“APRENDE, PENSA E DECIDE” – PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26811 |
Resumo: | A adolescência é uma fase de construção, de transformação e descoberta, por vezes turbulenta e conflituosa, sendo comum a procura de novas experiências e sensações. Esta procura pode contribuir para a adoção de comportamentos de risco, de entre os quais o consumo de álcool. Considerando a pertinência da temática foi elaborado e implementado o projeto “Aprende, Pensa e Decide”. Objetivo: Este projeto tem como objetivo reduzir a prevalência do consumo de álcool, nos adolescentes que frequentam o 9º ano de escolaridade, de uma escola em Évora. Métodos. O projeto “Aprende, Pensa e Decide” integra-se no âmbito da saúde escolar e foi desenvolvido de acordo com a metodologia do Planeamento em Saúde. Primariamente foi efetuado o diagnóstico de situação, cuja amostra foi composta por 82 adolescentes a frequentar o 8º ano de escolaridade, selecionados de forma aleatória. Foi utilizada como técnica de recolha de dados o questionário: “European Family Empowerment” (IREFREA, 2012) e Questionário de Avaliação de Conhecimentos acerca do álcool (1). A análise dos dados foi efetuada através do programa estatístico SPSS versão 24,0. Resultados. Identificaram-se como problemas prioritários: início precoce, consumo regular e excessivo de álcool pelos adolescentes, défice de conhecimentos acerca do tema e consumo de álcool incentivado e tolerado pelos pais/família. Foram definidas várias estratégias de intervenção, possibilitando o envolvimento dos adolescentes, pais/família e comunidade escolar, visando a aquisição de estilos de vida saudáveis e prevenção de comportamentos nocivos. Conclusão: A avaliação dos resultados conseguidos indica que as intervenções efetuadas permitiram alcançar os objetivos propostos. |
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