Determinantes financeiros e não-financeiros do desempenho organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Irene Zulmira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12723
Resumo: O desempenho contínuo é o objetivo de toda e qualquer organização, porque somente através da melhoria de desempenho, as organizações são capazes de crescer e progredir. No âmbito europeu, as empresas que desenvolvem as suas atividades assentes em critérios de responsabilidade social tornaram-se cada vez mais importantes no processo de desenvolvimento económico devido à sua capacidade de criação de valor partilhado. O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto dos indicadores financeiros e não-financeiros no desempenho organizacional das empresas portuguesas que adotam práticas de responsabilidade social. Para tal, analisou-se uma amostra de 14 empresas cotadas na bolsa Euronext Lisbon e que integram o índice principal PSI-20, no período de 2011 a 2020. Para levar a cabo o estudo recorreu-se à metodologia de dados em painel. O estudo investiga os fatores, financeiros e não-financeiros, que influenciam o desempenho empresarial, sendo este medido através das variáveis Return on Assets (ROA), Return on Equity (ROE) e o Q de Tobin, considerando que estes indicadores tendem a captar adequadamente o nível de desempenho e a gestão eficiente numa organização. De um modo geral, os resultados obtidos mostram que a dimensão da empresa afeta o desempenho da empresa, independentemente da medida de desempenho utilizada. Quando o ROA é utilizada, os resultados evidenciam uma relação negativa e significativa entre o nível de endividamento da empresa e esta medida de desempenho. Por outro lado, os resultados dos modelos de painel estimados não evidenciam efeitos significativos das variáveis representativas da adoção pela empresa de práticas de responsabilidade social e ambiental nas variáveis de desempenho consideradas.
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