Os conceitos de velho e novo nos manifestos e textos doutrinários do primeiro modernismo português e da vanguarda histórica espanhola (1912-1925)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eduardo Belo Fonseca Gonçalves Rodrigues dos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15638
Resumo: As primeiras vanguardas literárias introduzem no contexto cultural europeu do início do século XX a proposta de uma ruptura completa e violenta com aquilo que era ainda representado pela literatura finíssecular. Importadas pelas literaturas peninsulares, aquelas vanguardas aparecem como uma alternativa original que é rapidamente absorvida e de tal modo desenvolvida e explorada que marcará indiscutivelmente todo o período literário seguinte. Compreender a literatura da primeira metade do século XX exige, pois, igual compreensão das primeiras vanguardas. Assim, o objectivo desta dissertação é o de estudar em que consistem concretamente os critérios de Novo e Velho nos textos doutrinários produzidos por cada uma daquelas literaturas nacionais, no período compreendido entre 1912 e 1925. Uma vez que estes conceitos não podem ser considerados senão à luz da sua relatividade, reservamos a primeira parte do nosso estudo à contextualização e periodização históricas e artísticas das primeiras vanguardas literárias europeias e peninsulares. Procede-se aqui à caracterização do Modernismo hispânico, geração de "98", Simbolismo, Neorromantismo e Saudosismo, daí ressalvando os pontos que as vanguardas posteriormente rejeitarão ou aproveitarão. Segue-se a necessária análise do nascimento dos novos movimentos literários europeus, suas propostas e objectivos, bem como a sua recepção e integração no meio artístico peninsular. O interesse reside, nesta fase, sobretudo no estudo da tradução e produção dos textos sobre o tema que vão surgindo nas publicações literárias da época e o seu impacto sobre os respectivos meios intelectuais, nomeadamente no que diz respeito à génese das principais vanguardas literárias peninsulares: Sensacionismo, movimento futurista português, Creacionismo e Ultraísmo. Na segunda parte, é apresentado tipológica e cronologicamente o corpus de trabalho que inclui os textos julgados mais representativos para a questão abordada, de modo a permitir a posterior análise das suas propostas estéticas mais relevantes e distintivas relativamente às literaturas vigentes e anteriores. O objectivo é aí proceder à selecção do que é classificado pelos próprios autores daqueles textos de Novo ou Velho para, no exercício comparatista subsequente, se concluir ou não pela hipotética veracidade dessa classificação. /***Abstract - The first literary avant-gardes introduce the European cultural context of the early 201h century the proposal of a complete and violent rupture with what the official literature of the and of the 10 century still stood for. Concerning the Peninsular literatures, those movements are seen as an original alternative that is quickly absorbed, and eventually developed and explored in such way that it will definitely influence the whole following literary period. Understanding the literature of the first half of the 20 century demands, therefore, a similar understanding of the first avant-gardes. Thus, the aim of this thesis is to study what the criterions of New and Old really consist on, in the doctrinal texts that each one of the quoted national literatures produced between 1912 and 1925. Because those, concepts can only be studied according to their relative nature, the first section of our essay concerns the historical and artistic context and periodization of the first European and Peninsular literary avant-gardes. Accordingly, in these first chapters, the Hispanic Modernism, the Generation of "98", Symbolism, NeoRomanticism and Saudosism are characterized, giving special attention to the issues which the avant-gardes will later deny or accept. Following, the necessary analysis of the uprising of the new European literary movements is dope, focusing on their proposals and objectives, as well as on their reception and assimilation by the peninsular artistic environment. The interest, in this phase, remains mainly in the study of the translations and original doctrinal texts about this theme that are published in the literary press of that period, and their impact on each intellectual, environment, namely concerning the genesis of the main Peninsular literary avant-gardes – Sensationism, Portuguese Futurism, Creationism and Ultraism. In the second part, the corpus is typologically and chronologically presented. It includes the most representative texts of the matter under study, on which a further analysis of their most relevant and distinctive aesthetic proposals will rely. Our aim is to select what the authors of those texts consider to be new or old in their literature, in order to verify, through a comparatist method, how authentic their originality truly is. /***Résumé - Les premières avant-gardes littéraires introduisent dans le contexte cultural européen du début du siècle XX la proposition d'une rupture complète et violente avec ce qui était encore représenté