Participação dos alunos federados e não federados no desporto escolar: Interacção do Desporto Escolar com os Clubes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Fernando Miguel Mineiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2407
Resumo: O desporto na escola, seja qual for o seu modelo organizacional, não pode ignorar o movimento federado sob pena de desenvolver um desporto sem sentido (Teixeira, 2007). Deve o Desporto Escolar ser o espaço potenciador e contributivo para o aluno demonstrar capacidades e “talento” para, a nível do clube ou federação, entrar na elite desportiva. Podendo coabitar num espaço comum (a prática de actividade física regular e orientada), o Desporto Escolar e o desporto federado têm, na sua essência, preocupações distintas. Tendo em conta as necessidades que elencamos, definimos o nosso tema como a “Participação dos alunos federados e não federados no Desporto Escolar. Interacção do Desporto Escolar com os clubes”. Consideramos pertinente apostar na identificação das razões que levam as crianças e jovens a frequentar o desporto escolar e o desporto federado, comparar resultados em diferentes escolas acerca da participação no desporto escolar e federado, por parte dos alunos e identificar a relação que existe entre escola e clube, tendo em conta o aluno, enquanto objectivos que nos nortearam. Para concretizar o presente estudo, optou-se por uma metodologia quantitativa, de carácter descritivo e transversal, com a aplicação de um questionário como instrumento de recolha de dados a uma amostra populacional de 82 alunos inscritos no desporto escolar, nas escolas de 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário de Torre de Moncorvo, Mogadouro, Foz Côa e Freixo de Espada-à-Cinta e que preencheram na íntegra o questionário. Como conclusões atingidas, verificamos que a participação dos alunos para a prática do desporto escolar é influenciada pela idade, o género e o ano de escolaridade, sendo opinião dos alunos que não existe articulação entre a escola e os clubes, bem como consideram que a escolha de uma modalidade e a oferta proporcionada pelos clubes e pelas escolas estão relacionadas.
id RCAP_4f3e2c2b346b51a19c557d8cdb4739a4
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participação dos alunos federados e não federados no desporto escolar: Interacção do Desporto Escolar com os ClubesDesporto escolarDesporto federadoO desporto na escola, seja qual for o seu modelo organizacional, não pode ignorar o movimento federado sob pena de desenvolver um desporto sem sentido (Teixeira, 2007). Deve o Desporto Escolar ser o espaço potenciador e contributivo para o aluno demonstrar capacidades e “talento” para, a nível do clube ou federação, entrar na elite desportiva. Podendo coabitar num espaço comum (a prática de actividade física regular e orientada), o Desporto Escolar e o desporto federado têm, na sua essência, preocupações distintas. Tendo em conta as necessidades que elencamos, definimos o nosso tema como a “Participação dos alunos federados e não federados no Desporto Escolar. Interacção do Desporto Escolar com os clubes”. Consideramos pertinente apostar na identificação das razões que levam as crianças e jovens a frequentar o desporto escolar e o desporto federado, comparar resultados em diferentes escolas acerca da participação no desporto escolar e federado, por parte dos alunos e identificar a relação que existe entre escola e clube, tendo em conta o aluno, enquanto objectivos que nos nortearam. Para concretizar o presente estudo, optou-se por uma metodologia quantitativa, de carácter descritivo e transversal, com a aplicação de um questionário como instrumento de recolha de dados a uma amostra populacional de 82 alunos inscritos no desporto escolar, nas escolas de 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário de Torre de Moncorvo, Mogadouro, Foz Côa e Freixo de Espada-à-Cinta e que preencheram na íntegra o questionário. Como conclusões atingidas, verificamos que a participação dos alunos para a prática do desporto escolar é influenciada pela idade, o género e o ano de escolaridade, sendo opinião dos alunos que não existe articulação entre a escola e os clubes, bem como consideram que a escolha de uma modalidade e a oferta proporcionada pelos clubes e pelas escolas estão relacionadas.Sports in school, whatever is its organizational model, cannot ignore the federated movement, which can lead in to developing a meaningless sport (Teixeira, 2007). The school sports should be a space to booster and contribute for students to demonstrate their skills and "talent" so they can enter the elite sports, according to the club or federation. Even if there is a coexistence in a common area (the practice of regular physical-oriented activity), School Sports and federated sports have, in their essence, different concerns. Taking into account the needs described, we set our theme as the "Participation of federated and unfederated students in school sports: