Melhoria da intralogística numa empresa da indústria metalomecânica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20684 |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida na empresa PROHS S.A., tendo como principal objetivo a melhoria dos fluxos logísticos internos de material e informação, associados, primariamente, à secção de Serralharia. Deste modo, procedeu-se ao desenvolvimento de um sistema de abastecimento sistemático dos bordos de linha, com o intuito de standardizar este processo e assegurar que o dimensionamento destes locais se encontra ajustado às necessidades de procura atual. No início do estudo, verificou-se que os fatores a ter em conta no abastecimento de referências fabricadas internamente e nas referências adquiridas externamente eram distintos, sendo necessário efetuar o seu estudo separadamente. No caso das referências internas, constatou-se que para fabricar um esterilizador poderia ser consumida uma unidade (sete referências) ou quatro unidades (duas referências). Sendo assim, procedeu-se a ajustar as quantidades presentes nos contentores dos bordos de linha e nos contentores presentes no Interface (ponto de armazenamento de stock), permitindo obter uma quantidade de produção equivalente para todas as referências produzidas internamente, tal como requisitado pela empresa. Para isso, verifica-se que a primeira variante possui oito unidades por contentor, sendo despoletada a produção quando tem dois contentores vazios no Interface, equivalente a 16 unidades. Na segunda variante, cada contentor possui 16 unidades, sendo necessário apenas um contentor vazio para sinalizar um pedido de produção. Durante este dimensionamento definiu-se que, para cada variante, as quantidades nos contentores do Interface e dos bordos de linha seriam as mesmas, de modo que o novo sistema funcione como um supermercado lean, na medida em que permite a substituição direta de contentores vazios por cheios, sem a necessidade de contar unidades. Adicionalmente, foi necessário contemplar a capacidade de produção da secção de Maquinagem no desenvolvimento do cenário escolhido, tendo-se assegurado que os dias que a secção dispõe entre o pedido de fabrico e a necessidade efetiva de consumo são suficientes para prevenir a ocorrência de ruturas. Quanto às 36 referências externas em estudo, decidiu-se que o dimensionamento dos bordos de linha seria baseado no intervalo de tempo entre abastecimentos obtido para as referências internas, variando entre uma a três semanas. Assim, com o intuito de reduzir a carga do operador logístico (requisito da empresa), verificou-se que 19 referências (53%) serão reabastecidas a cada três semanas, oito referências (22%) a cada duas semanas e nove (25%) semanalmente. Após a definição do sistema de abastecimento aos bordos de linha, conclui-se que a redução expectável nas distâncias percorridas anualmente deverá ser aproximadamente 54 quilómetros (81%). No Interface, tendo por base o sistema de dois contentores (2-bin system), decidiu-se que deverá ser efetuado um pedido de encomenda quando se retira material do último contentor, que contém uma quantidade equivalente ao Ponto de Encomenda calculado. Para sinalizar este pedido, foram introduzidos kanbans nestes contentores, facilitando a gestão do sistema desenvolvido. Por fim, constata-se uma melhoria ao nível da padronização dos processos logísticos da empresa, envolvendo o abastecimento semanal dos bordos de linha, a sinalização da necessidade de efetuar pedidos de encomenda e o método de organização do Interface. |
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Melhoria da intralogística numa empresa da indústria metalomecânicaLeanReabastecimentoBordos de LinhaStandardizaçãoLogística InternaPonto de EncomendaReplenishmentLine-side InventoryStandardizationInternal logisticsReorder PointA presente dissertação foi desenvolvida na empresa PROHS S.A., tendo como principal objetivo a melhoria dos fluxos logísticos internos de material e informação, associados, primariamente, à secção de Serralharia. Deste modo, procedeu-se ao desenvolvimento de um sistema de abastecimento sistemático dos bordos de linha, com o intuito de standardizar este processo e assegurar que o dimensionamento destes locais se encontra ajustado às necessidades de procura atual. No início do estudo, verificou-se que os fatores a ter em conta no abastecimento de referências fabricadas internamente e nas referências adquiridas externamente eram distintos, sendo necessário efetuar o seu estudo separadamente. No caso das referências internas, constatou-se que para fabricar um esterilizador poderia ser consumida uma unidade (sete referências) ou quatro unidades (duas referências). Sendo assim, procedeu-se a ajustar as quantidades presentes nos contentores