As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Manuel, Ana Calvo, Cruz, António João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23506
Resumo: Várias obras de pintura e desenho de Aurélia de Sousa (1866-1920) são estudadas a fim de se compreender os contextos da Academia Portuense de Belas Artes e da Academia Julian e esclarecer algumas questões de proveniência e datação. As diferenças entre as duas fases são também discutidas com base no estudo dos materiais utilizados» designadamente as telas» os estratos preparatórios aplicados a esses suportes e as tintas.
id RCAP_4ffde2534e3f4bf7b3fdb42b5fa760b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de SousaAurélia de SousaAnatomy studiesAcademiesTechniqueMaterialsFigura humanaAcademiasTécnicaMateriaisVárias obras de pintura e desenho de Aurélia de Sousa (1866-1920) são estudadas a fim de se compreender os contextos da Academia Portuense de Belas Artes e da Academia Julian e esclarecer algumas questões de proveniência e datação. As diferenças entre as duas fases são também discutidas com base no estudo dos materiais utilizados» designadamente as telas» os estratos preparatórios aplicados a esses suportes e as tintas.A set of paintings and drawings from Aurélia de Sousa (1866-1920) are studied in order to understand the contexts of the O porto Academy of Fine Arts and of the Academy Julian» as also to enlighten some provenance and date uncertainties. Differences am ong both periods are also discussed based on a scientific study upon the materiais used on the paintings» namely» canvases, ground layers and pigments.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAguiar, MariaManuel, Ana CalvoCruz, António João2017-11-20T17:49:52Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23506porAGUIAR, Maria; MANUEL, Ana Calvo; CRUZ, António João - As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa. In III Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX “As academias de belas-artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: ensino, artistas, mecenas e coleções”, Lisboa, Portugal, 07-09 Novembro, 2016. - In NETO, Maria João; MATTA, Marize. (eds) - Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX: As academias de belas-artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: ensino, artistas, mecenas e coleções. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2016. ISBN 978-989-658-428-3. p. 225-2349789896584283info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:17.339323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa
title As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa
spellingShingle As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa
Aguiar, Maria
Aurélia de Sousa
Anatomy studies
Academies
Technique
Materials
Figura humana
Academias
Técnica
Materiais
title_short As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa
title_full As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa
title_fullStr As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa
title_full_unstemmed As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa
title_sort As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa
author Aguiar, Maria
author_facet Aguiar, Maria
Manuel, Ana Calvo
Cruz, António João
author_role author
author2 Manuel, Ana Calvo
Cruz, António João
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Maria
Manuel, Ana Calvo
Cruz, António João
dc.subject.por.fl_str_mv Aurélia de Sousa
Anatomy studies
Academies
Technique
Materials
Figura humana
Academias
Técnica
Materiais
topic Aurélia de Sousa
Anatomy studies
Academies
Technique
Materials
Figura humana
Academias
Técnica
Materiais
description Várias obras de pintura e desenho de Aurélia de Sousa (1866-1920) são estudadas a fim de se compreender os contextos da Academia Portuense de Belas Artes e da Academia Julian e esclarecer algumas questões de proveniência e datação. As diferenças entre as duas fases são também discutidas com base no estudo dos materiais utilizados» designadamente as telas» os estratos preparatórios aplicados a esses suportes e as tintas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-11-20T17:49:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23506
url http://hdl.handle.net/10400.14/23506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AGUIAR, Maria; MANUEL, Ana Calvo; CRUZ, António João - As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa. In III Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX “As academias de belas-artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: ensino, artistas, mecenas e coleções”, Lisboa, Portugal, 07-09 Novembro, 2016. - In NETO, Maria João; MATTA, Marize. (eds) - Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX: As academias de belas-artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: ensino, artistas, mecenas e coleções. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2016. ISBN 978-989-658-428-3. p. 225-234
9789896584283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131873638612992