Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pardal, Luís
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Neto-Mendes, António, Martins, António, Gonçalves, Manuela, Pedro, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/6978
Resumo: A afirmação e a discussão das identidades atravessa hoje todas as culturas e todas as sociedades e, no interior destas, os mais diversos grupos, entre os quais os de natureza profissional, à semelhança dos professores, cada um com a sua especificidade e elementos de ligação, mas todos com alguns pontos em comum. Nesse contexto, apresenta-se um estudo que tem como objetivo central a explicitação e a problematização da identidade docente e do interesse e das condições do seu exercício. Tal estudo é feito, quer num plano teórico, revisitando alguma bibliografia de referência, designadamente a relacionada com a construção e o papel da(s) identidade(s); quer num plano empírico, decorrente da análise de representações sociais de 96 jovens estudantes de licenciaturas em ensino de uma universidade portuguesa. O recurso às representações sociais como instrumento para a compreensão da identidade docente perspectivada por futuros professores afigura- -se pertinente, seja pelo papel daquelas na interpretação da atividade profissional do professor e na configuração do trabalho deste, seja pelo seu papel de orientação da própria ação docente e de justificação dela. Acrescente-se ainda que o quadro teórico que serve de suporte ao estudo permite perceber em que medida as representações sociais dos inquiridos sobre os processos de ensino-aprendizagem em que intervirão, já como professores, incorporam as suas próprias experiências.
id RCAP_4f171405d3fc49ae97e0f4df1b72adc6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/6978
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professoresIdentidadeProfessorRepresentações sociaisA afirmação e a discussão das identidades atravessa hoje todas as culturas e todas as sociedades e, no interior destas, os mais diversos grupos, entre os quais os de natureza profissional, à semelhança dos professores, cada um com a sua especificidade e elementos de ligação, mas todos com alguns pontos em comum. Nesse contexto, apresenta-se um estudo que tem como objetivo central a explicitação e a problematização da identidade docente e do interesse e das condições do seu exercício. Tal estudo é feito, quer num plano teórico, revisitando alguma bibliografia de referência, designadamente a relacionada com a construção e o papel da(s) identidade(s); quer num plano empírico, decorrente da análise de representações sociais de 96 jovens estudantes de licenciaturas em ensino de uma universidade portuguesa. O recurso às representações sociais como instrumento para a compreensão da identidade docente perspectivada por futuros professores afigura- -se pertinente, seja pelo papel daquelas na interpretação da atividade profissional do professor e na configuração do trabalho deste, seja pelo seu papel de orientação da própria ação docente e de justificação dela. Acrescente-se ainda que o quadro teórico que serve de suporte ao estudo permite perceber em que medida as representações sociais dos inquiridos sobre os processos de ensino-aprendizagem em que intervirão, já como professores, incorporam as suas próprias experiências.Curitiba2012-02-28T11:16:31Z2011-05-01T00:00:00Z2011-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/6978por1518-3483Pardal, LuísNeto-Mendes, AntónioMartins, AntónioGonçalves, ManuelaPedro, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:11:20Zoai:ria.ua.pt:10773/6978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:36.625160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores
title Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores
spellingShingle Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores
Pardal, Luís
Identidade
Professor
Representações sociais
title_short Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores
title_full Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores
title_fullStr Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores
title_full_unstemmed Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores
title_sort Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores
author Pardal, Luís
author_facet Pardal, Luís
Neto-Mendes, António
Martins, António
Gonçalves, Manuela
Pedro, Ana
author_role author
author2 Neto-Mendes, António
Martins, António
Gonçalves, Manuela
Pedro, Ana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pardal, Luís
Neto-Mendes, António
Martins, António
Gonçalves, Manuela
Pedro, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Professor
Representações sociais
topic Identidade
Professor
Representações sociais
description A afirmação e a discussão das identidades atravessa hoje todas as culturas e todas as sociedades e, no interior destas, os mais diversos grupos, entre os quais os de natureza profissional, à semelhança dos professores, cada um com a sua especificidade e elementos de ligação, mas todos com alguns pontos em comum. Nesse contexto, apresenta-se um estudo que tem como objetivo central a explicitação e a problematização da identidade docente e do interesse e das condições do seu exercício. Tal estudo é feito, quer num plano teórico, revisitando alguma bibliografia de referência, designadamente a relacionada com a construção e o papel da(s) identidade(s); quer num plano empírico, decorrente da análise de representações sociais de 96 jovens estudantes de licenciaturas em ensino de uma universidade portuguesa. O recurso às representações sociais como instrumento para a compreensão da identidade docente perspectivada por futuros professores afigura- -se pertinente, seja pelo papel daquelas na interpretação da atividade profissional do professor e na configuração do trabalho deste, seja pelo seu papel de orientação da própria ação docente e de justificação dela. Acrescente-se ainda que o quadro teórico que serve de suporte ao estudo permite perceber em que medida as representações sociais dos inquiridos sobre os processos de ensino-aprendizagem em que intervirão, já como professores, incorporam as suas próprias experiências.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-01T00:00:00Z
2011-05
2012-02-28T11:16:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/6978
url http://hdl.handle.net/10773/6978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1518-3483
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Curitiba
publisher.none.fl_str_mv Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137497470468096