A fé, a imagem e as formas : a iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus da Matosinhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/57400 |
Resumo: | A Presente Dissertação de Mestrado em Historia da Arte portuguesa tem como tema "A Fé, a Imagem e as formas. A Iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus de Matosinhos ". Este estudo resulta da investigação que traçamos ao longo do último ano acerca da imagem do Bom Jesus de Matosinhos, o seu culto e a obra de talha dourada encomendada para enquadrar esta imagem e enaltecer o seu culto, temas que expomos ao longo de três capítulos No primeiro capitulo, partindo do estudo da lenda e da iconografia da imagem do Bom Jesus de Matosinhos, promovemos uma ligeira abordagem acerca da crucificação do Senhor entre os Seculos V e XII, conseguimos comprovar as visíveis influencias da iconografia da "Crucificação Simbólica" francesa do século XII presentes na imagem do Bom Jesus. A nossa reflexão permitiu elucidar a relação intrínseca entre os conceitos de Fé, de imagem e das formas. No segundo capitulo, e após o estudo iconográfico e iconológico da imagem do Bom Jesus esclarecemos os contornos da encomenda das obras de talha dos altares da igreja do Bom Jesus, descrevendo os três ciclos de obras, compreendidos entre 1579 e 1775, apontando os encomendantes das obras, os mestres que as executaram e as respectivas obras de talha. Este estudo foi sempre direccionado com o intuito de tentarmos esclarecer a origem e inspiração de todas as formas presentes nos retábulos. O terceiro capitulo e dedicado inteiramente ao estudo da iconografia da talha dourada da igreja de Matosinhos. Iniciamos este capítulo com uma breve exposição da influência da expressão e originalidade da talha portuense e dos seus mestres na execução da talha dourada da igreja que e inteiramente dedicada à imagem do Bom Jesus. [...] |
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