par la littérature de la fin du siècle XIX. Dans le cas des littératures péninsulaires, ces avant-gardes apparaissent comme une alternative originale et actuelle qui est rapidement absorbée et de telle manière développée et explorée qu'elle marquera indiscutablement toute la période littéraire suivante. Comprendre la littérature de la première moitié du siècle XX exige, donc, égale compréhension des premières avant-gardes. Ainsi, l’objectif de cette dissertation est d'étudier à quoi consistent concrètement les critères de Nouveau et de Vieux dans les textes doctrinaux produits par chacune de ces littératures nationales, dans la période comprise entre 1912 et 1925. Car ces concepts ne peuvent pas être considérés autrement qu'à la lumière de sa relativité, nous réservons la première partie de notre étude à la contextualisation et périodisation historique et artistique des premières avant-gardes littéraires européennes et péninsulaires. On procède, ici, à la caractérisation de Modernisme hispanique, génération de "98", Symbolisme, Néoromantisme et Saudosismo, en mettant en évidence les points que les avant-gardes ultérieurement rejetteront ou accepteront. 11 se suit la nécessaire analyse de la naissance des nouveaux mouvements littéraires européens, leurs propositions et objectifs, ainsi que sa réception et intégration dans le milieu artistique péninsulaire. L'intérêt habite, dans cette phase, surtout dans l’étude de la traduction et de la production des textes sur ce thème qui apparaissent dans les publications littéraires du temps et leur impact sur les respectifs milieux intellectuels, notamment en ce qui concerne la genèse des principales avant-gardes littéraires péninsulaires: Sensationnisme, mouvement futuriste portugais, Créacionisme et Ultraísme. Dans la deuxième partie, on présente typologique et chronologiquement le corpus du travail qui inclut les textes jugés les plus représentatifs sur la question abordée, afin de permettre la postérieure analyse de leurs propositions esthétiques plus importantes et distinctives à 1'égard des littératures contemporaines et précédentes. L'objectif est de procéder à la sélection de ce qui est classé par les auteurs de ces textes comme Nouveau ou Vieux pour que l’on puisse (ou pas), dans l’exercice comparatiste ultérieur, conclure sur 1'hypothétique véracité de ce classement.
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Uma vez que estes conceitos não podem ser considerados senão à luz da sua relatividade, reservamos a primeira parte do nosso estudo à contextualização e periodização históricas e artísticas das primeiras vanguardas literárias europeias e peninsulares. Procede-se aqui à caracterização do Modernismo hispânico, geração de "98", Simbolismo, Neorromantismo e Saudosismo, daí ressalvando os pontos que as vanguardas posteriormente rejeitarão ou aproveitarão. Segue-se a necessária análise do nascimento dos novos movimentos literários europeus, suas propostas e objectivos, bem como a sua recepção e integração no meio artístico peninsular. O interesse reside, nesta fase, sobretudo no estudo da tradução e produção dos textos sobre o tema que vão surgindo nas publicações literárias da época e o seu impacto sobre os respectivos meios intelectuais, nomeadamente no que diz respeito à génese das principais vanguardas literárias peninsulares: Sensacionismo, movimento futurista português, Creacionismo e Ultraísmo. Na segunda parte, é apresentado tipológica e cronologicamente o corpus de trabalho que inclui os textos julgados mais representativos para a questão abordada, de modo a permitir a posterior análise das suas propostas estéticas mais relevantes e distintivas relativamente às literaturas vigentes e anteriores. O objectivo é aí proceder à selecção do que é classificado pelos próprios autores daqueles textos de Novo ou Velho para, no exercício comparatista subsequente, se concluir ou não pela hipotética veracidade dessa classificação. /***Abstract - The first literary avant-gardes introduce the European cultural context of the early 201h century the proposal of a complete and violent rupture with what the official literature of the and of the 10 century still stood for. Concerning the Peninsular literatures, those movements are seen as an original alternative that is quickly absorbed, and eventually developed and explored in such way that it will definitely influence the whole following literary period. Understanding the literature of the first half of the 20 century demands, therefore, a similar understanding of the first avant-gardes. Thus, the aim of this thesis is to study what the criterions of New and Old really consist on, in the doctrinal texts that each one of the quoted national literatures produced between 1912 and 1925. Because those, concepts can only be studied according to their relative nature, the first section of our essay concerns the historical and artistic context and periodization of the first European and Peninsular literary avant-gardes. Accordingly, in these first chapters, the Hispanic Modernism, the Generation of "98", Symbolism, NeoRomanticism and Saudosism are characterized, giving special attention to