Café Cultural : a recuperação do "vintage" na era da contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ana Cristina Gouveia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21531
Resumo: A pós-modernidade foi um conceito cultural, filosófico e sociológico estabelecido e datado do último quartel do século XX, que emergiu na chamada sociedade pósindustrial. Foi um modo de estar e ser que criou novos intermediários sociais e culturais, de onde emergiu uma sociedade centrada no consumo. A contemporaneidade, também designada como pós-pós-modernidade, geração milénio ou era da tecnologia, surgiu no virar do milénio, e corresponde à geração atual centrada nos benefícios da tecnologia, cada vez mais individualista e com os modelos de sociabilidade alterados, comparativamente a gerações precedentes. O objetivo deste projeto é trazer a essência dos cafés culturais, para assim aproximar a sociedade de atividades culturais, sociedade tecnológica, na qual se torna importante criar hábitos culturais que causem também um desprendimento tecnológico, ainda que não total, pois a tecnologia e a interculturalidade podem ser uma combinação exequível e compatível. Nesse sentido, o objeto de estudo é a criação de um café cultural, onde através da combinação da tecnologia, cultura e sociabilidade na contemporaneidade, se possa recuperar a sociabilidade perdida pela tecnologia e aproveitar a ligação eficaz que se pode retirar dos binómios arte e tecnologia, indústrias criativas e culturais.
id RCAP_500fd932d609942d48f9eaa427924cde
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Café Cultural : a recuperação do "vintage" na era da contemporaneidadeCafésComunicaçãoContemporaneidadeCulturaIndústrias culturaisPós-modernidadeCafesCommunicationContemporaneityCultureCultural industriesPostmodernityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA pós-modernidade foi um conceito cultural, filosófico e sociológico estabelecido e datado do último quartel do século XX, que emergiu na chamada sociedade pósindustrial. Foi um modo de estar e ser que criou novos intermediários sociais e culturais, de onde emergiu uma sociedade centrada no consumo. A contemporaneidade, também designada como pós-pós-modernidade, geração milénio ou era da tecnologia, surgiu no virar do milénio, e corresponde à geração atual centrada nos benefícios da tecnologia, cada vez mais individualista e com os modelos de sociabilidade alterados, comparativamente a gerações precedentes. O objetivo deste projeto é trazer a essência dos cafés culturais, para assim aproximar a sociedade de atividades culturais, sociedade tecnológica, na qual se torna importante criar hábitos culturais que causem também um desprendimento tecnológico, ainda que não total, pois a tecnologia e a interculturalidade podem ser uma combinação exequível e compatível. Nesse sentido, o objeto de estudo é a criação de um café cultural, onde através da combinação da tecnologia, cultura e sociabilidade na contemporaneidade, se possa recuperar a sociabilidade perdida pela tecnologia e aproveitar a ligação eficaz que se pode retirar dos binómios arte e tecnologia, indústrias criativas e culturais.Post modernity was a cultural, philosophical and sociological concept established and dating from the last quarter of the 20th century, which emerged in the so-called postindustrial society. It was a way of being and be that created new social and cultural intermediaries, from which emerged a consumer-centric society. Contemporaneity, also referred to as post-post-modernity, Millennium generation or era of technology arose at the turn of the Millennium, and corresponds to the present generation focused on the benefits of technology, more and more individualistic and with models of sociability changed compared to previous generations. The goal of this project is to bring the essence of cultural cafes, so as to approach the society to the cultural activities, technological society, in which becomes important to create cultural habits that cause also a technological detachment, though not total, because technology and interculturality can be a feasible and compatible combination. In this sense, the object of study is the creation of a cultural café, where through the combination of technology, culture and sociability in contemporary times, you can recover the lost sociability by technology and take advantage of the effective connection that we can take from combination of the concepts art and technology, creative and cultural industries.Roque, Maria IsabelVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAndrade, Ana Cristina Gouveia2017-02-24T08:57:03Z2017-02-0220162017-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21531TID:203008707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:54.011297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Café Cultural : a recuperação do "vintage" na era da contemporaneidade
title Café Cultural : a recuperação do "vintage" na era da contemporaneidade
spellingShingle Café Cultural : a recuperação do "vintage" na era da contemporaneidade
Andrade, Ana Cristina Gouveia
Cafés
Comunicação
Contemporaneidade
Cultura
Indústrias culturais
Pós-modernidade
Cafes
Communication
Contemporaneity
Culture
Cultural industries
Postmodernity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Café Cultural : a recuperação do "vintage" na era da contemporaneidade
title_full Café Cultural : a recuperação do "vintage" na era da contemporaneidade
title_fullStr Café Cultural : a recuperação do "vintage" na era da contemporaneidade
title_full_unstemmed Café Cultural : a recuperação do "vintage" na era da contemporaneidade
title_sort Café Cultural : a recuperação do "vintage" na era da contemporaneidade
author Andrade, Ana Cristina Gouveia
author_facet Andrade, Ana Cristina Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roque, Maria Isabel
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ana Cristina Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Cafés
Comunicação
Contemporaneidade
Cultura
Indústrias culturais
Pós-modernidade
Cafes
Communication
Contemporaneity
Culture
Cultural industries
Postmodernity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Cafés
Comunicação
Contemporaneidade
Cultura
Indústrias culturais
Pós-modernidade
Cafes
Communication
Contemporaneity
Culture
Cultural industries
Postmodernity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A pós-modernidade foi um conceito cultural, filosófico e sociológico estabelecido e datado do último quartel do século XX, que emergiu na chamada sociedade pósindustrial. Foi um modo de estar e ser que criou novos intermediários sociais e culturais, de onde emergiu uma sociedade centrada no consumo. A contemporaneidade, também designada como pós-pós-modernidade, geração milénio ou era da tecnologia, surgiu no virar do milénio, e corresponde à geração atual centrada nos benefícios da tecnologia, cada vez mais individualista e com os modelos de sociabilidade alterados, comparativamente a gerações precedentes. O objetivo deste projeto é trazer a essência dos cafés culturais, para assim aproximar a sociedade de atividades culturais, sociedade tecnológica, na qual se torna importante criar hábitos culturais que causem também um desprendimento tecnológico, ainda que não total, pois a tecnologia e a interculturalidade podem ser uma combinação exequível e compatível. Nesse sentido, o objeto de estudo é a criação de um café cultural, onde através da combinação da tecnologia, cultura e sociabilidade na contemporaneidade, se possa recuperar a sociabilidade perdida pela tecnologia e aproveitar a ligação eficaz que se pode retirar dos binómios arte e tecnologia, indústrias criativas e culturais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-02-24T08:57:03Z
2017-02-02
2017-02-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21531
TID:203008707
url http://hdl.handle.net/10400.14/21531
identifier_str_mv TID:203008707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131867491860480