À descoberta da escola nova de Faria de Vasconcelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Madalena Luzia Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3608
Resumo: Faria de Vasconcelos no livro Une école nouvelle en Belgique (1915), ainda não traduzido em português, descreve a experiência pedagógica de uma escola nova considerada modelo, no contexto do movimento da Educação / Escola Nova do início do séc. XX. Esta escola assentava num ensino centrado na aprendizagem dos alunos a partir dos seus próprios interesses, numa pedagogia diferenciada orientada por um ensino individualizado, na utilização de métodos activos e da metodologia de projecto que, ao partir da prática para a teoria através do método indutivo, desenvolvia competências para que se tornassem cidadãos activos, autónomos, criativos, responsáveis e críticos. Pretende-se, por um lado, contextualizar e caracterizar a escola nova de Faria de Vasconcelos (1880-1939) e, por outro, comparar os princípios inerentes à sua pedagogia com os desafios do século XX para a educação no século XXI.
id RCAP_503e785ad6f87d8375a9be5311830a14
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3608
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta da escola nova de Faria de VasconcelosMetodologia de ensinoEscola nova - BélgicaPedagogia diferencialCurrículos centrados nos alunosFaria de Vasconcelos no livro Une école nouvelle en Belgique (1915), ainda não traduzido em português, descreve a experiência pedagógica de uma escola nova considerada modelo, no contexto do movimento da Educação / Escola Nova do início do séc. XX. Esta escola assentava num ensino centrado na aprendizagem dos alunos a partir dos seus próprios interesses, numa pedagogia diferenciada orientada por um ensino individualizado, na utilização de métodos activos e da metodologia de projecto que, ao partir da prática para a teoria através do método indutivo, desenvolvia competências para que se tornassem cidadãos activos, autónomos, criativos, responsáveis e críticos. Pretende-se, por um lado, contextualizar e caracterizar a escola nova de Faria de Vasconcelos (1880-1939) e, por outro, comparar os princípios inerentes à sua pedagogia com os desafios do século XX para a educação no século XXI.Faria de Vasconcelos’ book Une école nouvelle en Belgique (1915) not yet translated into Portuguese, describes the pedagogical experience of a new school considered a model, in the context of the New Education / School movement that appeared in the beginning of the 20th century. This school based all its teaching in a pupil/student centered education starting with its own interests, followed by a differentiated pedagogic method guided to an individual monitoring. They used active methods associated to project methodologies which allow students to learn from practice experiences to theory through the inductive method. So students can develop different abilities and are able to become active, autonomous, creative, responsible and critical citizens. On the one hand we intend to contextualize and characterize the new school of Faria de Vasconcelos (1880-1939); On the other hand we compare the inherent principles within his pedagogical theory with the education challenges of the 20th century for education in the 21st century.Faria de Vasconcelos dans son ouvrage Une école nouvelle en Belgique (1915), qui n’est pas encore traduit en portugais, décrit l’expérience pédagogique d’une nouvelle école considérée comme modèle, dans le contexte du mouvement de l’Éducation / École Nouvelle au début du XXème siècle. Cette école a été créée sur une éducation centrée sur l’apprentissage des élèves à partir de leurs propres intérêts, dans une pédagogie différenciée orientée vers un apprentissage individualisé, dans l’utilisation de méthodes actives et de la méthodologie de projet qui, en partant de la pratique vers la théorie à partir de la méthode inductive, développait des compétences pour que les élèves deviennent des citoyens actifs, indépendants, créatifs, responsables et critiques. Il est destiné, d'abord, à mettre en contexte et à caractériser la nouvelle école de Faria de Vasconcelos (1880-1939), et d'autre part, à comparer les principes inhérents à leur pédagogie avec les défis du XXème siècle pour l'éducation au XXIe siècle.Universidade de Aveiro2011-06-09T16:56:12Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3608porDuarte, Madalena Luzia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:17Zoai:ria.ua.pt:10773/3608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:46.495488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta da escola nova de Faria de Vasconcelos
title À descoberta da escola nova de Faria de Vasconcelos
spellingShingle À descoberta da escola nova de Faria de Vasconcelos
Duarte, Madalena Luzia Pereira
Metodologia de ensino
Escola nova - Bélgica
Pedagogia diferencial
Currículos centrados nos alunos
title_short À descoberta da escola nova de Faria de Vasconcelos
title_full À descoberta da escola nova de Faria de Vasconcelos
title_fullStr À descoberta da escola nova de Faria de Vasconcelos
title_full_unstemmed À descoberta da escola nova de Faria de Vasconcelos
title_sort À descoberta da escola nova de Faria de Vasconcelos
author Duarte, Madalena Luzia Pereira
author_facet Duarte, Madalena Luzia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Madalena Luzia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de ensino
Escola nova - Bélgica
Pedagogia diferencial
Currículos centrados nos alunos
topic Metodologia de ensino
Escola nova - Bélgica
Pedagogia diferencial
Currículos centrados nos alunos
description Faria de Vasconcelos no livro Une école nouvelle en Belgique (1915), ainda não traduzido em português, descreve a experiência pedagógica de uma escola nova considerada modelo, no contexto do movimento da Educação / Escola Nova do início do séc. XX. Esta escola assentava num ensino centrado na aprendizagem dos alunos a partir dos seus próprios interesses, numa pedagogia diferenciada orientada por um ensino individualizado, na utilização de métodos activos e da metodologia de projecto que, ao partir da prática para a teoria através do método indutivo, desenvolvia competências para que se tornassem cidadãos activos, autónomos, criativos, responsáveis e críticos. Pretende-se, por um lado, contextualizar e caracterizar a escola nova de Faria de Vasconcelos (1880-1939) e, por outro, comparar os princípios inerentes à sua pedagogia com os desafios do século XX para a educação no século XXI.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-06-09T16:56:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3608
url http://hdl.handle.net/10773/3608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137466093928448