Empoderamento de cuidadores de crianças com asma em contexto escolar: implementação e avaliação do projeto ECCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Lucinda Manuela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2554
Resumo: O presente estudo de investigação decorre da implementação inicial do projeto “ECCA – Empoderamento de Cuidadores de Crianças com Asma” e visa avaliar os ganhos em conhecimentos, no âmbito da Asma Brônquica, inerentes a um programa de educação terapêutica estruturada. Pretende-se ainda: identificar aspetos lacunares nos conhecimentos, avaliar a satisfação e adequação do programa na perspetiva dos utilizadores. Trata-se de um estudo de tipo “quasi-experimental”, em que um grupo de intervenção (GI) constituído por 23 Professores (Prof.) e 8 Assistentes Operacionais (AO), do ensino pré-escolar e 1º ciclo de ensino básico, dos Agrupamentos de Escolas (AE) de Fragoso, Alcaides Faria e Vila Cova, foi alvo do referido programa. O grupo de comparação (GC), sem qualquer intervenção neste âmbito, é constituído por 19 Prof. e 7 AO do AE Gonçalo Nunes. Procedeu-se à avaliação inicial e final, em ambos os grupos, com recurso a 4 Instrumentos: Questionário sociodemográfico, Questionário de conhecimentos sobre Asma (Asthma Knowledge Questionnaire - AKQ); Questionário de avaliação da adequação do programa e Questionário de satisfação. A amostra, constituída por 57 Prof. e AO, dos quais 31 são do GI e 26 do GC, é maioritariamente feminina (85,9%), com idade média ± desvio padrão 48,18 ± 9,97 anos, variando entre os 27 e os 62 anos, são casados (54,4%), têm o 12º ano (80% dos AO) e Licenciatura (92,9% dos Prof.). Em termos de conhecimentos sobre asma, verificou-se que as maiores lacunas correspondem a aspetos clínicos da doença, etiopatogenia e terapêutica e que o nível de conhecimentos dos AO é superior ao dos Prof., quer antes, quer depois da intervenção (GI M1: AO 58%; Prof. 57.9%; M2: AO 94%; Prof. 91,7%). Quando comparados os conhecimentos entre grupos, verificou-se que no GC não existiram diferenças estatísticas significativas (Prof: Wilcoxon= -0.435, p-value =0.664), (AO: Wilcoxon= -1,633, p-value = 0.102). No GI verificou-se um aumento de conhecimentos com diferenças estatísticas significativas após o programa de intervenção, quer entre Professores, (Wilcoxon= -4.203, p-value <0.001), quer com os AO (Wilcoxon= -2.527, p-value = 0.012), indicando a eficácia da intervenção a que foram sujeitos. Relativamente à satisfação percecionada com a intervenção, verifica-se, de uma forma geral, ainda que mais evidente nos AO, satisfação com a intervenção/projeto ECCA e adequação do programa. As conclusões permitem evidenciar, no imediato, a efetividade do projeto ECCA, contribuindo assim para a melhoria das respostas numa área prioritária das Necessidades de Saúde Especiais (NSE).
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O grupo de comparação (GC), sem qualquer intervenção neste âmbito, é constituído por 19 Prof. e 7 AO do AE Gonçalo Nunes. Procedeu-se à avaliação inicial e final, em ambos os grupos, com recurso a 4 Instrumentos: Questionário sociodemográfico, Questionário de conhecimentos sobre Asma (Asthma Knowledge Questionnaire - AKQ); Questionário de avaliação da adequação do programa e Questionário de satisfação. A amostra, constituída por 57 Prof. e AO, dos quais 31 são do GI e 26 do GC, é maioritariamente feminina (85,9%), com idade média ± desvio padrão 48,18 ± 9,97 anos, variando entre os 27 e os 62 anos, são casados (54,4%), têm o 12º ano (80% dos AO) e Licenciatura (92,9% dos Prof.). Em termos de conhecimentos sobre asma, verificou-se que as maiores lacunas correspondem a aspetos clínicos da doença, etiopatogenia e terapêutica e que o nível de conhecimentos dos AO é superior ao dos Prof., quer antes, quer depois da intervenção (GI M1: AO 58%; Prof. 57.9%; M2: AO 94%; Prof. 91,7%). Quando comparados os conhecimentos entre grupos, verificou-se que no GC não existiram diferenças estatísticas significativas (Prof: Wilcoxon= -0.435, p-value =0.664), (AO: Wilcoxon= -1,633, p-value = 0.102). No GI verificou-se um aumento de conhecimentos com diferenças estatísticas significativas após o programa de intervenção, quer entre Professores, (Wilcoxon= -4.203, p-value <0.001), quer com os AO (Wilcoxon= -2.527, p-value = 0.012), indicando a eficácia da intervenção a que foram sujeitos. Relativamente à satisfação percecionada com a intervenção, verifica-se, de uma forma geral, ainda que mais evidente nos AO, satisfação com a intervenção/projeto ECCA e adequação do programa. As conclusões permitem evidenciar, no imediato, a efetividade do projeto ECCA, contribuindo assim para a melhoria das respostas numa área prioritária das Necessidades de Saúde Especiais (NSE).This research study results from the initial implementation of the project “ECCA - Empowerment of Caregivers of Children with Asthma” and aims to assess the gains in knowledge, within the scope of Bronchial Asthma, inherent to a structured therapeutic education program. It is also intended to: identify gaps in knowledge, assess the satisfaction and adequacy of the program from the perspective of users. This is a quasi-experimental study, in which an intervention group (IG) consisting of 23 Teachers (Prof.) and 8 Operational Assistants (AO), from pre-school and 1st cycle of basic education, from the Fragoso, Alcaides Faria and Vila Cova School Groups (AE), was the target of this program. The comparison group (CG), without any intervention in this area, consists of 19 Prof. and 7 AO from AE Gonçalo Nunes. The initial and final evaluation was carried out in both groups, using 4 instruments: Sociodemographic questionnaire, Asthma Knowledge Questionnaire - AKQ; Questionnaire for assessing the adequacy of the program and Questionnaire for satisfaction. The sample, constituted by 57 Prof. and AO, of whom 31 are from the GI and 26 from the CG, are mostly female (85.9%), with a mean age ± standard deviation 48.18 ± 9.97 years, ranging between 27 and 62 years, are married (54.4%), have the 12th year (80% of the AO) and Licenciatura (92.9% of the Prof.). In terms of knowledge about asthma, it was found that the biggest gaps correspond to clinical aspects of the disease, etiopathogenesis and therapeutics and that the level of knowledge of OA is higher than that of Prof., either before or after the intervention (IG M1: AO 58%; Prof. 57.9%; M2: AO 94%; Prof. 91.7%). When comparing knowledge between groups, it was found that in the CG there were no statistically significant differences (Prof: Wilcoxon = -0.435, p-value = 0.664), (AO: Wilcoxon = -1.633, p-value = 0.102). In the IG, there was an increase in knowledge with statistically significant differences after the intervention program, either between Teachers, (Wilcoxon = -4.203, p-value <0.001), or with AO (Wilcoxon = -2.527, p-value = 0.012), indicating the effectiveness of the intervention to which they were subjected. Regarding the perceived satisfaction with the intervention, there is, in general, although more evident in the AO, satisfaction with the ECCA intervention / project and adequacy of the program. The conclusions make it possible to show, immediately, the effectiveness of the ECCA project, thus contributing to the improvement of responses in a priority area of Special Health Needs (NSE).2021-07-05T10:23:28Z2021-05-24T00:00:00Z2021-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2554TID:202736466porBarros, Lucinda Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:57Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2554Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:14.756903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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