O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cláudio, Ana Maria Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2324
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Artística - Especialização em Teatro na Educação
id RCAP_504dc6e45d455ac46aa4de96fa7342d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2324
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básicoEducação pela arteTeatroEducaçãoTeatro de marionetasLíngua portuguesaOralidadeArtEducationTheatreMarionette theatrePortuguese languageOralityDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Artística - Especialização em Teatro na EducaçãoEste estudo de intervenção tem como objetivo avaliar os efeitos da introdução do teatro de marionetas no ensino do português, no domínio da oralidade. Apoiou-se nos princípios da educação pela arte que pretendem atender às necessidades de desenvolvimento das capacidades afetivas, lúdicas, expressivas e cognitivas dos alunos, sensibilizando-os para os valores estéticos. O teatro na sua vertente artístico/educativa e, especificamente, a arte do teatro de marionetas foi a selecionada para introduzir na sala de aula. Pretendeu-se avaliar se essa utilização é portadora de mais-valias no desenvolvimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Português. Escolheu-se avaliar o efeito do teatro de marionetas na competência da oralidade, nas valências da leitura (expressividade, correção, pontuação, fluência e compreensão) e na aplicação de novo vocabulário. Avaliaram-se os níveis de proficiência de dois grupos de alunos do 2º ciclo (grupo de intervenção e grupo de controlo) antes e depois da intervenção. A intervenção contou com a construção de marionetas em sala de aula, do seu manuseamento e manipulação através de jogos e exercícios de expressão dramática, da criação de um texto e, finalmente, da apresentação pública do trabalho realizado. Os resultados obtidos revelaram que o grupo de intervenção beneficiou com o trabalho realizado, apresentando ganhos significativos e específicos nas variáveis da expressividade, correção e compreensão de leitura e novo vocabulário. Quanto à fluência e pontuação de leitura não se verificaram diferenças relevantes entre os dois grupos. Além dos valores mensuráveis, a intervenção revelou a grande apetência dos alunos para atividades diferenciadas de índole artística. - Abstract This intervention study aimed at evaluating the effects of introduction marionettes theatre on the teaching of oral language. It is grounded on the principles of art education and intends to foster the development of affective, ludic, expressive and cognitive capabilities of students, generating sensitivity to esthetic values. We evaluated the effect of marionette‟s theatre in the competence of orality, in reading (expressiveness, accuracy, punctuation, fluency and comprehension) and on using new vocabulary. We evaluated the proficiency levels of two groups of students from the fifth grade allocated to an intervention and a control group. The intervention consisted on the construction of marionettes in the classroom, handling and manipulating them through games and exercises of drama expression, text creation, and a public presentation of the final work. The intervention group significantly outperformed the control groups on reading expressivity, accuracy and comprehension, and use of new vocabulary. No relevant differences on reading fluency and punctuation were found. The significant intervention effects were also found to be specific. Over all, beyond the measurable findings, the intervention revealed the potential for activities of artistic nature to enhance learning.Rosa, JoãoMenau, JoãoRCIPLCláudio, Ana Maria Fernandes2013-03-01T14:03:56Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2324porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:06.687627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico
title O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico
spellingShingle O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico
Cláudio, Ana Maria Fernandes
Educação pela arte
Teatro
Educação
Teatro de marionetas
Língua portuguesa
Oralidade
Art
Education
Theatre
Marionette theatre
Portuguese language
Orality
title_short O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico
title_full O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico
title_fullStr O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico
title_sort O teatro de marionetas e o desenvolvimento da oralidade no 2º ciclo do ensino básico
author Cláudio, Ana Maria Fernandes
author_facet Cláudio, Ana Maria Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, João
Menau, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cláudio, Ana Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pela arte
Teatro
Educação
Teatro de marionetas
Língua portuguesa
Oralidade
Art
Education
Theatre
Marionette theatre
Portuguese language
Orality
topic Educação pela arte
Teatro
Educação
Teatro de marionetas
Língua portuguesa
Oralidade
Art
Education
Theatre
Marionette theatre
Portuguese language
Orality
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Artística - Especialização em Teatro na Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
2013-03-01T14:03:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2324
url http://hdl.handle.net/10400.21/2324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133375725830144