A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31721 |
Resumo: | Apresentaremos, neste texto, resultados de um inquérito por questionário a nível nacional, feito junto de alunos dos anos terminais de cada ciclo da escolaridade básica em Portugal, sobre as suas práticas de escrita na escola e fora da escola. Para se perceber a pertinência investigativa e pedagógico-didática destes dados, traçaremos, primeiro, uma breve apresentação do grupo responsável e da sua atuação – “ProTextos: Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos” –, relevante esta para o ensino da escrita em Português e em várias outras disciplinas. A atividade do grupo ProTextos – em todos os ciclos do Ensino Básico (EB), no Ensino Secundário e Superior – inscreve-se no campo da Didática da Escrita (DE) de Português Língua Materna (PLM) e Português Língua Não Materna (PLNM). Afiliando-se com os princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1996), o grupo move-se em diferentes espaços institucionais e concilia abordagens teóricas pluridisciplinares coerentes com a complexidade da escrita (Adam, 2008; Coutinho, 2005), nomeadamente com os seus aspetos sociais, processuais e pessoais (Cardoso & Pereira, 2015a). Assim sendo, focamo-nos no desenvolvimento longitudinal dos sujeitos na produção escrita e, como tal, implementamos intervenções em sala de aula, norteadas por práticas de formação e/ou investigação conducentes a um ensino promotor dessa progressão e que considere: i) géneros textuais escolares e não escolares (Pereira, 2014; Schneuwly & Dolz, 2004); ii) modelos cognitivos de (re)escrita e revisão textual (Chanquoy, 2009; Pereira & Barbeiro, 2010); iii) a relação dos sujeitos com a escrita (Barré-De Miniac, 2008; Cardoso, 2009). |
id |
RCAP_503948fb725f6ef13ce93b8ef906f1f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31721 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextosApresentaremos, neste texto, resultados de um inquérito por questionário a nível nacional, feito junto de alunos dos anos terminais de cada ciclo da escolaridade básica em Portugal, sobre as suas práticas de escrita na escola e fora da escola. Para se perceber a pertinência investigativa e pedagógico-didática destes dados, traçaremos, primeiro, uma breve apresentação do grupo responsável e da sua atuação – “ProTextos: Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos” –, relevante esta para o ensino da escrita em Português e em várias outras disciplinas. A atividade do grupo ProTextos – em todos os ciclos do Ensino Básico (EB), no Ensino Secundário e Superior – inscreve-se no campo da Didática da Escrita (DE) de Português Língua Materna (PLM) e Português Língua Não Materna (PLNM). Afiliando-se com os princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1996), o grupo move-se em diferentes espaços institucionais e concilia abordagens teóricas pluridisciplinares coerentes com a complexidade da escrita (Adam, 2008; Coutinho, 2005), nomeadamente com os seus aspetos sociais, processuais e pessoais (Cardoso & Pereira, 2015a). Assim sendo, focamo-nos no desenvolvimento longitudinal dos sujeitos na produção escrita e, como tal, implementamos intervenções em sala de aula, norteadas por práticas de formação e/ou investigação conducentes a um ensino promotor dessa progressão e que considere: i) géneros textuais escolares e não escolares (Pereira, 2014; Schneuwly & Dolz, 2004); ii) modelos cognitivos de (re)escrita e revisão textual (Chanquoy, 2009; Pereira & Barbeiro, 2010); iii) a relação dos sujeitos com a escrita (Barré-De Miniac, 2008; Cardoso, 2009).Associação de Professores de Português2021-07-29T14:20:16Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31721por2184-268XCardoso, InêsLopes, Célia da GraçaPereira, Luísa ÁlvaresFerreira, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:12Zoai:ria.ua.pt:10773/31721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:31.977763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos |
title |
A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos |
spellingShingle |
A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos Cardoso, Inês |
title_short |
A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos |
title_full |
A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos |
title_fullStr |
A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos |
title_full_unstemmed |
A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos |
title_sort |
A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos |
author |
Cardoso, Inês |
author_facet |
Cardoso, Inês Lopes, Célia da Graça Pereira, Luísa Álvares Ferreira, José |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Célia da Graça Pereira, Luísa Álvares Ferreira, José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Inês Lopes, Célia da Graça Pereira, Luísa Álvares Ferreira, José |
description |
Apresentaremos, neste texto, resultados de um inquérito por questionário a nível nacional, feito junto de alunos dos anos terminais de cada ciclo da escolaridade básica em Portugal, sobre as suas práticas de escrita na escola e fora da escola. Para se perceber a pertinência investigativa e pedagógico-didática destes dados, traçaremos, primeiro, uma breve apresentação do grupo responsável e da sua atuação – “ProTextos: Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos” –, relevante esta para o ensino da escrita em Português e em várias outras disciplinas. A atividade do grupo ProTextos – em todos os ciclos do Ensino Básico (EB), no Ensino Secundário e Superior – inscreve-se no campo da Didática da Escrita (DE) de Português Língua Materna (PLM) e Português Língua Não Materna (PLNM). Afiliando-se com os princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1996), o grupo move-se em diferentes espaços institucionais e concilia abordagens teóricas pluridisciplinares coerentes com a complexidade da escrita (Adam, 2008; Coutinho, 2005), nomeadamente com os seus aspetos sociais, processuais e pessoais (Cardoso & Pereira, 2015a). Assim sendo, focamo-nos no desenvolvimento longitudinal dos sujeitos na produção escrita e, como tal, implementamos intervenções em sala de aula, norteadas por práticas de formação e/ou investigação conducentes a um ensino promotor dessa progressão e que considere: i) géneros textuais escolares e não escolares (Pereira, 2014; Schneuwly & Dolz, 2004); ii) modelos cognitivos de (re)escrita e revisão textual (Chanquoy, 2009; Pereira & Barbeiro, 2010); iii) a relação dos sujeitos com a escrita (Barré-De Miniac, 2008; Cardoso, 2009). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2021-07-29T14:20:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31721 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-268X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137690789085184 |