Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vagner Gonçalves da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7330
Resumo: Este trabalho de investigação intitulado Os Imigrantes Brasileiros em Portugal e a Educação ao Longo da Vida pretende compreender os diferentes tipos de relação que esta população estabelece com a Educação e Formação em Portugal e as variáveis que interferem nessa relação. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário aos adultos imigrantes brasileiros que procuraram o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Casa do Brasil em Lisboa entre Novembro/2012 e Agosto/2013. Como principais conclusões destacam-se as seguintes: a) verificou-se que existe uma relação positiva (sobretudo a nível das representações) dos inquiridos com a Educação ao Longo da Vida; b) as intenções e as práticas se diferenciam quando relacionadas com o grau de qualificação dos inquiridos; c) ausência de práticas de formação nas organizações onde desempenham suas funções; d) as línguas são o tipo de formação de maior interesse da comunidade inquirida.
id RCAP_4f83015d201abe27ce2811d0520b240c
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vidaEducação ao longo da vidaFormaçãoAdultoImigrantes brasileirosIntegraçãoLifelong educationTrainingAdultBrazilian immigrantsIntegrationEste trabalho de investigação intitulado Os Imigrantes Brasileiros em Portugal e a Educação ao Longo da Vida pretende compreender os diferentes tipos de relação que esta população estabelece com a Educação e Formação em Portugal e as variáveis que interferem nessa relação. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário aos adultos imigrantes brasileiros que procuraram o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Casa do Brasil em Lisboa entre Novembro/2012 e Agosto/2013. Como principais conclusões destacam-se as seguintes: a) verificou-se que existe uma relação positiva (sobretudo a nível das representações) dos inquiridos com a Educação ao Longo da Vida; b) as intenções e as práticas se diferenciam quando relacionadas com o grau de qualificação dos inquiridos; c) ausência de práticas de formação nas organizações onde desempenham suas funções; d) as línguas são o tipo de formação de maior interesse da comunidade inquirida.This research work titled "Brazilian Immigrants and Lifelong Education" aims to understand the different types of relationship that this population establishes with the Education and Training in Portugal and the variables that interfere in this relationship. For this purpose, a questionnaire was applied to the adult Brazilian immigrants that, within a given period of time, sought the Professional Insertion Office (GIP) of Brazilian House in Lisbon between Novembro/2012 and Agosto/2013. As main conclusions highlights include the following: a) it was found that there is a positive relationship (especially at the level of representations) of respondents with Lifelong Education; b) the intentions and practices differ when related to the degree of qualification of respondents; c) lack of training practices in organizations where they perform their functions; d) languages are the type of training of interest in the reporting community.2014-05-22T11:00:20Z2013-11-20T00:00:00Z2013-11-202013-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7330TID:201022931porSilva, Vagner Gonçalves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:09Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:56.562669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida
title Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida
spellingShingle Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida
Silva, Vagner Gonçalves da
Educação ao longo da vida
Formação
Adulto
Imigrantes brasileiros
Integração
Lifelong education
Training
Adult
Brazilian immigrants
Integration
title_short Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida
title_full Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida
title_fullStr Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida
title_full_unstemmed Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida
title_sort Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida
author Silva, Vagner Gonçalves da
author_facet Silva, Vagner Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vagner Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ao longo da vida
Formação
Adulto
Imigrantes brasileiros
Integração
Lifelong education
Training
Adult
Brazilian immigrants
Integration
topic Educação ao longo da vida
Formação
Adulto
Imigrantes brasileiros
Integração
Lifelong education
Training
Adult
Brazilian immigrants
Integration
description Este trabalho de investigação intitulado Os Imigrantes Brasileiros em Portugal e a Educação ao Longo da Vida pretende compreender os diferentes tipos de relação que esta população estabelece com a Educação e Formação em Portugal e as variáveis que interferem nessa relação. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário aos adultos imigrantes brasileiros que procuraram o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Casa do Brasil em Lisboa entre Novembro/2012 e Agosto/2013. Como principais conclusões destacam-se as seguintes: a) verificou-se que existe uma relação positiva (sobretudo a nível das representações) dos inquiridos com a Educação ao Longo da Vida; b) as intenções e as práticas se diferenciam quando relacionadas com o grau de qualificação dos inquiridos; c) ausência de práticas de formação nas organizações onde desempenham suas funções; d) as línguas são o tipo de formação de maior interesse da comunidade inquirida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-20T00:00:00Z
2013-11-20
2013-09
2014-05-22T11:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/7330
TID:201022931
url http://hdl.handle.net/10071/7330
identifier_str_mv TID:201022931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134727991459840