Marketing no mercado da arte e o processo artístico de criação : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ilda Maria Afonso Monteiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2507
Resumo: Resumo O mercado da arte e a influência do marketing na divulgação do produto artístico é o propósito do presente estudo. Mercado de arte, intervenientes, mudança de atitudes, experiências, desafios e novas tendências de criação artística configuram uma recente perspetiva do marketing cultural com repercussões no comportamento do consumidor de arte, no público-alvo, na economia da arte e, neste contexto, na especulação artística e nos meios por ela veiculados. Esta questão leva à necessidade de uma reflexão sobre a utilidade estratégica da comunicação na perspetiva do marketing obrigando a reconsiderar a sua função intermediária ao serviço da inovação e comercialização da arte. No conjunto destas relações especula-se a valorização das obras de arte, a sua mobilidade no mercado de arte e, acima de tudo, o “valor de uso e de troca”. Este trabalho e o estudo que o suporta, confronta o princípio da especulação artística e os meios por ela veiculados em dois percursos artísticos. Nele se reflete que o marketing artístico, possui vertentes de natureza criativa e comercial variáveis, proporcionais ao envolvimento de artistas, entidades artísticas e intermediários comerciais, essenciais ao fluxo comercial da obra de arte.
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