the issues which the avant-gardes will later deny or accept. Following, the necessary analysis of the uprising of the new European literary movements is dope, focusing on their proposals and objectives, as well as on their reception and assimilation by the peninsular artistic environment. The interest, in this phase, remains mainly in the study of the translations and original doctrinal texts about this theme that are published in the literary press of that period, and their impact on each intellectual, environment, namely concerning the genesis of the main Peninsular literary avant-gardes – Sensationism, Portuguese Futurism, Creationism and Ultraism. In the second part, the corpus is typologically and chronologically presented. It includes the most representative texts of the matter under study, on which a further analysis of their most relevant and distinctive aesthetic proposals will rely. Our aim is to select what the authors of those texts consider to be new or old in their literature, in order to verify, through a comparatist method, how authentic their originality truly is. /***Résumé - Les premières avant-gardes littéraires introduisent dans le contexte cultural européen du début du siècle XX la proposition d'une rupture complète et violente avec ce qui était encore représenté par la littérature de la fin du siècle XIX. Dans le cas des littératures péninsulaires, ces avant-gardes apparaissent comme une alternative originale et actuelle qui est rapidement absorbée et de telle manière développée et explorée qu'elle marquera indiscutablement toute la période littéraire suivante. Comprendre la littérature de la première moitié du siècle XX exige, donc, égale compréhension des premières avant-gardes. Ainsi, l’objectif de cette dissertation est d'étudier à quoi consistent concrètement les critères de Nouveau et de Vieux dans les textes doctrinaux produits par chacune de ces littératures nationales, dans la période comprise entre 1912 et 1925. Car ces concepts ne peuvent pas être considérés autrement qu'à la lumière de sa relativité, nous réservons la première partie de notre étude à la contextualisation et périodisation historique et artistique des premières avant-gardes littéraires européennes et péninsulaires. On procède, ici, à la caractérisation de Modernisme hispanique, génération de "98", Symbolisme, Néoromantisme et Saudosismo, en mettant en évidence les points que les avant-gardes ultérieurement rejetteront ou accepteront. 11 se suit la nécessaire analyse de la naissance des nouveaux mouvements littéraires européens, leurs propositions et objectifs, ainsi que sa réception et intégration dans le milieu artistique péninsulaire. L'intérêt habite, dans cette phase, surtout dans l’étude de la traduction et de la production des textes sur ce thème qui apparaissent dans les publications littéraires du temps et leur impact sur les respectifs milieux intellectuels, notamment en ce qui concerne la genèse des principales avant-gardes littéraires péninsulaires: Sensationnisme, mouvement futuriste portugais, Créacionisme et Ultraísme. Dans la deuxième partie, on présente typologique et chronologiquement le corpus du travail qui inclut les textes jugés les plus représentatifs sur la question abordée, afin de permettre la postérieure analyse de leurs propositions esthétiques plus importantes et distinctives à 1'égard des littératures contemporaines et précédentes. L'objectif est de procéder à la sélection de ce qui est classé par les auteurs de ces textes comme Nouveau ou Vieux pour que l’on puisse (ou pas), dans l’exercice comparatiste ultérieur, conclure sur 1'hypothétique véracité de ce classement.Universidade de Évora2015-09-01T13:55:32Z2015-09-012005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15638http://hdl.handle.net/10174/15638pordep. 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Uma vez que estes conceitos não podem ser considerados senão à luz da sua relatividade, reservamos a primeira parte do nosso estudo à contextualização e periodização históricas e artísticas das primeiras vanguardas literárias europeias e peninsulares. Procede-se aqui à caracterização do Modernismo hispânico, geração de "98", Simbolismo, Neorromantismo e Saudosismo, daí ressalvando os pontos que as vanguardas posteriormente rejeitarão ou aproveitarão. Segue-se a necessária análise do nascimento dos novos movimentos literários europeus, suas propostas e objectivos, bem como a sua recepção e integração no meio artístico peninsular. O interesse reside, nesta fase, sobretudo no estudo da tradução e produção dos textos sobre o tema que vão surgindo nas publicações literárias da época e o seu impacto sobre os respectivos meios intelectuais, nomeadamente no que diz respeito à génese das principais vanguardas literárias peninsulares: Sensacionismo, movimento futurista português, Creacionismo e Ultraísmo. Na segunda parte, é apresentado tipológica e cronologicamente o corpus de trabalho que inclui os textos julgados mais representativos para a questão abordada, de modo a permitir a posterior análise das suas propostas estéticas mais relevantes e distintivas relativamente às literaturas vigentes