O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jacqueline Andréa Furtado de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14242
Resumo: O tema da dissertação trata de “ O planejamento do estudo na educação a distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações acadêmicas: estudo de caso na Uniube - pólo em Belém”. O objectivo da investigação consiste em registar e analisar os hábitos de estudo dos estudantes em regime de ensino a distância. A literatura da especialidade indica que os estudantes que planejam o seu trabalho conseguem melhores resultados nas avaliações acadêmicas no domínio da educação a distância, nível de formação superior. A investigação procura explorar estas indicações através de um estudo de caso, com recurso à entrevista grupo focal. Os sujeitos foram seleccionados de um grupo de estudantes do curso de pedagogia, turma 3, da UNIUBE, Belém, Brasil. Os estudantes foram divididos em dois grupos e comparados os resultados obtidos. Os resultados obtidos confirmam que os alunos têm vantagens em planejar os estudos de acordo com as indicações metodológicas proporcionadas pelos professores e pela Universidade; ABSTRACT:The theme of dissertation is " THE planning of the study in distance education as practice students in the fight against academic failure of the evaluations: a case study in Uniube – polo in Belém”. The purpose of research is to record and analyze the habits of study of students distance learning. The literature of specialty indicates that students plan its work achieve better results in academic assessments in the field of distance education, level of higher. The research looking to explore these indications through a case study, with recourse to the interview focal group. The subjects were selected in a group of students of the pedagogy course, class 3, the UNIUBE, Belém, Brazil. Students were divided into two groups and compared the results obtained. The results confirm that the students have advantages scheme studies in accordance with the indications methodological proportionate by teachers and University.
id RCAP_4f809e482107eb0cf7f6a48886a10b06
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em BelémAvaliações académicasEducação á distânciaEstudo de casoGrupo focalPlanejar os estudosAcademic assessmentsDistance educationCase studyFocal groupScheme studiesO tema da dissertação trata de “ O planejamento do estudo na educação a distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações acadêmicas: estudo de caso na Uniube - pólo em Belém”. O objectivo da investigação consiste em registar e analisar os hábitos de estudo dos estudantes em regime de ensino a distância. A literatura da especialidade indica que os estudantes que planejam o seu trabalho conseguem melhores resultados nas avaliações acadêmicas no domínio da educação a distância, nível de formação superior. A investigação procura explorar estas indicações através de um estudo de caso, com recurso à entrevista grupo focal. Os sujeitos foram seleccionados de um grupo de estudantes do curso de pedagogia, turma 3, da UNIUBE, Belém, Brasil. Os estudantes foram divididos em dois grupos e comparados os resultados obtidos. Os resultados obtidos confirmam que os alunos têm vantagens em planejar os estudos de acordo com as indicações metodológicas proporcionadas pelos professores e pela Universidade; ABSTRACT:The theme of dissertation is " THE planning of the study in distance education as practice students in the fight against academic failure of the evaluations: a case study in Uniube – polo in Belém”. The purpose of research is to record and analyze the habits of study of students distance learning. The literature of specialty indicates that students plan its work achieve better results in academic assessments in the field of distance education, level of higher. The research looking to explore these indications through a case study, with recourse to the interview focal group. The subjects were selected in a group of students of the pedagogy course, class 3, the UNIUBE, Belém, Brazil. Students were divided into two groups and compared the results obtained. The results confirm that the students have advantages scheme studies in accordance with the indications methodological proportionate by teachers and University.Universidade de Évora2015-04-29T14:27:40Z2015-04-292011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14242http://hdl.handle.net/10174/14242porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Sousa, Jacqueline Andréa Furtado deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:26.672107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém
title O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém
spellingShingle O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém
Sousa, Jacqueline Andréa Furtado de
Avaliações académicas
Educação á distância
Estudo de caso
Grupo focal
Planejar os estudos
Academic assessments
Distance education
Case study
Focal group
Scheme studies
title_short O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém
title_full O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém
title_fullStr O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém
title_full_unstemmed O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém
title_sort O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém
author Sousa, Jacqueline Andréa Furtado de
author_facet Sousa, Jacqueline Andréa Furtado de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Jacqueline Andréa Furtado de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliações académicas
Educação á distância
Estudo de caso
Grupo focal
Planejar os estudos
Academic assessments
Distance education
Case study
Focal group
Scheme studies
topic Avaliações académicas
Educação á distância
Estudo de caso
Grupo focal
Planejar os estudos
Academic assessments
Distance education
Case study
Focal group
Scheme studies
description O tema da dissertação trata de “ O planejamento do estudo na educação a distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações acadêmicas: estudo de caso na Uniube - pólo em Belém”. O objectivo da investigação consiste em registar e analisar os hábitos de estudo dos estudantes em regime de ensino a distância. A literatura da especialidade indica que os estudantes que planejam o seu trabalho conseguem melhores resultados nas avaliações acadêmicas no domínio da educação a distância, nível de formação superior. A investigação procura explorar estas indicações através de um estudo de caso, com recurso à entrevista grupo focal. Os sujeitos foram seleccionados de um grupo de estudantes do curso de pedagogia, turma 3, da UNIUBE, Belém, Brasil. Os estudantes foram divididos em dois grupos e comparados os resultados obtidos. Os resultados obtidos confirmam que os alunos têm vantagens em planejar os estudos de acordo com as indicações metodológicas proporcionadas pelos professores e pela Universidade; ABSTRACT:The theme of dissertation is " THE planning of the study in distance education as practice students in the fight against academic failure of the evaluations: a case study in Uniube – polo in Belém”. The purpose of research is to record and analyze the habits of study of students distance learning. The literature of specialty indicates that students plan its work achieve better results in academic assessments in the field of distance education, level of higher. The research looking to explore these indications through a case study, with recourse to the interview focal group. The subjects were selected in a group of students of the pedagogy course, class 3, the UNIUBE, Belém, Brazil. Students were divided into two groups and compared the results obtained. The results confirm that the students have advantages scheme studies in accordance with the indications methodological proportionate by teachers and University.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-04-29T14:27:40Z
2015-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14242
http://hdl.handle.net/10174/14242
url http://hdl.handle.net/10174/14242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136558830321664