A fé, a imagem e as formas : a iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus da Matosinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Liliana Maria Pereira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/57400
Resumo: A Presente Dissertação de Mestrado em Historia da Arte portuguesa tem como tema "A Fé, a Imagem e as formas. A Iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus de Matosinhos ". Este estudo resulta da investigação que traçamos ao longo do último ano acerca da imagem do Bom Jesus de Matosinhos, o seu culto e a obra de talha dourada encomendada para enquadrar esta imagem e enaltecer o seu culto, temas que expomos ao longo de três capítulos No primeiro capitulo, partindo do estudo da lenda e da iconografia da imagem do Bom Jesus de Matosinhos, promovemos uma ligeira abordagem acerca da crucificação do Senhor entre os Seculos V e XII, conseguimos comprovar as visíveis influencias da iconografia da "Crucificação Simbólica" francesa do século XII presentes na imagem do Bom Jesus. A nossa reflexão permitiu elucidar a relação intrínseca entre os conceitos de Fé, de imagem e das formas. No segundo capitulo, e após o estudo iconográfico e iconológico da imagem do Bom Jesus esclarecemos os contornos da encomenda das obras de talha dos altares da igreja do Bom Jesus, descrevendo os três ciclos de obras, compreendidos entre 1579 e 1775, apontando os encomendantes das obras, os mestres que as executaram e as respectivas obras de talha. Este estudo foi sempre direccionado com o intuito de tentarmos esclarecer a origem e inspiração de todas as formas presentes nos retábulos. O terceiro capitulo e dedicado inteiramente ao estudo da iconografia da talha dourada da igreja de Matosinhos. Iniciamos este capítulo com uma breve exposição da influência da expressão e originalidade da talha portuense e dos seus mestres na execução da talha dourada da igreja que e inteiramente dedicada à imagem do Bom Jesus. [...]
id RCAP_4f92f3a91154889ad0871e2a74a0fd97
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/57400
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A fé, a imagem e as formas : a iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus da MatosinhosBom Jesus de MatosinhosIconografiaTalha douradaA Presente Dissertação de Mestrado em Historia da Arte portuguesa tem como tema "A Fé, a Imagem e as formas. A Iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus de Matosinhos ". Este estudo resulta da investigação que traçamos ao longo do último ano acerca da imagem do Bom Jesus de Matosinhos, o seu culto e a obra de talha dourada encomendada para enquadrar esta imagem e enaltecer o seu culto, temas que expomos ao longo de três capítulos No primeiro capitulo, partindo do estudo da lenda e da iconografia da imagem do Bom Jesus de Matosinhos, promovemos uma ligeira abordagem acerca da crucificação do Senhor entre os Seculos V e XII, conseguimos comprovar as visíveis influencias da iconografia da "Crucificação Simbólica" francesa do século XII presentes na imagem do Bom Jesus. A nossa reflexão permitiu elucidar a relação intrínseca entre os conceitos de Fé, de imagem e das formas. No segundo capitulo, e após o estudo iconográfico e iconológico da imagem do Bom Jesus esclarecemos os contornos da encomenda das obras de talha dos altares da igreja do Bom Jesus, descrevendo os três ciclos de obras, compreendidos entre 1579 e 1775, apontando os encomendantes das obras, os mestres que as executaram e as respectivas obras de talha. Este estudo foi sempre direccionado com o intuito de tentarmos esclarecer a origem e inspiração de todas as formas presentes nos retábulos. O terceiro capitulo e dedicado inteiramente ao estudo da iconografia da talha dourada da igreja de Matosinhos. Iniciamos este capítulo com uma breve exposição da influência da expressão e originalidade da talha portuense e dos seus mestres na execução da talha dourada da igreja que e inteiramente dedicada à imagem do Bom Jesus. [...]Porto : [Edição do Autor]20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/57400porSilva, Liliana Maria Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:47:43Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/57400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:47:47.922726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A fé, a imagem e as formas : a iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus da Matosinhos
title A fé, a imagem e as formas : a iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus da Matosinhos
spellingShingle A fé, a imagem e as formas : a iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus da Matosinhos
Silva, Liliana Maria Pereira da
Bom Jesus de Matosinhos
Iconografia
Talha dourada
title_short A fé, a imagem e as formas : a iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus da Matosinhos
title_full A fé, a imagem e as formas : a iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus da Matosinhos
title_fullStr A fé, a imagem e as formas : a iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus da Matosinhos
title_full_unstemmed A fé, a imagem e as formas : a iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus da Matosinhos
title_sort A fé, a imagem e as formas : a iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus da Matosinhos
author Silva, Liliana Maria Pereira da
author_facet Silva, Liliana Maria Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Liliana Maria Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Bom Jesus de Matosinhos
Iconografia
Talha dourada
topic Bom Jesus de Matosinhos
Iconografia
Talha dourada
description A Presente Dissertação de Mestrado em Historia da Arte portuguesa tem como tema "A Fé, a Imagem e as formas. A Iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus de Matosinhos ". Este estudo resulta da investigação que traçamos ao longo do último ano acerca da imagem do Bom Jesus de Matosinhos, o seu culto e a obra de talha dourada encomendada para enquadrar esta imagem e enaltecer o seu culto, temas que expomos ao longo de três capítulos No primeiro capitulo, partindo do estudo da lenda e da iconografia da imagem do Bom Jesus de Matosinhos, promovemos uma ligeira abordagem acerca da crucificação do Senhor entre os Seculos V e XII, conseguimos comprovar as visíveis influencias da iconografia da "Crucificação Simbólica" francesa do século XII presentes na imagem do Bom Jesus. A nossa reflexão permitiu elucidar a relação intrínseca entre os conceitos de Fé, de imagem e das formas. No segundo capitulo, e após o estudo iconográfico e iconológico da imagem do Bom Jesus esclarecemos os contornos da encomenda das obras de talha dos altares da igreja do Bom Jesus, descrevendo os três ciclos de obras, compreendidos entre 1579 e 1775, apontando os encomendantes das obras, os mestres que as executaram e as respectivas obras de talha. Este estudo foi sempre direccionado com o intuito de tentarmos esclarecer a origem e inspiração de todas as formas presentes nos retábulos. O terceiro capitulo e dedicado inteiramente ao estudo da iconografia da talha dourada da igreja de Matosinhos. Iniciamos este capítulo com uma breve exposição da influência da expressão e originalidade da talha portuense e dos seus mestres na execução da talha dourada da igreja que e inteiramente dedicada à imagem do Bom Jesus. [...]
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/57400
url http://hdl.handle.net/10216/57400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135795997573120