Uma escola Paulo Freire para Escamarão: alfabetizar, conscientizar e cuidar dos idosos de uma aldeia de Cinfães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Joelma Oliveira do Bomfim de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18345
Resumo: O envelhecimento da população é um fenómeno global, com especial incidência nos países desenvolvidos. Esse fenómeno suscita dúvidas e problemas morais, religiosos, políticos, económicos e culturais sem respostas ou soluções únicas ou consensuais no mundo multipolar e multicultural em que vivemos. O envelhecimento da população constitui um desafio para as ciências políticas, sociais e humanas, em especial para as ciências da educação, nomeadamente para a educação e intervenção social. O elevado número de estudos académicos mostra bem como o envelhecimento se tornou um tema central nas nossas sociedades. Nenhum dos saberes multidisciplinares dedicados aos diversos cuidados dos idosos fica imune a este fenómeno. Nos últimos anos, na sequência dos estudos realizados desde meados do séc. XX, os conceitos de envelhecimento ativo e envelhecimento bemsucedido têm permitido pensar o envelhecimento em situações concretas, com grupos com necessidades específicas. É neste contexto que nasce o projeto de criação de uma Escola Paulo Freire para Escamarão, no concelho de Cinfães construído sobre três pilares: alfabetizar, cuidar e conscientizar. Este projeto de intervenção social e cultural foi dirigido as senhoras idosas de Escamarão, procurando despertar nelas a importância de adotarem atitudes e comportamentos para uma melhor qualidade de vida. Diante dessa premissa, idealizou-se a construção de uma intervenção comunitária voltada para a escolarização da pessoa idosa, como forma de alfabetização, de socialização e inclusão social, seguindo, no essencial, a metodologia de Paulo Freire, uma pedagogia construída com e para o sujeito numa perspectiva de educação popular, onde são apresentadas atividades de alfabetização, atividades física, artesanato e informática, além de atividades religiosas na paróquia de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão e fora dela, fazendo com que o idoso se sinta coparticipante na construção do projeto.
id RCAP_4f13f1f886de96f0c6ceb1c6125f51ea
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18345
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma escola Paulo Freire para Escamarão: alfabetizar, conscientizar e cuidar dos idosos de uma aldeia de CinfãesPessoas idosasEstratégias de adaptação emocionalEducação permanenteQualidade de vidaCiências da educaçãoEnvelhecimentoO envelhecimento da população é um fenómeno global, com especial incidência nos países desenvolvidos. Esse fenómeno suscita dúvidas e problemas morais, religiosos, políticos, económicos e culturais sem respostas ou soluções únicas ou consensuais no mundo multipolar e multicultural em que vivemos. O envelhecimento da população constitui um desafio para as ciências políticas, sociais e humanas, em especial para as ciências da educação, nomeadamente para a educação e intervenção social. O elevado número de estudos académicos mostra bem como o envelhecimento se tornou um tema central nas nossas sociedades. Nenhum dos saberes multidisciplinares dedicados aos diversos cuidados dos idosos fica imune a este fenómeno. Nos últimos anos, na sequência dos estudos realizados desde meados do séc. XX, os conceitos de envelhecimento ativo e envelhecimento bemsucedido têm permitido pensar o envelhecimento em situações concretas, com grupos com necessidades específicas. É neste contexto que nasce o projeto de criação de uma Escola Paulo Freire para Escamarão, no concelho de Cinfães construído sobre três pilares: alfabetizar, cuidar e conscientizar. Este projeto de intervenção social e cultural foi dirigido as senhoras idosas de Escamarão, procurando despertar nelas a importância de adotarem atitudes e comportamentos para uma melhor qualidade de vida. Diante dessa premissa, idealizou-se a construção de uma intervenção comunitária voltada para a escolarização da pessoa idosa, como forma de alfabetização, de socialização e inclusão social, seguindo, no essencial, a metodologia de Paulo Freire, uma pedagogia construída com e para o sujeito numa perspectiva de educação popular, onde são apresentadas atividades de alfabetização, atividades física, artesanato e informática, além de atividades religiosas na paróquia de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão e fora dela, fazendo com que o idoso se sinta coparticipante na construção do projeto.Population aging is a global phenomenon, with a particular focus on developed countries. This phenomenon raises doubts and moral, religious, political, economic and cultural problems without answers or unique or consensual solutions in the multipolar and multicultural world in which we live. The aging of the population is a challenge for the political, social and human sciences, in particular for the education sciences, in particular for social intervention. The high number of academic studies shows how aging has become a central theme in our societies. None of the multidisciplinary knowledge dedicated to the care of the elderly is immune to this phenomenon. In recent years, following the studies carried out since the mid- XX, the concepts