Gestão educacional participativa: Avaliação dos impactos provenientes da parceria escola/empresa - estudo de caso na escola de educação básica de Tucurui-pa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edilene de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9889
Resumo: Este estudo investigou a importância da parceria da escola-empresa, como contribuição para a qualidade da educação básica, numa perspectiva de gestão educacional. Foi utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa, com a participação de gestores e corpo docente, sendo eles, do sistema educacional do município, da escola de educação básica da rede pública e empresa parceira. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e aplicação de questionário. Os resultados apontam que, tanto a gestão educacional, quanto a gestão da empresa, valorizam e consideram importante o processo de parceria para a melhoria da qualidade da educação, considerando que a escola por si só, não dá conta do processo educacional, principalmente, nesse mundo tão complexo. Portanto, faz-se necessário, a participação dos diversos segmentos da sociedade, tanto do setor público, quanto do setor privado. O estudo mostra também, que são muitas as dificuldade que gestão educacional enfrenta para dar continuidade nos projetos que foram implantado em parceria com a empresa, pois, faltam recursos materiais, profissionais qualificados e carga horária específica, no caso do estudo, em educação ambiental. Assim, este trabalho pretendeu colaborar com as discussões sobre a importância do processo de parceria na área educacional, considerando sua importância e relevância. Portanto, entendemos que o assunto deve ser tratado a nível de alta gestão, pois, essa processo de parceria precisa fazer parte do currículo educacional e formalizado um termo de cooperação, com objetivos, metas e prazos definidos.
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spelling Gestão educacional participativa: Avaliação dos impactos provenientes da parceria escola/empresa - estudo de caso na escola de educação básica de Tucurui-paGestão educacionalParceria escola-empresaEducação básicaEducação ambientalEducation managementPartnership school-businessBasic educationEnvironmental educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo investigou a importância da parceria da escola-empresa, como contribuição para a qualidade da educação básica, numa perspectiva de gestão educacional. Foi utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa, com a participação de gestores e corpo docente, sendo eles, do sistema educacional do município, da escola de educação básica da rede pública e empresa parceira. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e aplicação de questionário. Os resultados apontam que, tanto a gestão educacional, quanto a gestão da empresa, valorizam e consideram importante o processo de parceria para a melhoria da qualidade da educação, considerando que a escola por si só, não dá conta do processo educacional, principalmente, nesse mundo tão complexo. Portanto, faz-se necessário, a participação dos diversos segmentos da sociedade, tanto do setor público, quanto do setor privado. O estudo mostra também, que são muitas as dificuldade que gestão educacional enfrenta para dar continuidade nos projetos que foram implantado em parceria com a empresa, pois, faltam recursos materiais, profissionais qualificados e carga horária específica, no caso do estudo, em educação ambiental. Assim, este trabalho pretendeu colaborar com as discussões sobre a importância do processo de parceria na área educacional, considerando sua importância e relevância. Portanto, entendemos que o assunto deve ser tratado a nível de alta gestão, pois, essa processo de parceria precisa fazer parte do currículo educacional e formalizado um termo de cooperação, com objetivos, metas e prazos definidos.This study investigated the importance of partnership-school company, as a contribution to the quality of basic education, an educational management perspective. the qualitative and quantitative approach was used, with the participation of managers and faculty, namely, the education of the county system, the basic education of public school and business partner. Data were collected through interviews and questionnaire. The results show that both the educational management, as the company's management, value and consider important the partnership process to improve the quality of education, considering that the school alone does not account for the educational process, especially in this very complex world. Therefore, it is necessary, the participation of different segments of society, both the public sector and the private sector. The study also shows that there are many difficulties that educational administration faces to continue the projects that were implemented in partnership with the company because, lacking material resources, qualified and specific hours in the case of study in environmental education. This work intended to contribute to discussions on the importance of the partnership in education, considering its importance and relevance. Therefore, we believe that the matter should be dealt with at the level of top management, therefore this process need partnership part of the educational curriculum and formalized a cooperation agreement with objectives, targets and timelines.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCastro, Dora Maria Ramos Fonseca deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Edilene de Sousa2017-06-07T13:17:13Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9889TID:201704366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:22.546192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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