decisão da dinâmica económica e política. As evidências dos resultados contribuem para a escassa literatura existente sobre a análise do comportamento dos turistas e as suas preocupações com questões de sustentabilidade.Nowadays there is an increase in research on the impacts of taxation on sustainable tourism, namely, in the identification and characterization of tourists who are willing to pay (WP) for sustainable destinations. With this purpose we developed an empirical study in Serra da Estrela Natural Park (PNSE), given its tourist relevance and contribution to the regional development. In this context, this study aimed to find the profile of the tourist of the PNSE and if the non-resident tourists are predisposed to pay an additional tax (PPIA) for the sustainability of the PNSE. In order to achieve this goal, we developed a questionnaire, with 193 valid answers. The results obtained allow us to determine the implications of the PPIA in the definition of the fiscal policy of the tourism sector, as well as interfere in the decision making of the economic and political dynamics. Evidence of the results contribute to the scarce existing literature on the analysis of tourists' behavior and their concerns about sustainability issues.Alves, Maria do Céu Ferreira GasparuBibliorumSilva, Ana Isabel Santos2020-03-11T17:18:53Z2018-11-062018-10-082018-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9980TID:202356531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:57:08ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A fiscalidade na promoção de um turismo sustentável
O caso do Parque Natural da Serra da Estrela
title A fiscalidade na promoção de um turismo sustentável
spellingShingle A fiscalidade na promoção de um turismo sustentável
Silva, Ana Isabel Santos
Serra da Estrela Natural Park.
Sustainability
Sustainable Tourism
Taxation
Willing To Pay
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A fiscalidade na promoção de um turismo sustentável
title_full A fiscalidade na promoção de um turismo sustentável
title_fullStr A fiscalidade na promoção de um turismo sustentável
title_full_unstemmed A fiscalidade na promoção de um turismo sustentável
title_sort A fiscalidade na promoção de um turismo sustentável
author Silva, Ana Isabel Santos
author_facet Silva, Ana Isabel Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Maria do Céu Ferreira Gaspar
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Isabel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Serra da Estrela Natural Park.
Sustainability
Sustainable Tourism
Taxation
Willing To Pay
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Serra da Estrela Natural Park.
Sustainability
Sustainable Tourism
Taxation
Willing To Pay
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Atualmente verifica-se um incremento da pertinência das investigações sobre os impactos da fiscalidade no turismo sustentável, designadamente, na identificação e caracterização dos turistas que estão dispostos a pagar mais por destinos sustentáveis. Com este propósito desenvolvemos um estudo empírico no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), atendendo à sua relevância turística e contributo para o desenvolvimento regional do interior. Neste âmbito, averiguámos qual o perfil do turista do PNSE e se os turistas não residentes estão predispostos para pagar uma taxa de imposto adicional (PPIA) para a sustentabilidade do PNSE. Para o cumprimento deste objetivo elaborámos um inquérito por questionário, tendo obtido 193 respostas válidas. Os resultados obtidos permitem apurar as implicações da PPIA na definição da política fiscal do setor turístico, assim como interferem na tomada de decisão da dinâmica económica e política. As evidências dos resultados contribuem para a escassa literatura existente sobre a análise do comportamento dos turistas e as suas preocupações com questões de sustentabilidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-06
2018-10-08
2018-11-06T00:00:00Z
2020-03-11T17:18:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9980
TID:202356531
url http://hdl.handle.net/10400.6/9980
identifier_str_mv TID:202356531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301852390424576