of active aging and successful aging have allowed us to think about aging in concrete situations with groups with specific needs. It is in this context that the project to create a Paulo Freire School for Escamarão was born, in the county of Cinfães built on three pillars: literacy, caring and awareness. This project of social and cultural intervention was directed to the elderly ladies of Escamarão, seeking to awaken in them the importance of adopting attitudes and behaviors for a better quality of life. In view of this premise, the idea was to construct a community intervention aimed at the schooling of the elderly, as a form of literacy, socialization and social inclusion, following essentially the methodology of Paulo Freire, a pedagogy built with and for the Subject in a perspective of popular education, where activities of literacy, physical activities, crafts and computer science are presented, as well as religious activities in the parish of Our Lady of the Nativity of Escamarão and beyond, making the elderly feel part of the construction of the project.Universidade de Aveiro2017-09-15T10:44:11Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18345TID:201935147porGomes, Joelma Oliveira do Bomfim de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:46Zoai:ria.ua.pt:10773/18345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:04.452076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma escola Paulo Freire para Escamarão: alfabetizar, conscientizar e cuidar dos idosos de uma aldeia de Cinfães
title Uma escola Paulo Freire para Escamarão: alfabetizar, conscientizar e cuidar dos idosos de uma aldeia de Cinfães
spellingShingle Uma escola Paulo Freire para Escamarão: alfabetizar, conscientizar e cuidar dos idosos de uma aldeia de Cinfães
Gomes, Joelma Oliveira do Bomfim de Almeida
Pessoas idosas
Estratégias de adaptação emocional
Educação permanente
Qualidade de vida
Ciências da educação
Envelhecimento
title_short Uma escola Paulo Freire para Escamarão: alfabetizar, conscientizar e cuidar dos idosos de uma aldeia de Cinfães
title_full Uma escola Paulo Freire para Escamarão: alfabetizar, conscientizar e cuidar dos idosos de uma aldeia de Cinfães
title_fullStr Uma escola Paulo Freire para Escamarão: alfabetizar, conscientizar e cuidar dos idosos de uma aldeia de Cinfães
title_full_unstemmed Uma escola Paulo Freire para Escamarão: alfabetizar, conscientizar e cuidar dos idosos de uma aldeia de Cinfães
title_sort Uma escola Paulo Freire para Escamarão: alfabetizar, conscientizar e cuidar dos idosos de uma aldeia de Cinfães
author Gomes, Joelma Oliveira do Bomfim de Almeida
author_facet Gomes, Joelma Oliveira do Bomfim de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Joelma Oliveira do Bomfim de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas idosas
Estratégias de adaptação emocional
Educação permanente
Qualidade de vida
Ciências da educação
Envelhecimento
topic Pessoas idosas
Estratégias de adaptação emocional
Educação permanente
Qualidade de vida
Ciências da educação
Envelhecimento
description O envelhecimento da população é um fenómeno global, com especial incidência nos países desenvolvidos. Esse fenómeno suscita dúvidas e problemas morais, religiosos, políticos, económicos e culturais sem respostas ou soluções únicas ou consensuais no mundo multipolar e multicultural em que vivemos. O envelhecimento da população constitui um desafio para as ciências políticas, sociais e humanas, em especial para as ciências da educação, nomeadamente para a educação e intervenção social. O elevado número de estudos académicos mostra bem como o envelhecimento se tornou um tema central nas nossas sociedades. Nenhum dos saberes multidisciplinares dedicados aos diversos cuidados dos idosos fica imune a este fenómeno. Nos últimos anos, na sequência dos estudos realizados desde meados do séc. XX, os conceitos de envelhecimento ativo e envelhecimento bemsucedido têm permitido pensar o envelhecimento em situações concretas, com grupos com necessidades específicas. É neste contexto que nasce o projeto de criação de uma Escola Paulo Freire para Escamarão, no concelho de Cinfães construído sobre três pilares: alfabetizar, cuidar e conscientizar. Este projeto de intervenção social e cultural foi dirigido as senhoras idosas de Escamarão, procurando despertar nelas a importância de adotarem atitudes e comportamentos para uma melhor qualidade de vida. Diante dessa premissa, idealizou-se a construção de uma intervenção comunitária voltada para a escolarização da pessoa idosa, como forma de alfabetização, de socialização e inclusão social, seguindo, no essencial, a metodologia de Paulo Freire, uma pedagogia construída com e para o sujeito numa perspectiva de educação popular, onde são apresentadas atividades de alfabetização, atividades física, artesanato e informática, além de atividades religiosas na paróquia de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão e fora dela, fazendo com que o idoso se sinta coparticipante na construção do projeto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-09-15T10:44:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18345
TID:201935147
url http://hdl.handle.net/10773/18345
identifier_str_mv TID:201935147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137581678460928