Maria Antonieta e o cinema - uma abordagem feminista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/30051 |
Resumo: | Esta dissertação propõe-se a analisar a imagem de Maria Antonieta em alguns de seus filmes biográficos através da teoria feminista do cinema. A partir desses estudos, poderemos perceber como o olhar sobre a rainha perpetua uma imagem frívola, consumista e sexualizada desta que vem desde a época dos panfletos satíricos distribuídos ao povo francês durante a Revolução. Com base em dados bibliográficos de alguns autores como Antonia Fraser e Stefan Zweig, procuramos compreender a sua complexidade, derivada de aspectos biográficos como o casamento não consumado, e portanto, a incapacidade em gerar herdeiros, a utilização da moda como um meio de obter poder e o cultivo da diversão. O mito da futilidade é reforçado na cultura popular que olha a rainha a partir desta característica. No cinema, a personagem de Maria Antonieta é construída a partir do olhar masculino que objetifica e sexualiza a mulher como nos diz Laura Mulvey. Percebe-se também que a imagem desta rainha/ mulher se mantém em função desta valorização do supérfluo, que condiz em grande parte com o estilo pós-feminista da cultura contemporânea, criando modelos consumistas a partir de conceitos deturpados de feminilidade. |
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