Adequação dos conteúdos da linguagem plástica da arte paleolítica ao programa de educação visual e tecnológica do 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Paulo Alexandre Chaves Teles
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/14740
Resumo: Esta dissertação académica é uma investigação-acção em campo educativo real que pretende apresentar-se como um veículo de comunicação/divulgação de conhecimentos eruditos e pouco acessíveis da área da Arqueologia Pré-histórica, a crianças do 2º ciclo do ensino básico. Esta divulgação é feita através da de uma adequação dos conteúdos da linguagem plástica da arte paleolítica, ao programa de Educação Visual e Tecnológica do 2º ciclo do ensino básico. São apresentadas as opções curriculares e metodológicas da referida adequação. Na implementação prática desta adequação, recorre-se a um discurso simplificado, adequado ao nível etário e de ensino em questão, onde o recurso a tecnologia educativa diversificada privilegia a imagem como forma de divulgação dos conhecimentos da área deste Mestrado. Esta dissertação de Mestrado pretende confirmar a hipótese de que a adequação da leccionação dos conteúdos da linguagem plástica da arte paleolítica, no contexto curricular do processo de ensino-aprendizagem em educação visual e tecnológica do 2º ciclo do ensino básico, é execuível e pertinente, favorecendo a desejada interdisciplinaridade, possibilitando aos alunos um alargamento das suas possibilidades de escolha de assuntos do seu interesse, dentro das áreas curriculares, aumentando assim o campo de conhecimentos na área da educação estética/plástica e tecnológica, numa perspectiva de enquadramento espacio-temporal, no universo da cultura ocidental, contribuindo por essa forma para o desenvolvimento mais harmonioso da personalidade.
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