As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/23506 |
Resumo: | Várias obras de pintura e desenho de Aurélia de Sousa (1866-1920) são estudadas a fim de se compreender os contextos da Academia Portuense de Belas Artes e da Academia Julian e esclarecer algumas questões de proveniência e datação. As diferenças entre as duas fases são também discutidas com base no estudo dos materiais utilizados» designadamente as telas» os estratos preparatórios aplicados a esses suportes e as tintas. |
id |
RCAP_4ffde2534e3f4bf7b3fdb42b5fa760b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23506 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de SousaAurélia de SousaAnatomy studiesAcademiesTechniqueMaterialsFigura humanaAcademiasTécnicaMateriaisVárias obras de pintura e desenho de Aurélia de Sousa (1866-1920) são estudadas a fim de se compreender os contextos da Academia Portuense de Belas Artes e da Academia Julian e esclarecer algumas questões de proveniência e datação. As diferenças entre as duas fases são também discutidas com base no estudo dos materiais utilizados» designadamente as telas» os estratos preparatórios aplicados a esses suportes e as tintas.A set of paintings and drawings from Aurélia de Sousa (1866-1920) are studied in order to understand the contexts of the O porto Academy of Fine Arts and of the Academy Julian» as also to enlighten some provenance and date uncertainties. Differences am ong both periods are also discussed based on a scientific study upon the materiais used on the paintings» namely» canvases, ground layers and pigments.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAguiar, MariaManuel, Ana CalvoCruz, António João2017-11-20T17:49:52Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23506porAGUIAR, Maria; MANUEL, Ana Calvo; CRUZ, António João - As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa. In III Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX “As academias de belas-artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: ensino, artistas, mecenas e coleções”, Lisboa, Portugal, 07-09 Novembro, 2016. - In NETO, Maria João; MATTA, Marize. (eds) - Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX: As academias de belas-artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: ensino, artistas, mecenas e coleções. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2016. ISBN 978-989-658-428-3. p. 225-2349789896584283info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:17.339323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa |
title |
As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa |
spellingShingle |
As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa Aguiar, Maria Aurélia de Sousa Anatomy studies Academies Technique Materials Figura humana Academias Técnica Materiais |
title_short |
As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa |
title_full |
As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa |
title_fullStr |
As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa |
title_full_unstemmed |
As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa |
title_sort |
As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa |
author |
Aguiar, Maria |
author_facet |
Aguiar, Maria Manuel, Ana Calvo Cruz, António João |
author_role |
author |
author2 |
Manuel, Ana Calvo Cruz, António João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Maria Manuel, Ana Calvo Cruz, António João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aurélia de Sousa Anatomy studies Academies Technique Materials Figura humana Academias Técnica Materiais |
topic |
Aurélia de Sousa Anatomy studies Academies Technique Materials Figura humana Academias Técnica Materiais |
description |
Várias obras de pintura e desenho de Aurélia de Sousa (1866-1920) são estudadas a fim de se compreender os contextos da Academia Portuense de Belas Artes e da Academia Julian e esclarecer algumas questões de proveniência e datação. As diferenças entre as duas fases são também discutidas com base no estudo dos materiais utilizados» designadamente as telas» os estratos preparatórios aplicados a esses suportes e as tintas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-11-20T17:49:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/23506 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/23506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
AGUIAR, Maria; MANUEL, Ana Calvo; CRUZ, António João - As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa. In III Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX “As academias de belas-artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: ensino, artistas, mecenas e coleções”, Lisboa, Portugal, 07-09 Novembro, 2016. - In NETO, Maria João; MATTA, Marize. (eds) - Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX: As academias de belas-artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: ensino, artistas, mecenas e coleções. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2016. ISBN 978-989-658-428-3. p. 225-234 9789896584283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131873638612992 |