dos bordos de linha e nos contentores presentes no Interface (ponto de armazenamento de stock), permitindo obter uma quantidade de produção equivalente para todas as referências produzidas internamente, tal como requisitado pela empresa. Para isso, verifica-se que a primeira variante possui oito unidades por contentor, sendo despoletada a produção quando tem dois contentores vazios no Interface, equivalente a 16 unidades. Na segunda variante, cada contentor possui 16 unidades, sendo necessário apenas um contentor vazio para sinalizar um pedido de produção. Durante este dimensionamento definiu-se que, para cada variante, as quantidades nos contentores do Interface e dos bordos de linha seriam as mesmas, de modo que o novo sistema funcione como um supermercado lean, na medida em que permite a substituição direta de contentores vazios por cheios, sem a necessidade de contar unidades. Adicionalmente, foi necessário contemplar a capacidade de produção da secção de Maquinagem no desenvolvimento do cenário escolhido, tendo-se assegurado que os dias que a secção dispõe entre o pedido de fabrico e a necessidade efetiva de consumo são suficientes para prevenir a ocorrência de ruturas. Quanto às 36 referências externas em estudo, decidiu-se que o dimensionamento dos bordos de linha seria baseado no intervalo de tempo entre abastecimentos obtido para as referências internas, variando entre uma a três semanas. Assim, com o intuito de reduzir a carga do operador logístico (requisito da empresa), verificou-se que 19 referências (53%) serão reabastecidas a cada três semanas, oito referências (22%) a cada duas semanas e nove (25%) semanalmente. Após a definição do sistema de abastecimento aos bordos de linha, conclui-se que a redução expectável nas distâncias percorridas anualmente deverá ser aproximadamente 54 quilómetros (81%). No Interface, tendo por base o sistema de dois contentores (2-bin system), decidiu-se que deverá ser efetuado um pedido de encomenda quando se retira material do último contentor, que contém uma quantidade equivalente ao Ponto de Encomenda calculado. Para sinalizar este pedido, foram introduzidos kanbans nestes contentores, facilitando a gestão do sistema desenvolvido. Por fim, constata-se uma melhoria ao nível da padronização dos processos logísticos da empresa, envolvendo o abastecimento semanal dos bordos de linha, a sinalização da necessidade de efetuar pedidos de encomenda e o método de organização do Interface.This dissertation was developed in the company PROHS S.A., with the main objective of improving the internal logistical flows of material and information, primarily associated with the Metalworking section. In this way, a systematic supply system for the line-side inventory was developed, in order to standardize this process and ensure that the dimensioning of these locations is adjusted to the needs of current demand. At the beginning of the study, it was found that the factors to be taken into account in the supply of references manufactured internally and in references acquired externally were different, and it was necessary to carry out their study separately. In the case of references produced within the company, it was found that manufacturing a sterilizer could imply the consumption of one unit (seven references) or four units (two references). Therefore, the quantities present in the containers at the line-side inventory and in the containers present in the Interface (stock storage point) were adjusted, in order to obtain an equivalent production quantity for all references produced internally, as requested by the company. For this, it was defined that the first variant would have eight units per container, and production would be triggered when there are two empty containers in the Interface, equivalent to 16 units. In the second variant, each container would have 16 units, requiring only an empty container to signal a production order. During this dimensioning it was defined that, for each variant, the quantities in the containers of the Interface and in the containers on the line-side inventory would be the same, so that the new system works like a lean supermarket, being that it allows the direct replacement of empty containers for full containers, without the need to count units. Additionally, it was necessary to consider the production capacity of the Machining section in the development of the chosen scenario, having ensured that the days that the section has between the manufacturing request and the actual consumption need are sufficient to prevent the occurrence of stockouts. As for the 36 external references under study, it was decided that the dimensioning of the line-side inventory would be based on the time interval between supplies obtained for the internal