Interaction between the school sports and the sports clubs”. We consider important to focus our work on the identification of relevant reasons for why children and young people attend school sports and federated sports; the comparison of results in different schools about students’ participation for school sports and federated sports and identify the relationship between the school and the sports club, taking into account the student: these being the objectives that guided us. To do the present study, we chose a quantitative methodology (descriptive, cross-sectional), with the application of a questionnaire as a tool, to collect data from a sample of 82 students enrolled in school sports in schools from the 2nd and 3rd cycles of Elementary and Secondary Education of Torre de Moncorvo, Mogadouro, Foz Côa and Freixo de Espada-à-Cinta and who have completed the full questionnaire. As a conclusion, we found that students’ participation for school sports is influenced by age, gender and years of schooling, and students think that there is no coordination between schools and sports clubs as well as they consider that the choice of a sport and the offers provided by clubs and schools are related.2013-05-15T15:20:19Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2407porMacedo, Fernando Miguel Mineiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:43Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:27.798959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação dos alunos federados e não federados no desporto escolar: Interacção do Desporto Escolar com os Clubes
title Participação dos alunos federados e não federados no desporto escolar: Interacção do Desporto Escolar com os Clubes
spellingShingle Participação dos alunos federados e não federados no desporto escolar: Interacção do Desporto Escolar com os Clubes
Macedo, Fernando Miguel Mineiro
Desporto escolar
Desporto federado
title_short Participação dos alunos federados e não federados no desporto escolar: Interacção do Desporto Escolar com os Clubes
title_full Participação dos alunos federados e não federados no desporto escolar: Interacção do Desporto Escolar com os Clubes
title_fullStr Participação dos alunos federados e não federados no desporto escolar: Interacção do Desporto Escolar com os Clubes
title_full_unstemmed Participação dos alunos federados e não federados no desporto escolar: Interacção do Desporto Escolar com os Clubes
title_sort Participação dos alunos federados e não federados no desporto escolar: Interacção do Desporto Escolar com os Clubes
author Macedo, Fernando Miguel Mineiro
author_facet Macedo, Fernando Miguel Mineiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Fernando Miguel Mineiro
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto escolar
Desporto federado
topic Desporto escolar
Desporto federado
description O desporto na escola, seja qual for o seu modelo organizacional, não pode ignorar o movimento federado sob pena de desenvolver um desporto sem sentido (Teixeira, 2007). Deve o Desporto Escolar ser o espaço potenciador e contributivo para o aluno demonstrar capacidades e “talento” para, a nível do clube ou federação, entrar na elite desportiva. Podendo coabitar num espaço comum (a prática de actividade física regular e orientada), o Desporto Escolar e o desporto federado têm, na sua essência, preocupações distintas. Tendo em conta as necessidades que elencamos, definimos o nosso tema como a “Participação dos alunos federados e não federados no Desporto Escolar. Interacção do Desporto Escolar com os clubes”. Consideramos pertinente apostar na identificação das razões que levam as crianças e jovens a frequentar o desporto escolar e o desporto federado, comparar resultados em diferentes escolas acerca da participação no desporto escolar e federado, por parte dos alunos e identificar a relação que existe entre escola e clube, tendo em conta o aluno, enquanto objectivos que nos nortearam. Para concretizar o presente estudo, optou-se por uma metodologia quantitativa, de carácter descritivo e transversal, com a aplicação de um questionário como instrumento de recolha de dados a uma amostra populacional de 82 alunos inscritos no desporto escolar, nas escolas de 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário de Torre de Moncorvo, Mogadouro, Foz Côa e Freixo de Espada-à-Cinta e que preencheram na íntegra o questionário. Como conclusões atingidas, verificamos que a participação dos alunos para a prática do desporto escolar é influenciada pela idade, o género e o ano de escolaridade, sendo opinião dos alunos que não existe articulação entre a escola e os clubes, bem como consideram que a escolha de uma modalidade e a oferta proporcionada pelos clubes e pelas escolas estão relacionadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-15T15:20:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2407
url http://hdl.handle.net/10348/2407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137153224015872