Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.36367/ntqr.2.2020.390-402 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.390-402 |
Resumo: | Observa-se carência de estudos sobre o ensino do método qualitativo, apesar do crescente interesse pelas pesquisas qualitativas em diversos campos do conhecimento. A literatura sobre o tema é escassa e evidencia grande heterogeneidade nas metodologias educacionais. Analisar propostas de pesquisadores de áreas e nacionalidades diversas sobre o ensino do método qualitativo de pesquisa. Estudo por meio de grupo focal com 11 pesquisadores de quatro diferentes países e oito áreas de formação distintas inscritos no Workshop “Ensino do método qualitativo de pesquisa” realizado em 2019 durante o 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa em Lisboa. Foram discutidos os temas: proposta pedagógica, objetivos do curso, conteúdo, recursos pedagógicos, competências do professor e bibliografias, entre outros. Três pontos principais foram destacados como norteadores do ensino: o construtivismo como proposta pedagógica; a epistemologia como conteúdo obrigatório com adequação ao público-alvo; e flexibilidade, conhecimento teórico e experiência prática em pesquisa qualitativa como competências essenciais do professor. A proposta pedagógica evidenciada se aproxima da conceção paradigmática do ensino em que se discutem os fundamentos teóricos que embasam a ciência e se percebe a pesquisa qualitativa como um ofício que se aprende num contexto de atividades de pesquisa. |
id |
RCAP_5064137bfd1fa53dd606c85f677a2d50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativoPedagogical proposal for teaching the qualitative methodMétodo Qualitativo; Ensino; Construtivismo; Epistemologia; Grupo Focal.Qualitative Method; Teaching; Constructivism; Epistemology; Focus Group.Observa-se carência de estudos sobre o ensino do método qualitativo, apesar do crescente interesse pelas pesquisas qualitativas em diversos campos do conhecimento. A literatura sobre o tema é escassa e evidencia grande heterogeneidade nas metodologias educacionais. Analisar propostas de pesquisadores de áreas e nacionalidades diversas sobre o ensino do método qualitativo de pesquisa. Estudo por meio de grupo focal com 11 pesquisadores de quatro diferentes países e oito áreas de formação distintas inscritos no Workshop “Ensino do método qualitativo de pesquisa” realizado em 2019 durante o 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa em Lisboa. Foram discutidos os temas: proposta pedagógica, objetivos do curso, conteúdo, recursos pedagógicos, competências do professor e bibliografias, entre outros. Três pontos principais foram destacados como norteadores do ensino: o construtivismo como proposta pedagógica; a epistemologia como conteúdo obrigatório com adequação ao público-alvo; e flexibilidade, conhecimento teórico e experiência prática em pesquisa qualitativa como competências essenciais do professor. A proposta pedagógica evidenciada se aproxima da conceção paradigmática do ensino em que se discutem os fundamentos teóricos que embasam a ciência e se percebe a pesquisa qualitativa como um ofício que se aprende num contexto de atividades de pesquisa.There is a lack of studies on teaching the qualitative method, despite the growing interest in qualitative research in various fields of knowledge. The literature on this subject is scarce and shows great heterogeneity in educational methodologies. To analyze researchers’ proposals from different areas and nationalities about teaching qualitative research method. Study by means of a focus group with 11 researchers participated from four different countries and from eight different training areas enrolled in a Workshop “Teaching the qualitative research method” held during in 2019 during the 9th Iberic-American Congress on Qualitative Research in Lisbon. They discussed the following themes: pedagogical proposal, course objectives, content, pedagogical resources, teacher skills and bibliographies, among others. Three main points were highlighted as teaching guidelines: constructivism as a pedagogical proposal; epistemology as mandatory content rendered suitable for the target audience; and flexibility, theoretical knowledge and practical experience in qualitative research as essential skills of the teacher. The pedagogical proposal evidenced is close to the paradigmatic conception of teaching in which the theoretical foundations that support science are discussed and qualitative research is perceived as a craft that is learned in a context of research activities.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.390-402https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.390-402New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 390-402New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 390-402New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 390-4022184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/105https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/105/103Taquette, Stella Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-05T14:30:15Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-05T14:30:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo Pedagogical proposal for teaching the qualitative method |
title |
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo |
spellingShingle |
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo Taquette, Stella Regina Método Qualitativo; Ensino; Construtivismo; Epistemologia; Grupo Focal. Qualitative Method; Teaching; Constructivism; Epistemology; Focus Group. Taquette, Stella Regina Método Qualitativo; Ensino; Construtivismo; Epistemologia; Grupo Focal. Qualitative Method; Teaching; Constructivism; Epistemology; Focus Group. |
title_short |
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo |
title_full |
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo |
title_fullStr |
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo |
title_full_unstemmed |
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo |
title_sort |
Proposta pedagógica de ensino do método qualitativo |
author |
Taquette, Stella Regina |
author_facet |
Taquette, Stella Regina Taquette, Stella Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taquette, Stella Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método Qualitativo; Ensino; Construtivismo; Epistemologia; Grupo Focal. Qualitative Method; Teaching; Constructivism; Epistemology; Focus Group. |
topic |
Método Qualitativo; Ensino; Construtivismo; Epistemologia; Grupo Focal. Qualitative Method; Teaching; Constructivism; Epistemology; Focus Group. |
description |
Observa-se carência de estudos sobre o ensino do método qualitativo, apesar do crescente interesse pelas pesquisas qualitativas em diversos campos do conhecimento. A literatura sobre o tema é escassa e evidencia grande heterogeneidade nas metodologias educacionais. Analisar propostas de pesquisadores de áreas e nacionalidades diversas sobre o ensino do método qualitativo de pesquisa. Estudo por meio de grupo focal com 11 pesquisadores de quatro diferentes países e oito áreas de formação distintas inscritos no Workshop “Ensino do método qualitativo de pesquisa” realizado em 2019 durante o 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa em Lisboa. Foram discutidos os temas: proposta pedagógica, objetivos do curso, conteúdo, recursos pedagógicos, competências do professor e bibliografias, entre outros. Três pontos principais foram destacados como norteadores do ensino: o construtivismo como proposta pedagógica; a epistemologia como conteúdo obrigatório com adequação ao público-alvo; e flexibilidade, conhecimento teórico e experiência prática em pesquisa qualitativa como competências essenciais do professor. A proposta pedagógica evidenciada se aproxima da conceção paradigmática do ensino em que se discutem os fundamentos teóricos que embasam a ciência e se percebe a pesquisa qualitativa como um ofício que se aprende num contexto de atividades de pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.390-402 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.390-402 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.390-402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/105 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/105/103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 390-402 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 390-402 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 390-402 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822181927763836928 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36367/ntqr.2.2020.390-402 |