Marketing no mercado da arte e o processo artístico de criação : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2507 |
Resumo: | Resumo O mercado da arte e a influência do marketing na divulgação do produto artístico é o propósito do presente estudo. Mercado de arte, intervenientes, mudança de atitudes, experiências, desafios e novas tendências de criação artística configuram uma recente perspetiva do marketing cultural com repercussões no comportamento do consumidor de arte, no público-alvo, na economia da arte e, neste contexto, na especulação artística e nos meios por ela veiculados. Esta questão leva à necessidade de uma reflexão sobre a utilidade estratégica da comunicação na perspetiva do marketing obrigando a reconsiderar a sua função intermediária ao serviço da inovação e comercialização da arte. No conjunto destas relações especula-se a valorização das obras de arte, a sua mobilidade no mercado de arte e, acima de tudo, o “valor de uso e de troca”. Este trabalho e o estudo que o suporta, confronta o princípio da especulação artística e os meios por ela veiculados em dois percursos artísticos. Nele se reflete que o marketing artístico, possui vertentes de natureza criativa e comercial variáveis, proporcionais ao envolvimento de artistas, entidades artísticas e intermediários comerciais, essenciais ao fluxo comercial da obra de arte. |
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Marketing no mercado da arte e o processo artístico de criação : um estudo de casoArteMercado da arteMarketing cultural e especulação artísticaArtArt marketCultural marketing and artistic speculationResumo O mercado da arte e a influência do marketing na divulgação do produto artístico é o propósito do presente estudo. Mercado de arte, intervenientes, mudança de atitudes, experiências, desafios e novas tendências de criação artística configuram uma recente perspetiva do marketing cultural com repercussões no comportamento do consumidor de arte, no público-alvo, na economia da arte e, neste contexto, na especulação artística e nos meios por ela veiculados. Esta questão leva à necessidade de uma reflexão sobre a utilidade estratégica da comunicação na perspetiva do marketing obrigando a reconsiderar a sua função intermediária ao serviço da inovação e comercialização da arte. No conjunto destas relações especula-se a valorização das obras de arte, a sua mobilidade no mercado de arte e, acima de tudo, o “valor de uso e de troca”. Este trabalho e o estudo que o suporta, confronta o princípio da especulação artística e os meios por ela veiculados em dois percursos artísticos. Nele se reflete que o marketing artístico, possui vertentes de natureza criativa e comercial variáveis, proporcionais ao envolvimento de artistas, entidades artísticas e intermediários comerciais, essenciais ao fluxo comercial da obra de arte.Abstract The art market and the influence of marketing in spreading the artistic product is the purpose of the present study. Art market, players, changing attitudes, experiences, challenges and new trends in artistic creation configure a recent cultural marketing perspective with repercussions on art consumer behavior, in target audience, in art economy and, in this context, in the artistic speculation. This question leads to the need for reflection on the strategic use of communication in the marketing perspective forcing to review its intermediary function at the service of innovation and commercialization of Art. These relations determine the valorization of art pieces, its mobility in the art market, and above all, the "use value and exchange.” This work and the study supporting it, confronts the principle of artistic speculation and the means used by it in two artistic careers paths. It reflects that artistic marketing has aspects of creative and commercial variables, proportional to the involvement of artists, arts organizations and trading intermediaries, essential to the trade flow of the artwork.Barros, Teresa Antas dePereira, JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuNogueira, Ilda Maria Afonso Monteiro2015-01-13T16:08:55Z2014-042015-012014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2507TID:201208563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:49Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:40.238902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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