Crowdplay: Crowdsourcing Gameplay Experiences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amsellem, João Pedro da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35548
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
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spelling Crowdplay: Crowdsourcing Gameplay ExperiencesUser ExperienceCrowdPlayCrowdsourcingparametrização de videojogosavaliaçãovideojogosDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraCrowdPlay é uma plataforma de crowdsourcing capaz de proporcionar aos game designers uma opção viável para análise de protótipos de jogo de forma fácil e rápida de configurar. Possibilita a distribuição de cenários de teste de jogo, com base na parametrização das condições de ensaio, e a recolha, análise e visualização de dados de gameplay de videojogos, em grande escala e direcionada para o estudo da experiência de uso proposta pelo protótipo. Mesmo não conhecendo a amostra que realiza a avaliação, estudos revelam que os resultados obtidos, comparando os métodos tradicional e através de uma plataforma colaborativa, são semelhantes. A diversidade de pessoas e a rapidez de conclusão do ciclo de teste são duas grandes vantagens para este tipo de abordagens. Ao longo deste relatório são analisadas diversas abordagens e tecnologias para a implementação desta ferramenta. É ainda apresentado um esboço da arquitectura a implementar e um plano de atividades. Foram implementadas as duas interfaces (gameCenter e a interface para os game designers) e ambos os servidores definidos na arquitectura. Dada a sua dimensão, não foi possível implementar todos as tarefas presentes na lista de requisitos. O processo de desenvolvimento seguiu a hierarquia de prioridades da mesma lista. Para validação da plataforma foram realizados testes de performance no webServer2 e testes de usabilidade em ambas as interfaces.2014-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35548http://hdl.handle.net/10316/35548TID:201538547porAmsellem, João Pedro da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T01:43:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:54:22.457230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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