007: a marca que nunca morre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Filipa Dias Duarte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11047
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a marca James Bond – 007 e as estratégias de product placement que lhes estão relacionadas. A personagem James Bond foi criada em 1953 pelo escritor inglês Ian Fleming, e passou para o cinema em 1962 através da produtora EON Productions, que ao longo de mais de 50 anos desenvolveu um produto cinematográfico que originou uma verdadeira indústria e permitiu o surgimento de uma marca forte, mundialmente conhecida e de grande relevância cultural. Os conceitos da marca, identidade da marca e product placement balizam esta investigação, que tem o intuito de perceber quais as razões do sucesso e durabilidade da marca James Bond – 007, através de duas perguntas de partida que fundamentam a linha de pensamento desta dissertação: Quais são os principais componentes distintivos da marca James Bond – 007?; A marca James Bond – 007 existe independentemente das estratégias de product placement dos produtos associados?. Sendo que, os objetivos principais passam por analisar a relação que existe entre a marca James Bond – 007 e as estratégias de product placement dos produtos associados, e traçar os elementos distintivos do sucesso da marca James Bond – 007, que podem ser aplicados a outros produtos ou marcas. A presente dissertação foi estruturada segundo uma metodologia de investigação qualitativa de pesquisa intensiva e foca-se no período temporal compreendido entre 2012 e 2015, caracterizando-se por fazer um paralelismo constante entre o país de origem da marca, a sua situação no território português, e o seu posicionamento mundial.
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