Directrizes para um programa de transformação económica : o caso de Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Fátima Moura
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Fontoura, Maria Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24209
Resumo: A transformação de uma economia de direcção central numa economia de mercado (economia em transição) tem-se revelado uma tarefa complexa. Existe o consenso de que a transformação destas economias sujeitas a uma prolongada ausência de incentivos de mercado tem que ser orientada através de um programa com medidas devidamente articuladas e perspectivadas no tempo. Mas a teoria económica não dispõe de receitas "prontas" I e a experiência do passado e por enquanto insuficiente. E possível recolher algumas lições em economias que de um certo grau de planificação transitaram para economias de mercado como foi o caso da Alemanha depois da guerra ou da Espanha nos anos 70, e em casas de sucesso económico impulsionado pelo Estado em economias com um aparelho produtivo débil, encontrados no Leste Asiática. Na América Latina existem também experiências importantes em matéria de reformas pró- mercado ao Iongo da década de 80. Porém, o que esta em causa - e aqui reside a "novidade" da questão - e a transformação de economias onde prevaleceu o antagonismo em relação aos mecanismos e incentivos de mercado - caso da maioria das economias africanas, da Europa do Leste, e ainda da China e outras economias asiáticas. No ponto I, formulamos algumas directrizes para a formulação de um programa de transformação económica de uma economia em transição. No ponto II, fazemos· uma aplicação à economia angolana.
id RCAP_509b2420aca51f4836fd9065874e5370
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24209
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Directrizes para um programa de transformação económica : o caso de AngolaReforma económicaEconomia de transiçãoEconomia de mercadoEstudos de casoAngolaA transformação de uma economia de direcção central numa economia de mercado (economia em transição) tem-se revelado uma tarefa complexa. Existe o consenso de que a transformação destas economias sujeitas a uma prolongada ausência de incentivos de mercado tem que ser orientada através de um programa com medidas devidamente articuladas e perspectivadas no tempo. Mas a teoria económica não dispõe de receitas "prontas" I e a experiência do passado e por enquanto insuficiente. E possível recolher algumas lições em economias que de um certo grau de planificação transitaram para economias de mercado como foi o caso da Alemanha depois da guerra ou da Espanha nos anos 70, e em casas de sucesso económico impulsionado pelo Estado em economias com um aparelho produtivo débil, encontrados no Leste Asiática. Na América Latina existem também experiências importantes em matéria de reformas pró- mercado ao Iongo da década de 80. Porém, o que esta em causa - e aqui reside a "novidade" da questão - e a transformação de economias onde prevaleceu o antagonismo em relação aos mecanismos e incentivos de mercado - caso da maioria das economias africanas, da Europa do Leste, e ainda da China e outras economias asiáticas. No ponto I, formulamos algumas directrizes para a formulação de um programa de transformação económica de uma economia em transição. No ponto II, fazemos· uma aplicação à economia angolana.ISEG - CEsARepositório da Universidade de LisboaRoque, Fátima MouraFontoura, Maria Paula2022-05-02T13:13:04Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24209porRoque, Fátima Moura e Maria Paula Fontoura .1994. “Directrizes para um programa de transformação económica : o caso de Angola” . Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA – Documentos de Trabalho nº 31/1994.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:18.615343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Directrizes para um programa de transformação económica : o caso de Angola
title Directrizes para um programa de transformação económica : o caso de Angola
spellingShingle Directrizes para um programa de transformação económica : o caso de Angola
Roque, Fátima Moura
Reforma económica
Economia de transição
Economia de mercado
Estudos de caso
Angola
title_short Directrizes para um programa de transformação económica : o caso de Angola
title_full Directrizes para um programa de transformação económica : o caso de Angola
title_fullStr Directrizes para um programa de transformação económica : o caso de Angola
title_full_unstemmed Directrizes para um programa de transformação económica : o caso de Angola
title_sort Directrizes para um programa de transformação económica : o caso de Angola
author Roque, Fátima Moura
author_facet Roque, Fátima Moura
Fontoura, Maria Paula
author_role author
author2 Fontoura, Maria Paula
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Fátima Moura
Fontoura, Maria Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma económica
Economia de transição
Economia de mercado
Estudos de caso
Angola
topic Reforma económica
Economia de transição
Economia de mercado
Estudos de caso
Angola
description A transformação de uma economia de direcção central numa economia de mercado (economia em transição) tem-se revelado uma tarefa complexa. Existe o consenso de que a transformação destas economias sujeitas a uma prolongada ausência de incentivos de mercado tem que ser orientada através de um programa com medidas devidamente articuladas e perspectivadas no tempo. Mas a teoria económica não dispõe de receitas "prontas" I e a experiência do passado e por enquanto insuficiente. E possível recolher algumas lições em economias que de um certo grau de planificação transitaram para economias de mercado como foi o caso da Alemanha depois da guerra ou da Espanha nos anos 70, e em casas de sucesso económico impulsionado pelo Estado em economias com um aparelho produtivo débil, encontrados no Leste Asiática. Na América Latina existem também experiências importantes em matéria de reformas pró- mercado ao Iongo da década de 80. Porém, o que esta em causa - e aqui reside a "novidade" da questão - e a transformação de economias onde prevaleceu o antagonismo em relação aos mecanismos e incentivos de mercado - caso da maioria das economias africanas, da Europa do Leste, e ainda da China e outras economias asiáticas. No ponto I, formulamos algumas directrizes para a formulação de um programa de transformação económica de uma economia em transição. No ponto II, fazemos· uma aplicação à economia angolana.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-01-01T00:00:00Z
2022-05-02T13:13:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/24209
url http://hdl.handle.net/10400.5/24209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Roque, Fátima Moura e Maria Paula Fontoura .1994. “Directrizes para um programa de transformação económica : o caso de Angola” . Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA – Documentos de Trabalho nº 31/1994.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG - CEsA
publisher.none.fl_str_mv ISEG - CEsA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131177004564480