Verificação numérica e experimental de estrutura autoportante para elevadores do tipo HOMELIFT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12446 |
Resumo: | Os ascensores para habitações são hoje em dia uma máquina imprescindível na nossa sociedade. Quando é projetada uma moradia, um edifício de apartamentos para habitações ou escritórios, é obrigatório por lei que este esteja equipado com acessos a pessoas com mobilidade condicionada em que usualmente é utilizado o ascensor para permitir o acesso. Esta indústria oferece também equipamentos para moradias ou requalificações de pequenos edifícios antigos que não foram equipados originalmente com ascensores. Quer por comodidade, ou por acesso a pessoas com mobilidade condicionada, este produto é cada vez mais procurado para instalação em habitações, neste caso os fabricantes oferecem um produto dedicado: o homelift. Neste trabalho foi realizado um estudo da estrutura autoportante de um elevador do tipo homelift da empresa GRUPNOR® . Este tipo de elevadores é normalmente instalado em habitações, com capacidade para 5 pessoas e até 4 pisos. O trabalho centrou-se na avaliação do comportamento da estrutura autoportante que suporta este tipo de equipamento. Esta estrutura é indispensável quando não existe uma caixa em alvenaria específica para a sua montagem. Não foram abordados os aspetos do sistema de elevação, central hidráulica nem o sistema de suspensão. A estrutura autoportante desenvolvida pela GRUPNOR® para os homelifts utiliza perfis enformados a frio pelas vantagens que confere na flexibilidade de diferentes combinações e por este ser o principal processo de fabrico utilizado pela empresa. Depois de executado o levantamento da estrutura existente, foram avaliados diferentes casos de carga recorrendo aos elementos finitos. Foi realizado um programa de ensaios para determinar a carga crítica à encurvadura dos perfis abertos utilizados como pilares. Concluiu-se pelo bom desempenho do produto com indicação de pontos sensíveis passiveis de melhoria. |
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