Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perdigão, Maria de Carmen López de Carrión Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3159
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Educação Especial
id RCAP_4f80a4228b28f5714816572d51a3ba6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º cicloColaboração entre professoresFacilitadores da colaboração entre professoresObstáculos à colaboração entre professoresClima de trabalho em equipaCollaboration between teachersFacilitators of collaboration among teachersObstacles to collaboration between teachersClimate of teamworkDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Educação EspecialO presente estudo visa conhecer os factores que facilitam ou dificultam o estabelecimento de uma parceria de trabalho entre os docentes titulares de turma e os de educação especial, no 1.º Ciclo do ensino básico. Foram realizadas entrevistas a dez professores titulares de turma e dez professores de educação especial de vinte escolas diferentes no distrito de Lisboa. As respostas foram agrupadas em três categorias: Imagens da Profissão, Percepção sobre o Suporte Normativo Vigente e Colaboração entre os Professores Titulares de Turma e os Professores de Educação Especial. Os principais resultados permitem-nos concluir que os factores que mais comprometem o trabalho em equipa são os de natureza pessoal e profissional e, mais especificamente, os Professores de Educação Especial expressam mais dificuldades na relação profissional com os seus pares e sentem formada sobre si uma imagem tendencialmente negativa por parte dos professores titulares de turma. Por outro lado, a recente legislação em matéria de educação especial comporta, na perspectiva dos docentes, mais limitações do que vantagens, destacando-se o desfasamento entre as medidas previstas no normativo e as condições existentes na escola para a sua efectiva implementação, para além da redução do número de alunos abrangidos pela educação especial e das consequências ao nível da gestão da sala de aula regular.Abstract This study aims to understand the factors that facilitate or hamper the establishment of a working partnership between mainstream teachers and special education teachers, on the first grade of basic education. Interviews were conducted with ten teachers holding class and ten special education teachers from twenty different schools in the District of Lisbon. Responses were grouped into three categories: Image of the profession, Perceptions about the Prevailing Regulatory Support and Collaboration among teachers who hold class and special education teachers. The main results allow us to conclude that the factors that most committed teamwork are the personal and professional ones and, more specifically, the special education teachers express more difficulties in professional relationships with peers and feel formed upon a negative image tend on the part of teachers holding class. On the other hand, the recent legislation on special education has, on teachers point of view, more limitations than advantages, specially the gap between the normative and the conditions provided in school for its effective implementation; two other limitations are also pointed: the number of students covered by special education became smaller and this fact brings consequences in managing the regular classroom.Serra, FernandoRCIPLPerdigão, Maria de Carmen López de Carrión Martins2014-02-07T11:58:51Z2010-112010-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3159porPerdigão, MCLCM. Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2010.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:48.599748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo
title Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo
spellingShingle Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo
Perdigão, Maria de Carmen López de Carrión Martins
Colaboração entre professores
Facilitadores da colaboração entre professores
Obstáculos à colaboração entre professores
Clima de trabalho em equipa
Collaboration between teachers
Facilitators of collaboration among teachers
Obstacles to collaboration between teachers
Climate of teamwork
title_short Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo
title_full Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo
title_fullStr Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo
title_full_unstemmed Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo
title_sort Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo
author Perdigão, Maria de Carmen López de Carrión Martins
author_facet Perdigão, Maria de Carmen López de Carrión Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Fernando
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Perdigão, Maria de Carmen López de Carrión Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração entre professores
Facilitadores da colaboração entre professores
Obstáculos à colaboração entre professores
Clima de trabalho em equipa
Collaboration between teachers
Facilitators of collaboration among teachers
Obstacles to collaboration between teachers
Climate of teamwork
topic Colaboração entre professores
Facilitadores da colaboração entre professores
Obstáculos à colaboração entre professores
Clima de trabalho em equipa
Collaboration between teachers
Facilitators of collaboration among teachers
Obstacles to collaboration between teachers
Climate of teamwork
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Educação Especial
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11
2010-11-01T00:00:00Z
2014-02-07T11:58:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3159
url http://hdl.handle.net/10400.21/3159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Perdigão, MCLCM. Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2010.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133383659356160