O efeito moderador do género na relação entre as estratégias cognitivas de regulação emocional e a sintomatologia depressiva, numa amostra de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Catarina Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27656
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling O efeito moderador do género na relação entre as estratégias cognitivas de regulação emocional e a sintomatologia depressiva, numa amostra de adolescentesDepressão, adolescenteRegulação emocionalDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA depressão é uma das perturbações psicológicas mais prevalentes entre os adolescentes. As raparigas apresentam maior prevalência de sintomatologia depressiva do que os rapazes, sobretudo a partir dos 15 anos, altura em que tende a ocorrer o primeiro episódio de depressão major. As estratégias cognitivas de regulação emocional mal adaptativas têm vindo a ser apontadas como um fator de risco para a depressão e como um fator explicativo das diferenças de género ao nível da sintomatologia depressiva. O principal objetivo deste estudo foi testar o efeito moderador do género na relação entre as estratégias cognitivas de regulação emocional e a sintomatologia depressiva. A amostra foi constituída por 319 adolescentes, com idades entre os 13 e os 15 anos. Medidas de autorresposta foram utilizadas para aceder à sintomatologia depressiva (CDI) e às estratégias cognitivas de regulação emocional (CERQ). As raparigas apresentaram maior tendência para recorrer a estratégias cognitivas mal adaptativas de regulação emocional. A sintomatologia depressiva foi predita positivamente pela catastrofização para ambos os géneros e pela autoculpabilização e ruminação para as raparigas. Quanto a estratégias adaptativas, a reavaliação positiva e o replaneamento mostraram-se preditores negativos da sintomatologia depressiva para as raparigas. Culpar o outro mostrou ser um preditor negativo de sintomatologia depressiva para os rapazes. Encontrou-se ainda um efeito moderador do género na relação entre a estratégia cognitiva de reavaliação positiva e a sintomatologia depressiva. Os resultados mostram a importância de intervir clinicamente com os adolescentes ao nível das estratégias cognitivas de regulação emocional mal adaptativas e de promover a utilização da estratégia de reavaliação positiva, de modo a reduzir o risco de sintomatologia depressiva. A consideração destes resultados poderá contribuir, ainda, para delinear estratégias de prevenção eficazes.Depression is one of the most prevalent psychological conditions among adolescents. Girls have higher prevalence of depressive symptoms than boys, mostly above 15 years old, when the first major depressive episode tends to occur. Maladaptive cognitive emotion regulation strategies have been pointed as a risk factor for depression and also as a factor that explains gender differences in depressive symptoms. The main goal of this study was to test the moderating effect of gender in the relationship between cognitive emotion regulation strategies and depressive symptoms. The sample was composed by 319 adolescents, aging 13 to 15 years old. Self-reported measures were used in order to access depressive symptoms (CDI) and cognitive emotion regulation strategies (CERQ). Girls tend to use more maladaptive cognitive emotion regulation strategies. Depressive symptoms were positive predicted by catastrophizing for both genders and by self-blame and rumination for girls. As for adaptive strategies, positive reappraisal and refocus on planning were negative predictors of depressive symptoms for girls. Other-blame was a negative predictor of depressive symptoms for boys. We also found a moderator effect of gender in the relationship between positive reappraisal and depressive symptoms. Results show the importance of clinical intervention, with adolescents, on maladaptive cognitive emotion regulation strategies and the importance of enhancing the use of positive reappraisal, in order to reduce the risk of depressive symptoms. Considering this results could also contribute to the outlying of efficient prevention strategies.2014-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27656http://hdl.handle.net/10316/27656TID:201443392porDuarte, Ana Catarina Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:29.210371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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