Abordagem ao raciocínio multiplicativo de alunos do 4.º ano de escolaridade. Uma experiência envolvendo o Património Local
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2115 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), e foi desenvolvido numa escola do 1.º CEB, situada no concelho de Viana do Castelo. O estudo centrou-se na área da Matemática com um forte alicerce do património local que é conteúdo do Estudo do Meio. Foi realizado numa turma de 4.º ano composta por dezassete alunos, sendo que, todos os alunos foram autorizados a participar neste projeto. Esta investigação teve como objetivo compreender de que forma a aprendizagem da matemática aliada a elementos do património local influencia as aprendizagens dos alunos e o seu raciocínio multiplicativo. Nesta investigação foram definidas tês questões: 1. Como é que o património local pode propiciar a aprendizagem matemática?; 2. Que atitudes revelam os alunos perante tarefas que envolvam o raciocínio multiplicativo?; 3. De que modo o património local poderá ajudar a desenvolver o raciocínio multiplicativo? Face ao problema e às questões de investigação optou-se por realizar um estudo desenvolvido no âmbito do paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia qualitativa, com o método estudo de caso. Para a recolha de dados foram utilizados métodos como a observação participante, inquéritos por questionário, documentos dos alunos e registo áudio e fotográfico. Para se analisar os dados foram definidas categorias de análise que permitiram melhor avaliar esta relação do património local com a matemática, mais concretamente com o raciocínio multiplicativo dos alunos. Concluída a análise dos resultados foi possível concluir-se que efetivamente o património local contribui para a aprendizagem matemática, mais concretamente para o trabalhar do raciocínio multiplicativo. A PES foi sem dúvida uma ótima experiência, permitindo à investigadora desenvolver-se ao nível pessoal e profissional, pelos projetos em que esteve envolvida e que permitiram perceber como é possível relacionar conteúdos. |
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Abordagem ao raciocínio multiplicativo de alunos do 4.º ano de escolaridade. Uma experiência envolvendo o Património LocalAprendizagem matemáticaPatrimónio localRaciocínio multiplicativoAtitudes dos alunosMathematics learningLocal heritageMultiplicative reasoningStudents attitudesO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), e foi desenvolvido numa escola do 1.º CEB, situada no concelho de Viana do Castelo. O estudo centrou-se na área da Matemática com um forte alicerce do património local que é conteúdo do Estudo do Meio. Foi realizado numa turma de 4.º ano composta por dezassete alunos, sendo que, todos os alunos foram autorizados a participar neste projeto. Esta investigação teve como objetivo compreender de que forma a aprendizagem da matemática aliada a elementos do património local influencia as aprendizagens dos alunos e o seu raciocínio multiplicativo. Nesta investigação foram definidas tês questões: 1. Como é que o património local pode propiciar a aprendizagem matemática?; 2. Que atitudes revelam os alunos perante tarefas que envolvam o raciocínio multiplicativo?; 3. De que modo o património local poderá ajudar a desenvolver o raciocínio multiplicativo? Face ao problema e às questões de investigação optou-se por realizar um estudo desenvolvido no âmbito do paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia qualitativa, com o método estudo de caso. Para a recolha de dados foram utilizados métodos como a observação participante, inquéritos por questionário, documentos dos alunos e registo áudio e fotográfico. Para se analisar os dados foram definidas categorias de análise que permitiram melhor avaliar esta relação do património local com a matemática, mais concretamente com o raciocínio multiplicativo dos alunos. Concluída a análise dos resultados foi possível concluir-se que efetivamente o património local contribui para a aprendizagem matemática, mais concretamente para o trabalhar do raciocínio multiplicativo. A PES foi sem dúvida uma ótima experiência, permitindo à investigadora desenvolver-se ao nível pessoal e profissional, pelos projetos em que esteve envolvida e que permitiram perceber como é possível relacionar conteúdos.This report was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (1st CBE), and was developed in a 1st CBE school, located in the county of Viana do Castelo. The study focused on the Mathematics’ area with a strong foundation of local heritage that is a Social Study’ content. It was carried out in a 4th grade class, composed with seventeen students, and all students were allowed to participate in this project. The main goal of this research was to understand how the learning of mathematics combined to elements of local heritage could influence students learning and their multiplicative reasoning. In this research, three questions were formulated: 1. How can local heritage promote mathematical learning?; 2. What attitudes reveal students in relation to tasks that involve multiplicative reasoning?; 3. Can local heritage help students to develop multiplicative reasoning? In face of the problem and the research questions, was design a study in the scope of the interpretative paradigm, following a qualitative methodology, and a case-study method. For data collection, we used methods such as participant observation, questionnaire surveys, student documents and audio and photographic records. In order to analyze the data collected, analysis categories were defined that allowed to evaluate the relation of the local heritage with the mathematics, more concretely with the multiplicative reasoning of the students. Based on the results it was possible to conclude that the local heritage effectively contributed to the mathematical learning, more concretely to the work of the multiplicative reasoning. The PES was without a doubt, a great experience, allowing the researcher to develop herself at personal and professional level, for the projects in which she was involved and also allowing herself to understand how it is possible to relate such vast contents.2019-01-16T19:02:24Z2018-12-19T00:00:00Z2018-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2115TID:202141012porLoureiro, Marta Daniela Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:01Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:28.242535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), e foi desenvolvido numa escola do 1.º CEB, situada no concelho de Viana do Castelo. O estudo centrou-se na área da Matemática com um forte alicerce do património local que é conteúdo do Estudo do Meio. Foi realizado numa turma de 4.º ano composta por dezassete alunos, sendo que, todos os alunos foram autorizados a participar neste projeto. Esta investigação teve como objetivo compreender de que forma a aprendizagem da matemática aliada a elementos do património local influencia as aprendizagens dos alunos e o seu raciocínio multiplicativo. Nesta investigação foram definidas tês questões: 1. Como é que o património local pode propiciar a aprendizagem matemática?; 2. Que atitudes revelam os alunos perante tarefas que envolvam o raciocínio multiplicativo?; 3. De que modo o património local poderá ajudar a desenvolver o raciocínio multiplicativo? Face ao problema e às questões de investigação optou-se por realizar um estudo desenvolvido no âmbito do paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia qualitativa, com o método estudo de caso. Para a recolha de dados foram utilizados métodos como a observação participante, inquéritos por questionário, documentos dos alunos e registo áudio e fotográfico. Para se analisar os dados foram definidas categorias de análise que permitiram melhor avaliar esta relação do património local com a matemática, mais concretamente com o raciocínio multiplicativo dos alunos. Concluída a análise dos resultados foi possível concluir-se que efetivamente o património local contribui para a aprendizagem matemática, mais concretamente para o trabalhar do raciocínio multiplicativo. A PES foi sem dúvida uma ótima experiência, permitindo à investigadora desenvolver-se ao nível pessoal e profissional, pelos projetos em que esteve envolvida e que permitiram perceber como é possível relacionar conteúdos. |
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