Uma escola Paulo Freire para Escamarão: alfabetizar, conscientizar e cuidar dos idosos de uma aldeia de Cinfães
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18345 |
Resumo: | O envelhecimento da população é um fenómeno global, com especial incidência nos países desenvolvidos. Esse fenómeno suscita dúvidas e problemas morais, religiosos, políticos, económicos e culturais sem respostas ou soluções únicas ou consensuais no mundo multipolar e multicultural em que vivemos. O envelhecimento da população constitui um desafio para as ciências políticas, sociais e humanas, em especial para as ciências da educação, nomeadamente para a educação e intervenção social. O elevado número de estudos académicos mostra bem como o envelhecimento se tornou um tema central nas nossas sociedades. Nenhum dos saberes multidisciplinares dedicados aos diversos cuidados dos idosos fica imune a este fenómeno. Nos últimos anos, na sequência dos estudos realizados desde meados do séc. XX, os conceitos de envelhecimento ativo e envelhecimento bemsucedido têm permitido pensar o envelhecimento em situações concretas, com grupos com necessidades específicas. É neste contexto que nasce o projeto de criação de uma Escola Paulo Freire para Escamarão, no concelho de Cinfães construído sobre três pilares: alfabetizar, cuidar e conscientizar. Este projeto de intervenção social e cultural foi dirigido as senhoras idosas de Escamarão, procurando despertar nelas a importância de adotarem atitudes e comportamentos para uma melhor qualidade de vida. Diante dessa premissa, idealizou-se a construção de uma intervenção comunitária voltada para a escolarização da pessoa idosa, como forma de alfabetização, de socialização e inclusão social, seguindo, no essencial, a metodologia de Paulo Freire, uma pedagogia construída com e para o sujeito numa perspectiva de educação popular, onde são apresentadas atividades de alfabetização, atividades física, artesanato e informática, além de atividades religiosas na paróquia de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão e fora dela, fazendo com que o idoso se sinta coparticipante na construção do projeto. |
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