Uso das Novas Tecnologias e Promoção da Amamentação: Revisão Integrativa da Literatura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Dulce Maria Pereira Garcia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/info:doi:https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2020234
Resumo: Objetivo: Identificar as redes sociais mais utilizadas e os conteúdos mais consumidos pelas mulheres que procuram apoio e esclarecimento sobre amamentação/aleitamento materno. Fonte de dados: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Psychology & Behavioral Sciences Collection, MEDLINE Complete, CINAHL Complete, MedicLatina, Academic Search Complete e ERIC. A busca foi realizada em abril de 2020. Os critérios de inclusão foram:publicações em português, inglês ou espanhol com vários descritores, tais como "Breast-Feeding", "Social Networking", "Social Media", "Breast-Feeding Promotion" no título e resumos, com a combinação dos operadores booleanos "AND" e "OR", estudos originais de natureza primária, disponibilizados na íntegra e publicados entre 2015 e 2020. Síntese dos dados: Dos 93 artigos inicialmente avaliados, 10 compuseram a síntese descritiva. Foram envolvidos estudos dos Estados Unidos, Suécia, Nova Zelândia, Brasil, Austrália, Indonésia e Suíça. Observou-se que as mulheres utilizam uma variedade de redes sociais, estimulada pelo fácil acesso à internet e ao seu conteúdo, através dos mais diversos meios eletrónicos e muitas vezes em mais de um equipamento em simultâneo. A maioria das questões eram temas universalmente reconhecidos como alguns dos motivos mais comuns para a interrupção do aleitamento materno. Conclusões: Os estudos analisados evidenciam que as mulheres procuram no facebook, aplicativos e sites, vídeos on line, posdcats e e-mail o esclarecimento das suas dúvidas fora do ambiente tradicional nos serviços de saúde. Realçamos a importância destes grupos de apoio na promoção da amamentação e a necessidade dos profissionais de saúde se introduzirem nas redes sociais para chegarem às mães.
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