The influence of olfactory marketing on client's loyalty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Sofia Mesquita Tavares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8016
Resumo: Este estudo liga dois grandes temas, o Marketing e o comportamento do consumidor. Mais detalhadamente implica duas vertentes interessantes dos temas anteriores, o Marketing Olfactivo e a lealdade do consumidor, respectivamente. O foco principal que se pretendeu avaliar nesta pesquisa foi perceber se o Marketing Olfactivo no ponto de venda tem influência na lealdade dos clientes. Esta pesquisa procurou recolher respostas para a questão que se apresenta nesta dissertação através da realização de um questionário Online. Toda a investigação teve como base os resultados obtidos através do questionário feito a uma amostra de 390 pessoas. O centro de investigação foi a cadeia de lojas Zara Home que pratica este tipo de Marketing. O requisito principal para responder a este questionário online via página da Zara Home do Facebook, era de o inquirido já ter realizado alguma compra neste grupo de lojas. Como não foi possível obter uma amostra aleatória optou-se por utilizar o processo de amostragem por conveniência. Após a realização do questionário, os resultados obtidos foram analisados chegando-se à conclusão que o Marketing Olfactivo tem influência na lealdade dos consumidores.
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