e anteriores. O objectivo é aí proceder à selecção do que é classificado pelos próprios autores daqueles textos de Novo ou Velho para, no exercício comparatista subsequente, se concluir ou não pela hipotética veracidade dessa classificação. /***Abstract - The first literary avant-gardes introduce the European cultural context of the early 201h century the proposal of a complete and violent rupture with what the official literature of the and of the 10 century still stood for. Concerning the Peninsular literatures, those movements are seen as an original alternative that is quickly absorbed, and eventually developed and explored in such way that it will definitely influence the whole following literary period. Understanding the literature of the first half of the 20 century demands, therefore, a similar understanding of the first avant-gardes. Thus, the aim of this thesis is to study what the criterions of New and Old really consist on, in the doctrinal texts that each one of the quoted national literatures produced between 1912 and 1925. Because those, concepts can only be studied according to their relative nature, the first section of our essay concerns the historical and artistic context and periodization of the first European and Peninsular literary avant-gardes. Accordingly, in these first chapters, the Hispanic Modernism, the Generation of "98", Symbolism, NeoRomanticism and Saudosism are characterized, giving special attention to the issues which the avant-gardes will later deny or accept. Following, the necessary analysis of the uprising of the new European literary movements is dope, focusing on their proposals and objectives, as well as on their reception and assimilation by the peninsular artistic environment. The interest, in this phase, remains mainly in the study of the translations and original doctrinal texts about this theme that are published in the literary press of that period, and their impact on each intellectual, environment, namely concerning the genesis of the main Peninsular literary avant-gardes – Sensationism, Portuguese Futurism, Creationism and Ultraism. In the second part, the corpus is typologically and chronologically presented. It includes the most representative texts of the matter under study, on which a further analysis of their most relevant and distinctive aesthetic proposals will rely. Our aim is to select what the authors of those texts consider to be new or old in their literature, in order to verify, through a comparatist method, how authentic their originality truly is. /***Résumé - Les premières avant-gardes littéraires introduisent dans le contexte cultural européen du début du siècle XX la proposition d'une rupture complète et violente avec ce qui était encore représenté par la littérature de la fin du siècle XIX. Dans le cas des littératures péninsulaires, ces avant-gardes apparaissent comme une alternative originale et actuelle qui est rapidement absorbée et de telle manière développée et explorée qu'elle marquera indiscutablement toute la période littéraire suivante. Comprendre la littérature de la première moitié du siècle XX exige, donc, égale compréhension des premières avant-gardes. Ainsi, l’objectif de cette dissertation est d'étudier à quoi consistent concrètement les critères de Nouveau et de Vieux dans les textes doctrinaux produits par chacune de ces littératures nationales, dans la période comprise entre 1912 et 1925. Car ces concepts ne peuvent pas être considérés autrement qu'à la lumière de sa relativité, nous réservons la première partie de notre étude à la contextualisation et périodisation historique et artistique des premières avant-gardes littéraires européennes et péninsulaires. On procède, ici, à la caractérisation de Modernisme hispanique, génération de "98", Symbolisme, Néoromantisme et Saudosismo, en mettant en évidence les points que les avant-gardes ultérieurement rejetteront ou accepteront. 11 se suit la nécessaire analyse de la naissance des nouveaux mouvements littéraires européens, leurs propositions et objectifs, ainsi que sa réception et intégration dans le milieu artistique péninsulaire. L'intérêt habite, dans cette phase, surtout dans l’étude de la traduction et de la production des textes sur ce thème qui apparaissent dans les publications littéraires du temps et leur impact sur les respectifs milieux intellectuels, notamment en ce qui concerne la genèse des principales avant-gardes littéraires péninsulaires: Sensationnisme, mouvement futuriste portugais, Créacionisme et Ultraísme. Dans la deuxième partie, on présente typologique et chronologiquement le corpus du travail qui inclut les textes jugés les plus représentatifs sur la question abordée, afin de permettre la postérieure analyse de leurs propositions esthétiques plus importantes et distinctives à 1'égard des littératures contemporaines et précédentes. L'objectif est de procéder à la sélection de ce qui est classé par les auteurs de ces textes comme Nouveau ou Vieux pour que l’on puisse (ou pas), dans l’exercice comparatiste ultérieur, conclure sur 1'hypothétique véracité de ce classement.
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