A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Inês
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Célia da Graça, Pereira, Luísa Álvares, Ferreira, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31721
Resumo: Apresentaremos, neste texto, resultados de um inquérito por questionário a nível nacional, feito junto de alunos dos anos terminais de cada ciclo da escolaridade básica em Portugal, sobre as suas práticas de escrita na escola e fora da escola. Para se perceber a pertinência investigativa e pedagógico-didática destes dados, traçaremos, primeiro, uma breve apresentação do grupo responsável e da sua atuação – “ProTextos: Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos” –, relevante esta para o ensino da escrita em Português e em várias outras disciplinas. A atividade do grupo ProTextos – em todos os ciclos do Ensino Básico (EB), no Ensino Secundário e Superior – inscreve-se no campo da Didática da Escrita (DE) de Português Língua Materna (PLM) e Português Língua Não Materna (PLNM). Afiliando-se com os princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1996), o grupo move-se em diferentes espaços institucionais e concilia abordagens teóricas pluridisciplinares coerentes com a complexidade da escrita (Adam, 2008; Coutinho, 2005), nomeadamente com os seus aspetos sociais, processuais e pessoais (Cardoso & Pereira, 2015a). Assim sendo, focamo-nos no desenvolvimento longitudinal dos sujeitos na produção escrita e, como tal, implementamos intervenções em sala de aula, norteadas por práticas de formação e/ou investigação conducentes a um ensino promotor dessa progressão e que considere: i) géneros textuais escolares e não escolares (Pereira, 2014; Schneuwly & Dolz, 2004); ii) modelos cognitivos de (re)escrita e revisão textual (Chanquoy, 2009; Pereira & Barbeiro, 2010); iii) a relação dos sujeitos com a escrita (Barré-De Miniac, 2008; Cardoso, 2009).
id RCAP_503948fb725f6ef13ce93b8ef906f1f1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31721
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextosApresentaremos, neste texto, resultados de um inquérito por questionário a nível nacional, feito junto de alunos dos anos terminais de cada ciclo da escolaridade básica em Portugal, sobre as suas práticas de escrita na escola e fora da escola. Para se perceber a pertinência investigativa e pedagógico-didática destes dados, traçaremos, primeiro, uma breve apresentação do grupo responsável e da sua atuação – “ProTextos: Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos” –, relevante esta para o ensino da escrita em Português e em várias outras disciplinas. A atividade do grupo ProTextos – em todos os ciclos do Ensino Básico (EB), no Ensino Secundário e Superior – inscreve-se no campo da Didática da Escrita (DE) de Português Língua Materna (PLM) e Português Língua Não Materna (PLNM). Afiliando-se com os princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1996), o grupo move-se em diferentes espaços institucionais e concilia abordagens teóricas pluridisciplinares coerentes com a complexidade da escrita (Adam, 2008; Coutinho, 2005), nomeadamente com os seus aspetos sociais, processuais e pessoais (Cardoso & Pereira, 2015a). Assim sendo, focamo-nos no desenvolvimento longitudinal dos sujeitos na produção escrita e, como tal, implementamos intervenções em sala de aula, norteadas por práticas de formação e/ou investigação conducentes a um ensino promotor dessa progressão e que considere: i) géneros textuais escolares e não escolares (Pereira, 2014; Schneuwly & Dolz, 2004); ii) modelos cognitivos de (re)escrita e revisão textual (Chanquoy, 2009; Pereira & Barbeiro, 2010); iii) a relação dos sujeitos com a escrita (Barré-De Miniac, 2008; Cardoso, 2009).Associação de Professores de Português2021-07-29T14:20:16Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31721por2184-268XCardoso, InêsLopes, Célia da GraçaPereira, Luísa ÁlvaresFerreira, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:12Zoai:ria.ua.pt:10773/31721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:31.977763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos
title A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos
spellingShingle A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos
Cardoso, Inês
title_short A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos
title_full A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos
title_fullStr A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos
title_full_unstemmed A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos
title_sort A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos
author Cardoso, Inês
author_facet Cardoso, Inês
Lopes, Célia da Graça
Pereira, Luísa Álvares
Ferreira, José
author_role author
author2 Lopes, Célia da Graça
Pereira, Luísa Álvares
Ferreira, José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Inês
Lopes, Célia da Graça
Pereira, Luísa Álvares
Ferreira, José
description Apresentaremos, neste texto, resultados de um inquérito por questionário a nível nacional, feito junto de alunos dos anos terminais de cada ciclo da escolaridade básica em Portugal, sobre as suas práticas de escrita na escola e fora da escola. Para se perceber a pertinência investigativa e pedagógico-didática destes dados, traçaremos, primeiro, uma breve apresentação do grupo responsável e da sua atuação – “ProTextos: Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos” –, relevante esta para o ensino da escrita em Português e em várias outras disciplinas. A atividade do grupo ProTextos – em todos os ciclos do Ensino Básico (EB), no Ensino Secundário e Superior – inscreve-se no campo da Didática da Escrita (DE) de Português Língua Materna (PLM) e Português Língua Não Materna (PLNM). Afiliando-se com os princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1996), o grupo move-se em diferentes espaços institucionais e concilia abordagens teóricas pluridisciplinares coerentes com a complexidade da escrita (Adam, 2008; Coutinho, 2005), nomeadamente com os seus aspetos sociais, processuais e pessoais (Cardoso & Pereira, 2015a). Assim sendo, focamo-nos no desenvolvimento longitudinal dos sujeitos na produção escrita e, como tal, implementamos intervenções em sala de aula, norteadas por práticas de formação e/ou investigação conducentes a um ensino promotor dessa progressão e que considere: i) géneros textuais escolares e não escolares (Pereira, 2014; Schneuwly & Dolz, 2004); ii) modelos cognitivos de (re)escrita e revisão textual (Chanquoy, 2009; Pereira & Barbeiro, 2010); iii) a relação dos sujeitos com a escrita (Barré-De Miniac, 2008; Cardoso, 2009).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2021-07-29T14:20:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31721
url http://hdl.handle.net/10773/31721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-268X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Português
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Português
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137690789085184