Elementos Constituintes da Atividade de Formação Continuada em Matemática na Parceria Universidade-Escola
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
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Resumo: | Resumo O objetivo deste artigo é desvelar e descrever elementos constituintes de uma proposta de formação continuada de professores que ensinam Matemática, organizada por meio da parceria universidade-escola, que se caracterizem como estruturantes de uma atividade na perspectiva de Leontiev. As discussões em curso respaldam-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em particular, da Teoria da Atividade, e nos estudos sobre coletividade de Petrovski, fundamentados no materialismo histórico-dialético. As análises consideraram o conteúdo de áudio-gravações, a produção escrita e as observações coletadas no processo de formação e estruturaram-se em três eixos: contexto, relações sociais e avaliação da atividade de formação. Dos resultados conclui-se que a viabilidade de um projeto de formação continuada constituir-se como atividade de formação reside em considerar que sua estruturação seja coletivamente estabelecida de modo a preservar a qualidade das relações sociais em condições objetivas que possibilitem a geração de necessidades e motivos coletivos orientados pelo objeto desta formação. |
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Elementos Constituintes da Atividade de Formação Continuada em Matemática na Parceria Universidade-Escolaparceria universidade e escolateoria da atividadecoletividadeformação continuada em matemáticateoria histórico-culturalResumo O objetivo deste artigo é desvelar e descrever elementos constituintes de uma proposta de formação continuada de professores que ensinam Matemática, organizada por meio da parceria universidade-escola, que se caracterizem como estruturantes de uma atividade na perspectiva de Leontiev. As discussões em curso respaldam-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em particular, da Teoria da Atividade, e nos estudos sobre coletividade de Petrovski, fundamentados no materialismo histórico-dialético. As análises consideraram o conteúdo de áudio-gravações, a produção escrita e as observações coletadas no processo de formação e estruturaram-se em três eixos: contexto, relações sociais e avaliação da atividade de formação. Dos resultados conclui-se que a viabilidade de um projeto de formação continuada constituir-se como atividade de formação reside em considerar que sua estruturação seja coletivamente estabelecida de modo a preservar a qualidade das relações sociais em condições objetivas que possibilitem a geração de necessidades e motivos coletivos orientados pelo objeto desta formação.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2021-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500205Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500205Teixeira,Maria ElídiaSouza,Neusa Maria Marques deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:21Zoai:scielo:S2182-84742021000500205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:20.006087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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