Indisciplina, stress e coping

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Helena dos Santos Marques de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5096
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
id RCAP_4faceae048034304148dd41cff065fde
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Indisciplina, stress e copingIndisciplina escolarStress (Psicologia)CopingTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011O presente estudo foi realizado com o propósito de analisar as relações entre as vivências de indisciplina, o stress e o coping em crianças e jovens no contexto escolar, de forma a compreender em que medida a indisciplina reflecte o uso inadequado de estratégias de coping. Pretendeu-se simultaneamente aceder às representações dos alunos sobre a indisciplina e respectivas atribuições causais, identificar os sintomas percebidos e as estratégias de coping tidas como funcionais. A amostra integrou 12 crianças e adolescentes do 2º ciclo, com as quais se realizaram entrevistas de grupo focal, entrevistas individuais e aplicaram questionários de auto-relato. Os resultados obtidos indicaram que os comportamentos mais representativos de indisciplina são: o desrespeito, a violência física e a infracção às regras de sala de aula, os quais são atribuíveis a expectativas de fracasso face ao desempenho académico e a dificuldades relacionais. As causas de indisciplina são simultaneamente factores desencadeantes de vivências stressantes, o que traduz que a indisciplina decorre de uma experiência prévia de stress que facilita a emergência de comportamentos que se expressam através de procedimentos de coping desajustados ou de reacções agressivas. A vivência de situações stressantes desencadeia sintomas emocionais e comportamentais, aos quais se associam sintomas físicos quando a experiência de stress é mais intensa. A “distracção cognitivo - comportamental” e o “coping activo” são as estratégias mais utilizadas e consideradas mais eficazes para lidar com situações stressantes, verificando-se no entanto que a sua utilização pode não estar estrategicamente ajustada à natureza do stressor e/ ou ao propósito de evitar comportamentos de indisciplina. Desta forma, estão criadas as condições para a manutenção de elevados factores de stress que comprometem o processo adaptativo dos alunos. Os resultados obtidos apoiam a necessidade de aplicar nas escolas, actividades de treino de competências de coping e actividades de compreensão do stress.This study was conducted in order to analyze the relationships between the experiences of indiscipline, stress and coping in children and young people in school settings, and to understand the extent to which indiscipline reflects the inappropriate use of coping strategies. It was also intended to access students’ representations and causal attributions for indiscipline, perceived symptoms of stress and coping strategies believed to be functional. Twelve 5 th and 6th grade students answered to focus group interviews, individual interviews and self-report questionnaires. Results showed that, according to participants, the most representative disruptive behaviors are: disrespect, physical violence and violation, of classroom rules which they attribute to expectations of failure to meet academic performance and relational difficulties. These factors are also triggers for stressful experiences, showing that indiscipline stems from previous experiences of stress that facilitate the emergence of maladaptive coping behaviors or aggressive reactions. The experience of stressful situations triggers emotional and behavioral symptoms, and also physical symptoms when the stressful experience is more intense. The "cognitive – behavioral distraction" and "active” coping strategies are the most widely used and considered more effective in dealing with stressful situations, although their use may not be strategically adjusted to the nature of the stressors and / or to teachers´ purpose to prevent disruptive behaviors. Thus, conditions do exist for the maintenance of high stressful factors that threatens students’ adaptive processes. The results support the need to implement, in school settings, coping skills training and activities to understand stress processes.Pinto, Alexandra Marques, 1963-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Maria Helena dos Santos Marques de2012-01-31T17:30:04Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5096porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:35.892608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina, stress e coping
title Indisciplina, stress e coping
spellingShingle Indisciplina, stress e coping
Almeida, Maria Helena dos Santos Marques de
Indisciplina escolar
Stress (Psicologia)
Coping
Teses de mestrado - 2011
title_short Indisciplina, stress e coping
title_full Indisciplina, stress e coping
title_fullStr Indisciplina, stress e coping
title_full_unstemmed Indisciplina, stress e coping
title_sort Indisciplina, stress e coping
author Almeida, Maria Helena dos Santos Marques de
author_facet Almeida, Maria Helena dos Santos Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Alexandra Marques, 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Helena dos Santos Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina escolar
Stress (Psicologia)
Coping
Teses de mestrado - 2011
topic Indisciplina escolar
Stress (Psicologia)
Coping
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-31T17:30:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5096
url http://hdl.handle.net/10451/5096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193770299392