Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taquette, Stella Regina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.36367/ntqr.2.2020.390-402
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.390-402
Resumo: Observa-se carência de estudos sobre o ensino do método qualitativo, apesar do crescente interesse pelas pesquisas qualitativas em diversos campos do conhecimento. A literatura sobre o tema é escassa e evidencia grande heterogeneidade nas metodologias educacionais. Analisar propostas de pesquisadores de áreas e nacionalidades diversas sobre o ensino do método qualitativo de pesquisa. Estudo por meio de grupo focal com 11 pesquisadores de quatro diferentes países e oito áreas de formação distintas inscritos no Workshop “Ensino do método qualitativo de pesquisa” realizado em 2019 durante o 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa em Lisboa. Foram discutidos os temas: proposta pedagógica, objetivos do curso, conteúdo, recursos pedagógicos, competências do professor e bibliografias, entre outros. Três pontos principais foram destacados como norteadores do ensino: o construtivismo como proposta pedagógica; a epistemologia como conteúdo obrigatório com adequação ao público-alvo; e flexibilidade, conhecimento teórico e experiência prática em pesquisa qualitativa como competências essenciais do professor. A proposta pedagógica evidenciada se aproxima da conceção paradigmática do ensino em que se discutem os fundamentos teóricos que embasam a ciência e se percebe a pesquisa qualitativa como um ofício que se aprende num contexto de atividades de pesquisa.
id RCAP_5064137bfd1fa53dd606c85f677a2d50
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta pedagógica de ensino do método qualitativoPedagogical proposal for teaching the qualitative methodMétodo Qualitativo; Ensino; Construtivismo; Epistemologia; Grupo Focal.Qualitative Method; Teaching; Constructivism; Epistemology; Focus Group.Observa-se carência de estudos sobre o ensino do método qualitativo, apesar do crescente interesse pelas pesquisas qualitativas em diversos campos do conhecimento. A literatura sobre o tema é escassa e evidencia grande heterogeneidade nas metodologias educacionais. Analisar propostas de pesquisadores de áreas e nacionalidades diversas sobre o ensino do método qualitativo de pesquisa. Estudo por meio de grupo focal com 11 pesquisadores de quatro diferentes países e oito áreas de formação distintas inscritos no Workshop “Ensino do método qualitativo de pesquisa” realizado em 2019 durante o 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa em Lisboa. Foram discutidos os temas: proposta pedagógica, objetivos do curso, conteúdo, recursos pedagógicos, competências do professor e bibliografias, entre outros. Três pontos principais foram destacados como norteadores do ensino: o construtivismo como proposta pedagógica; a epistemologia como conteúdo obrigatório com adequação ao público-alvo; e flexibilidade, conhecimento teórico e experiência prática em pesquisa qualitativa como competências essenciais do professor. A proposta pedagógica evidenciada se aproxima da conceção paradigmática do ensino em que se discutem os fundamentos teóricos que embasam a ciência e se percebe a pesquisa qualitativa como um ofício que se aprende num contexto de atividades de pesquisa.There is a lack of studies on teaching the qualitative method, despite the growing interest in qualitative research in various fields of knowledge. The literature on this subject is scarce and shows great heterogeneity in educational methodologies. To analyze researchers’ proposals from different areas and nationalities about teaching qualitative research method. Study by means of a focus group with 11 researchers participated from four different countries and from eight different training areas enrolled in a Workshop “Teaching the qualitative research method” held during in 2019 during the 9th Iberic-American Congress on Qualitative Research in Lisbon. They discussed the following themes: pedagogical proposal, course objectives, content, pedagogical resources, teacher skills and bibliographies, among others. Three main points were highlighted as teaching guidelines: constructivism as a pedagogical proposal; epistemology as mandatory content rendered suitable for the target audience; and flexibility, theoretical knowledge and practical experience in qualitative research as essential skills of the teacher. The pedagogical proposal evidenced is close to the paradigmatic conception of teaching in which the theoretical foundations that support science are discussed and qualitative research is perceived as a craft that is learned in a context of research activities.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.390-402https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.390-402New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 390-402New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 390-402New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 390-4022184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/105https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/105/103Taquette, Stella Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-05T14:30:15Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-05T14:30:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo
Pedagogical proposal for teaching the qualitative method
title Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo
spellingShingle Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo
Taquette, Stella Regina
Método Qualitativo; Ensino; Construtivismo; Epistemologia; Grupo Focal.
Qualitative Method; Teaching; Constructivism; Epistemology; Focus Group.
Taquette, Stella Regina
Método Qualitativo; Ensino; Construtivismo; Epistemologia; Grupo Focal.
Qualitative Method; Teaching; Constructivism; Epistemology; Focus Group.
title_short Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo
title_full Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo
title_fullStr Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo
title_full_unstemmed Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo
title_sort Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo
author Taquette, Stella Regina
author_facet Taquette, Stella Regina
Taquette, Stella Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taquette, Stella Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Método Qualitativo; Ensino; Construtivismo; Epistemologia; Grupo Focal.
Qualitative Method; Teaching; Constructivism; Epistemology; Focus Group.
topic Método Qualitativo; Ensino; Construtivismo; Epistemologia; Grupo Focal.
Qualitative Method; Teaching; Constructivism; Epistemology; Focus Group.
description Observa-se carência de estudos sobre o ensino do método qualitativo, apesar do crescente interesse pelas pesquisas qualitativas em diversos campos do conhecimento. A literatura sobre o tema é escassa e evidencia grande heterogeneidade nas metodologias educacionais. Analisar propostas de pesquisadores de áreas e nacionalidades diversas sobre o ensino do método qualitativo de pesquisa. Estudo por meio de grupo focal com 11 pesquisadores de quatro diferentes países e oito áreas de formação distintas inscritos no Workshop “Ensino do método qualitativo de pesquisa” realizado em 2019 durante o 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa em Lisboa. Foram discutidos os temas: proposta pedagógica, objetivos do curso, conteúdo, recursos pedagógicos, competências do professor e bibliografias, entre outros. Três pontos principais foram destacados como norteadores do ensino: o construtivismo como proposta pedagógica; a epistemologia como conteúdo obrigatório com adequação ao público-alvo; e flexibilidade, conhecimento teórico e experiência prática em pesquisa qualitativa como competências essenciais do professor. A proposta pedagógica evidenciada se aproxima da conceção paradigmática do ensino em que se discutem os fundamentos teóricos que embasam a ciência e se percebe a pesquisa qualitativa como um ofício que se aprende num contexto de atividades de pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.390-402
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.390-402
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.390-402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/105
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/105/103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 390-402
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 390-402
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 390-402
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1822181927763836928
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36367/ntqr.2.2020.390-402