Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares (séculos XVI-XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: López-Salazar, Ana Isabel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Olival, Fernanda, Figueirôa-Rêgo, João
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9569
Resumo: A obsessão pela limpeza de sangue e pela honra que caracterizou as sociedades ibéricas do Antigo Regime provocou o desenvolvimento de uma cultura da habilitação. Não bastava ter honra e nobreza. Era fundamental provar que se possuíam tais atributos, mesmo para quem se habitava no espaço extra-Europeu. As Ordens Militares e as Inquisições foram duas das entidades que mais se especializaram na tarefa de apurar a honra. As suas práticas foram por vezes copiadas e imitadas por outras instituições, tanto eclesiásticas como seculares. O presente livro centra-se no estudo dos membros do Santo Ofício e das Ordens Militares, como agentes incumbidos de averiguar a honra dos outros, mas, ao mesmo tempo, como indivíduos que, também eles, tinham de provar a sua própria honra. Estudam-se, igualmente, as práticas quotidianas do apuramento da limpeza de sangue / ofícios e os vários entendimentos e até transgressões das normas estabelecidas. Tudo isto é antecedido por um revisitar das questões historiográficas e metodológicas que têm pautado as pesquisas sobre as temáticas propostas.
id RCAP_4ef05d472a7f1a09c4373af71a71101b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9569
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares (séculos XVI-XIX)Limpeza de sangueSociedades ibéricasInquisições IbéricasSociedades IbéricasOrdens MilitaresDistinções sociaisA obsessão pela limpeza de sangue e pela honra que caracterizou as sociedades ibéricas do Antigo Regime provocou o desenvolvimento de uma cultura da habilitação. Não bastava ter honra e nobreza. Era fundamental provar que se possuíam tais atributos, mesmo para quem se habitava no espaço extra-Europeu. As Ordens Militares e as Inquisições foram duas das entidades que mais se especializaram na tarefa de apurar a honra. As suas práticas foram por vezes copiadas e imitadas por outras instituições, tanto eclesiásticas como seculares. O presente livro centra-se no estudo dos membros do Santo Ofício e das Ordens Militares, como agentes incumbidos de averiguar a honra dos outros, mas, ao mesmo tempo, como indivíduos que, também eles, tinham de provar a sua própria honra. Estudam-se, igualmente, as práticas quotidianas do apuramento da limpeza de sangue / ofícios e os vários entendimentos e até transgressões das normas estabelecidas. Tudo isto é antecedido por um revisitar das questões historiográficas e metodológicas que têm pautado as pesquisas sobre as temáticas propostas.Caleidoscópio2014-01-13T18:27:19Z2014-01-132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/9569http://hdl.handle.net/10174/9569porLÓPEZ-SALAZAR, Ana Isabel; OLIVAL, Fernanda; FIGUEIRÔA-RÊGO, João (ed.s), Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares (séculos XVI-XIX), Casal de Cambra, Caleidoscópio, 2013, 388 pp. (ISBN: 978-989-658-197-8)978-989-658-197-8naosimDepartamento de Históriaailopezsalazar@hotmail.commfo@uevora.ptjfrego@uevora.pt704López-Salazar, Ana IsabelOlival, FernandaFigueirôa-Rêgo, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:36.545609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares (séculos XVI-XIX)
title Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares (séculos XVI-XIX)
spellingShingle Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares (séculos XVI-XIX)
López-Salazar, Ana Isabel
Limpeza de sangue
Sociedades ibéricas
Inquisições Ibéricas
Sociedades Ibéricas
Ordens Militares
Distinções sociais
title_short Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares (séculos XVI-XIX)
title_full Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares (séculos XVI-XIX)
title_fullStr Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares (séculos XVI-XIX)
title_full_unstemmed Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares (séculos XVI-XIX)
title_sort Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares (séculos XVI-XIX)
author López-Salazar, Ana Isabel
author_facet López-Salazar, Ana Isabel
Olival, Fernanda
Figueirôa-Rêgo, João
author_role author
author2 Olival, Fernanda
Figueirôa-Rêgo, João
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv López-Salazar, Ana Isabel
Olival, Fernanda
Figueirôa-Rêgo, João
dc.subject.por.fl_str_mv Limpeza de sangue
Sociedades ibéricas
Inquisições Ibéricas
Sociedades Ibéricas
Ordens Militares
Distinções sociais
topic Limpeza de sangue
Sociedades ibéricas
Inquisições Ibéricas
Sociedades Ibéricas
Ordens Militares
Distinções sociais
description A obsessão pela limpeza de sangue e pela honra que caracterizou as sociedades ibéricas do Antigo Regime provocou o desenvolvimento de uma cultura da habilitação. Não bastava ter honra e nobreza. Era fundamental provar que se possuíam tais atributos, mesmo para quem se habitava no espaço extra-Europeu. As Ordens Militares e as Inquisições foram duas das entidades que mais se especializaram na tarefa de apurar a honra. As suas práticas foram por vezes copiadas e imitadas por outras instituições, tanto eclesiásticas como seculares. O presente livro centra-se no estudo dos membros do Santo Ofício e das Ordens Militares, como agentes incumbidos de averiguar a honra dos outros, mas, ao mesmo tempo, como indivíduos que, também eles, tinham de provar a sua própria honra. Estudam-se, igualmente, as práticas quotidianas do apuramento da limpeza de sangue / ofícios e os vários entendimentos e até transgressões das normas estabelecidas. Tudo isto é antecedido por um revisitar das questões historiográficas e metodológicas que têm pautado as pesquisas sobre as temáticas propostas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-13T18:27:19Z
2014-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9569
http://hdl.handle.net/10174/9569
url http://hdl.handle.net/10174/9569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv LÓPEZ-SALAZAR, Ana Isabel; OLIVAL, Fernanda; FIGUEIRÔA-RÊGO, João (ed.s), Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: Inquisição e Ordens Militares (séculos XVI-XIX), Casal de Cambra, Caleidoscópio, 2013, 388 pp. (ISBN: 978-989-658-197-8)
978-989-658-197-8
nao
sim
Departamento de História
ailopezsalazar@hotmail.com
mfo@uevora.pt
jfrego@uevora.pt
704
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Caleidoscópio
publisher.none.fl_str_mv Caleidoscópio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136519939686400