Do mero incumprimento de norma legal ordinária à adequação ao crime
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/14036 |
Resumo: | O presente estudo visa compreender se a responsabilidade criminal prevista no artigo 11.º da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, na sua atual redação, inerente à violação de regras relativas a assunção de compromissos por entidades públicas, suscita ou preenche o tipo legal de peculato. O uso de cartão de crédito titulado a entidade pública e utilizado por titular de cargo político parece-nos incumprir com a norma legal de assunção de compromissos no âmbito das despesas públicas e, por conseguinte, configurar responsabilidade do agente. O estudo a que nos propomos preconiza averiguar se aquela violação de norma configura responsabilidade criminal e se esta corresponde ao tipo legal de peculato. Este estudo é desenvolvido através da exposição de motivos, seguida do enquadramento conceptual e de reflexão crítica. |
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Do mero incumprimento de norma legal ordinária à adequação ao crimeDIREITODIREITO PENALRESPONSABILIDADE CRIMINALESTADOCÓDIGO PENALPECULATOLAWCRIMINAL LAWCRIMINAL LIABILITYSTATEPENAL CODEPECULATIONO presente estudo visa compreender se a responsabilidade criminal prevista no artigo 11.º da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, na sua atual redação, inerente à violação de regras relativas a assunção de compromissos por entidades públicas, suscita ou preenche o tipo legal de peculato. O uso de cartão de crédito titulado a entidade pública e utilizado por titular de cargo político parece-nos incumprir com a norma legal de assunção de compromissos no âmbito das despesas públicas e, por conseguinte, configurar responsabilidade do agente. O estudo a que nos propomos preconiza averiguar se aquela violação de norma configura responsabilidade criminal e se esta corresponde ao tipo legal de peculato. Este estudo é desenvolvido através da exposição de motivos, seguida do enquadramento conceptual e de reflexão crítica.Edições Universitárias Lusófonas2023-07-10T11:17:20Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14036por2182-6900Correia, Vítor Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T01:32:08Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:31.481332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo visa compreender se a responsabilidade criminal prevista no artigo 11.º da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, na sua atual redação, inerente à violação de regras relativas a assunção de compromissos por entidades públicas, suscita ou preenche o tipo legal de peculato. O uso de cartão de crédito titulado a entidade pública e utilizado por titular de cargo político parece-nos incumprir com a norma legal de assunção de compromissos no âmbito das despesas públicas e, por conseguinte, configurar responsabilidade do agente. O estudo a que nos propomos preconiza averiguar se aquela violação de norma configura responsabilidade criminal e se esta corresponde ao tipo legal de peculato. Este estudo é desenvolvido através da exposição de motivos, seguida do enquadramento conceptual e de reflexão crítica. |
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