Capacitação do cuidador informal para cuidar da pessoa com compromisso do autocuidado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32646 |
Resumo: | Enquadramento: O aumento do índice de envelhecimento na Europa, trouxe com ele um inevitável aumento do nível de dependência da pessoa idosa, precisando de cuidados por parte da família e de cuidadores. O papel de cuidador informal carece de alterações na vida quer individual quer familiar, existindo a necessidade de adquirir novos conhecimentos e competências. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação tem um papel relevante na intervenção neste processo de transição, capacitando o cuidador informal. Objetivo: Relatar o processo de aquisição de competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Específicas do Enfermeiro de Reabilitação e de Mestre, assim como apresentar os resultados alcançados na implementação do Projeto Profissional. Metodologia: A aquisição de Competências foi alcançada através da prática reflexiva. No projeto usou-se a metodologia de múltiplos estudos de casos, tendo sido efetuada a análise e reflexão dos resultados adquiridos. A amostra foi selecionada por pertinência tendo por base os critérios de inclusão. Na aplicação do Projeto e em todo o processo reflexivo duas teorias foram orientadoras, Teoria do Défice de Autocuidado de Orem e Teoria das Transições de Meleis. Resultados: As avaliações efetuadas na avaliação inicial e final evidenciaram a aquisição de novos conhecimentos e competências por parte do cuidador informal, demonstrando ganhos em saúde, sensíveis aos cuidados de enfermagem de reabilitação. Conclusão: Verificou-se a aquisição de competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação e de Mestre e ainda, apurou-se que a intervenção realizada pelo EEER na capacitação do cuidador informal da pessoa cuidada com compromisso do autocuidado é efetiva; ABSTRACT: Empowering the Informal Caregiver of the person with a commitment to self-care - Background: The increase in the aging rate in Europe has brought with it an inevitable increase in the level of dependence of the elderly, in need of care by the family and caregivers. The role of informal caregiver requires changes in both individual and family life, with the need to acquire new knowledge and skills. The Nurse Specialist in Rehabilitation Nursing has a relevant role in the intervention in this transition process, enabling the informal caregiver. Objetive: To report the process of acquiring Common Skills for Specialist Nurses, Specific for Rehabilitation Nurses and Masters, as well as presenting the results achieved in the implementation of the Professional Project. Methodology: The skills acquisition of Competencies was achieved through reflective practice. In the project was used the methodology of multiple case studies and the obtained results were analyzed and object of deep reflection. The sample was selected by suitability and based on the inclusion criteria. In the application of the Project and in the entire reflective process, two theories were guiding, Orem's Self-Care Deficit Theory and Meleis' Transition Theory. Results: The assessments carried out in the initial and final assessment showed the acquisition of new knowledge and skills by the informal caregiver, demonstrating health gains, sensitive to rehabilitation nursing care. Conclusion: It was verified the acquisition of Common Skills of the Specialist Nurse, Specific of the Specialist Nurse in Rehabilitation Nursing and Master. It was also found that the intervention carried out by the EHER in the training of the informal caregiver of the person cared for with a commitment to self-care is effective. |
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Enquadramento: O aumento do índice de envelhecimento na Europa, trouxe com ele um inevitável aumento do nível de dependência da pessoa idosa, precisando de cuidados por parte da família e de cuidadores. O papel de cuidador informal carece de alterações na vida quer individual quer familiar, existindo a necessidade de adquirir novos conhecimentos e competências. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação tem um papel relevante na intervenção neste processo de transição, capacitando o cuidador informal. Objetivo: Relatar o processo de aquisição de competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Específicas do Enfermeiro de Reabilitação e de Mestre, assim como apresentar os resultados alcançados na implementação do Projeto Profissional. Metodologia: A aquisição de Competências foi alcançada através da prática reflexiva. No projeto usou-se a metodologia de múltiplos estudos de casos, tendo sido efetuada a análise e reflexão dos resultados adquiridos. A amostra foi selecionada por pertinência tendo por base os critérios de inclusão. Na aplicação do Projeto e em todo o processo reflexivo duas teorias foram orientadoras, Teoria do Défice de Autocuidado de Orem e Teoria das Transições de Meleis. Resultados: As avaliações efetuadas na avaliação inicial e final evidenciaram a aquisição de novos conhecimentos e competências por parte do cuidador informal, demonstrando ganhos em saúde, sensíveis aos cuidados de enfermagem de reabilitação. Conclusão: Verificou-se a aquisição de competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação e de Mestre e ainda, apurou-se que a intervenção realizada pelo EEER na capacitação do cuidador informal da pessoa cuidada com compromisso do autocuidado é efetiva; ABSTRACT: Empowering the Informal Caregiver of the person with a commitment to self-care - Background: The increase in the aging rate in Europe has brought with it an inevitable increase in the level of dependence of the elderly, in need of care by the family and caregivers. The role of informal caregiver requires changes in both individual and family life, with the need to acquire new knowledge and skills. The Nurse Specialist in Rehabilitation Nursing has a relevant role in the intervention in this transition process, enabling the informal caregiver. Objetive: To report the process of acquiring Common Skills for Specialist Nurses, Specific for Rehabilitation Nurses and Masters, as well as presenting the results achieved in the implementation of the Professional Project. Methodology: The skills acquisition of Competencies was achieved through reflective practice. In the project was used the methodology of multiple case studies and the obtained results were analyzed and object of deep reflection. The sample was selected by suitability and based on the inclusion criteria. In the application of the Project and in the entire reflective process, two theories were guiding, Orem's Self-Care Deficit Theory and Meleis' Transition Theory. Results: The assessments carried out in the initial and final assessment showed the acquisition of new knowledge and skills by the informal caregiver, demonstrating health gains, sensitive to rehabilitation nursing care. Conclusion: It was verified the acquisition of Common Skills of the Specialist Nurse, Specific of the Specialist Nurse in Rehabilitation Nursing and Master. It was also found that the intervention carried out by the EHER in the training of the informal caregiver of the person cared for with a commitment to self-care is effective. |
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