As indústrias culturais e criativas como plataforma de inovação social : criação de uma marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moutinho, Sandra Nogueira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3271
Resumo: Este projecto desenvolve uma marca para uma iniciativa nova que actuará como facilitadora na zona de interface entre jovens criativos e indústrias culturais e criativas. São definidos os fundamentos estratégicos da marca, assim como elementos da expressão e aplicações da marca. Pretende-se construir uma marca capaz de orientar a estratégia da organização. É discutido o valor e a relevância das indústrias culturais e criativas para a economia do conhecimento, salientando as implicações para a definição do papel dos jovens criativos na sociedade actual, questão que se estrutura em três eixos: as expectativas do sector, e do mercado em geral, em relação ao desempenho dos novos criativos, designadamente no que respeita à sua capacidade para articular diferentes competências e aportar inovação ao sector; em segundo lugar, a gestão da criatividade, ou seja, articular imaginação e processo criativo para a aplicabilidade dos produtos e, também, a, cada vez mais actual, questão dos graus de liberdade aceites para a criatividade e importância de condições favoráveis à produção criativa; finalmente, a relação dos jovens criativos com a indústria é, ainda, influenciada pelas suas percepções e atitudes sobre o sector, que condicionam os seus percursos de aprendizagem, especialização e opções profissionais. A marca desenvolvida tem três âncoras estratégicas: (1) a metodologia utilizada pelos designers para resolver situações complexas, “design thinking”, (2) foco sobre a inovação social; (3) participação colaborativa, co-geração de produtos e redes sociais. Traduz-se numa plataforma colaborativa onde a inovação social é instrumento para desenvolver capacidades e aplicar o talento em situações reais.
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