O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14242 |
Resumo: | O tema da dissertação trata de “ O planejamento do estudo na educação a distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações acadêmicas: estudo de caso na Uniube - pólo em Belém”. O objectivo da investigação consiste em registar e analisar os hábitos de estudo dos estudantes em regime de ensino a distância. A literatura da especialidade indica que os estudantes que planejam o seu trabalho conseguem melhores resultados nas avaliações acadêmicas no domínio da educação a distância, nível de formação superior. A investigação procura explorar estas indicações através de um estudo de caso, com recurso à entrevista grupo focal. Os sujeitos foram seleccionados de um grupo de estudantes do curso de pedagogia, turma 3, da UNIUBE, Belém, Brasil. Os estudantes foram divididos em dois grupos e comparados os resultados obtidos. Os resultados obtidos confirmam que os alunos têm vantagens em planejar os estudos de acordo com as indicações metodológicas proporcionadas pelos professores e pela Universidade; ABSTRACT:The theme of dissertation is " THE planning of the study in distance education as practice students in the fight against academic failure of the evaluations: a case study in Uniube – polo in Belém”. The purpose of research is to record and analyze the habits of study of students distance learning. The literature of specialty indicates that students plan its work achieve better results in academic assessments in the field of distance education, level of higher. The research looking to explore these indications through a case study, with recourse to the interview focal group. The subjects were selected in a group of students of the pedagogy course, class 3, the UNIUBE, Belém, Brazil. Students were divided into two groups and compared the results obtained. The results confirm that the students have advantages scheme studies in accordance with the indications methodological proportionate by teachers and University. |
id |
RCAP_4f809e482107eb0cf7f6a48886a10b06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14242 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em BelémAvaliações académicasEducação á distânciaEstudo de casoGrupo focalPlanejar os estudosAcademic assessmentsDistance educationCase studyFocal groupScheme studiesO tema da dissertação trata de “ O planejamento do estudo na educação a distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações acadêmicas: estudo de caso na Uniube - pólo em Belém”. O objectivo da investigação consiste em registar e analisar os hábitos de estudo dos estudantes em regime de ensino a distância. A literatura da especialidade indica que os estudantes que planejam o seu trabalho conseguem melhores resultados nas avaliações acadêmicas no domínio da educação a distância, nível de formação superior. A investigação procura explorar estas indicações através de um estudo de caso, com recurso à entrevista grupo focal. Os sujeitos foram seleccionados de um grupo de estudantes do curso de pedagogia, turma 3, da UNIUBE, Belém, Brasil. Os estudantes foram divididos em dois grupos e comparados os resultados obtidos. Os resultados obtidos confirmam que os alunos têm vantagens em planejar os estudos de acordo com as indicações metodológicas proporcionadas pelos professores e pela Universidade; ABSTRACT:The theme of dissertation is " THE planning of the study in distance education as practice students in the fight against academic failure of the evaluations: a case study in Uniube – polo in Belém”. The purpose of research is to record and analyze the habits of study of students distance learning. The literature of specialty indicates that students plan its work achieve better results in academic assessments in the field of distance education, level of higher. The research looking to explore these indications through a case study, with recourse to the interview focal group. The subjects were selected in a group of students of the pedagogy course, class 3, the UNIUBE, Belém, Brazil. Students were divided into two groups and compared the results obtained. The results confirm that the students have advantages scheme studies in accordance with the indications methodological proportionate by teachers and University.Universidade de Évora2015-04-29T14:27:40Z2015-04-292011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14242http://hdl.handle.net/10174/14242porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Sousa, Jacqueline Andréa Furtado deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:26.672107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém |
title |
O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém |
spellingShingle |
O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém Sousa, Jacqueline Andréa Furtado de Avaliações académicas Educação á distância Estudo de caso Grupo focal Planejar os estudos Academic assessments Distance education Case study Focal group Scheme studies |
title_short |
O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém |
title_full |
O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém |
title_fullStr |
O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém |
title_full_unstemmed |
O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém |
title_sort |
O planejamento de estudo na educação á distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações académicas : estudo de caso na UNIUBE - Pólo em Belém |
author |
Sousa, Jacqueline Andréa Furtado de |
author_facet |
Sousa, Jacqueline Andréa Furtado de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Jacqueline Andréa Furtado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliações académicas Educação á distância Estudo de caso Grupo focal Planejar os estudos Academic assessments Distance education Case study Focal group Scheme studies |
topic |
Avaliações académicas Educação á distância Estudo de caso Grupo focal Planejar os estudos Academic assessments Distance education Case study Focal group Scheme studies |
description |
O tema da dissertação trata de “ O planejamento do estudo na educação a distância como prática discente no combate ao insucesso das avaliações acadêmicas: estudo de caso na Uniube - pólo em Belém”. O objectivo da investigação consiste em registar e analisar os hábitos de estudo dos estudantes em regime de ensino a distância. A literatura da especialidade indica que os estudantes que planejam o seu trabalho conseguem melhores resultados nas avaliações acadêmicas no domínio da educação a distância, nível de formação superior. A investigação procura explorar estas indicações através de um estudo de caso, com recurso à entrevista grupo focal. Os sujeitos foram seleccionados de um grupo de estudantes do curso de pedagogia, turma 3, da UNIUBE, Belém, Brasil. Os estudantes foram divididos em dois grupos e comparados os resultados obtidos. Os resultados obtidos confirmam que os alunos têm vantagens em planejar os estudos de acordo com as indicações metodológicas proporcionadas pelos professores e pela Universidade; ABSTRACT:The theme of dissertation is " THE planning of the study in distance education as practice students in the fight against academic failure of the evaluations: a case study in Uniube – polo in Belém”. The purpose of research is to record and analyze the habits of study of students distance learning. The literature of specialty indicates that students plan its work achieve better results in academic assessments in the field of distance education, level of higher. The research looking to explore these indications through a case study, with recourse to the interview focal group. The subjects were selected in a group of students of the pedagogy course, class 3, the UNIUBE, Belém, Brazil. Students were divided into two groups and compared the results obtained. The results confirm that the students have advantages scheme studies in accordance with the indications methodological proportionate by teachers and University. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-04-29T14:27:40Z 2015-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14242 http://hdl.handle.net/10174/14242 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136558830321664 |