references, ranging from one to three weeks. Thus, in order to reduce the load on the logistics operator (company requirement), it was found that 19 references (53%) will be replenished every three weeks, eight references (22%) every two weeks and nine (25%) weekly. After defining the supply system to the line-side inventory, it is concluded that the expected reduction in the distances traveled annually should be approximately 54 kilometers (81%). At the Interface, based on the two-bin system, it was decided that an order should be placed when material is removed from the last container, which contains an amount equivalent to the calculated Reorder Point. To signal this request, kanbans were introduced in these containers, facilitating the management of the developed system. Finally, there is an improvement in the standardization of the company's logistical processes, involving the weekly supply of the line-side inventory, the signaling of the necessity of placing order requests and the Interface’s organization method.Lopes, Nuno Martins de CastroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Maria Teresa Ribeiro20222025-07-05T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20684TID:203037731porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:44.480453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação foi desenvolvida na empresa PROHS S.A., tendo como principal objetivo a melhoria dos fluxos logísticos internos de material e informação, associados, primariamente, à secção de Serralharia. Deste modo, procedeu-se ao desenvolvimento de um sistema de abastecimento sistemático dos bordos de linha, com o intuito de standardizar este processo e assegurar que o dimensionamento destes locais se encontra ajustado às necessidades de procura atual. No início do estudo, verificou-se que os fatores a ter em conta no abastecimento de referências fabricadas internamente e nas referências adquiridas externamente eram distintos, sendo necessário efetuar o seu estudo separadamente. No caso das referências internas, constatou-se que para fabricar um esterilizador poderia ser consumida uma unidade (sete referências) ou quatro unidades (duas referências). Sendo assim, procedeu-se a ajustar as quantidades presentes nos contentores dos bordos de linha e nos contentores presentes no Interface (ponto de armazenamento de stock), permitindo obter uma quantidade de produção equivalente para todas as referências produzidas internamente, tal como requisitado pela empresa. Para isso, verifica-se que a primeira variante possui oito unidades por contentor, sendo despoletada a produção quando tem dois contentores vazios no Interface, equivalente a 16 unidades. Na segunda variante, cada contentor possui 16 unidades, sendo necessário apenas um contentor vazio para sinalizar um pedido de produção. Durante este dimensionamento definiu-se que, para cada variante, as quantidades nos contentores do Interface e dos bordos de linha seriam as mesmas, de modo que o novo sistema funcione como um supermercado lean, na medida em que permite a substituição direta de contentores vazios por cheios, sem a necessidade de contar unidades. Adicionalmente, foi necessário contemplar a capacidade de produção da secção de Maquinagem no desenvolvimento do cenário escolhido, tendo-se assegurado que os dias que a secção dispõe entre o pedido de fabrico e a necessidade efetiva de consumo são suficientes para prevenir a ocorrência de ruturas. Quanto às 36 referências externas em estudo, decidiu-se que o dimensionamento dos bordos de linha seria baseado no intervalo de tempo entre abastecimentos obtido para as referências internas, variando entre uma a três semanas. Assim, com o intuito de reduzir a carga do operador logístico (requisito da empresa), verificou-se que 19 referências (53%) serão reabastecidas a cada três semanas, oito referências (22%) a cada duas semanas e nove (25%) semanalmente. Após a definição do sistema de abastecimento aos bordos de linha, conclui-se que a redução expectável nas distâncias percorridas anualmente deverá ser aproximadamente 54 quilómetros (81%). No Interface, tendo por base o sistema de dois contentores (2-bin system), decidiu-se que deverá ser efetuado um pedido de encomenda quando se retira material do último contentor, que contém uma quantidade equivalente ao Ponto de Encomenda calculado. Para sinalizar este pedido, foram introduzidos kanbans nestes contentores, facilitando a gestão do sistema desenvolvido. Por fim, constata-se uma melhoria ao nível da padronização dos processos logísticos da empresa, envolvendo o abastecimento semanal dos bordos de linha, a sinalização da necessidade de efetuar pedidos de encomenda e o método de organização do Interface. |
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