Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, João Pedro Catarino Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9934
Resumo: O presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio integrada no plano de Estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É apresentado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre e tem o objetivo de relatar as experiências vividas e adquiridas ao longo do ano de estágio através de uma análise crítica e consciente onde são apresentadas as dificuldades sentidas bem como as estratégias impostas caraterísticas da minha intervenção pedagógica ao longo do ano letivo de 2017/2018. Relativamente ao Estágio Pedagógico (EP) foi realizado na escola Eb 2,3 Diogo Cão situada em Vila Real, com a supervisão da Professora Orientadora (PO) Paula Liberal e pelo Supervisor da Universidade José Vilaça, da UTAD. Sem esquecer o colega de estágio, Rui Faustino. Com o objetivo de relatar todo o trabalho realizado ao longo do EP, o documento está estruturado em cinco partes. Este representa uma reflexão crítica, tendo como objetivo refletir acerca de todos os aspetos negativos e positivos e tentar converte-los em mais valias para a evolução da minha futura carreira de docente. É apresentado o meio onde foi realizado o estágio e descreve todas as vivências ocorridas ao longo do ano letivo. Também é feita a descrição das tarefas de Ensino Aprendizagem, Relação Escola-Meio e por fim a Reflexão Crítica do estágio. Ao finalizar este documento posso afirmar que todo este processo levou a melhorar e a evoluir a minha performance enquanto docente.
id RCAP_50cda09ba271fdd2c3ec7a95c579ea8a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaPrática ReflexivaEstágio PedagógicoO presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio integrada no plano de Estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É apresentado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre e tem o objetivo de relatar as experiências vividas e adquiridas ao longo do ano de estágio através de uma análise crítica e consciente onde são apresentadas as dificuldades sentidas bem como as estratégias impostas caraterísticas da minha intervenção pedagógica ao longo do ano letivo de 2017/2018. Relativamente ao Estágio Pedagógico (EP) foi realizado na escola Eb 2,3 Diogo Cão situada em Vila Real, com a supervisão da Professora Orientadora (PO) Paula Liberal e pelo Supervisor da Universidade José Vilaça, da UTAD. Sem esquecer o colega de estágio, Rui Faustino. Com o objetivo de relatar todo o trabalho realizado ao longo do EP, o documento está estruturado em cinco partes. Este representa uma reflexão crítica, tendo como objetivo refletir acerca de todos os aspetos negativos e positivos e tentar converte-los em mais valias para a evolução da minha futura carreira de docente. É apresentado o meio onde foi realizado o estágio e descreve todas as vivências ocorridas ao longo do ano letivo. Também é feita a descrição das tarefas de Ensino Aprendizagem, Relação Escola-Meio e por fim a Reflexão Crítica do estágio. Ao finalizar este documento posso afirmar que todo este processo levou a melhorar e a evoluir a minha performance enquanto docente.This document is part of the Curricular Unit Internship integrated in the Study Plan of the 2nd Cycle in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). It is presented as one of the requirements for the acquisition of the degree of Master and aims to report the experiences lived and acquired throughout the internship year through a critical and conscious analysis where are presented the difficulties felt as well as the imposed strategies characteristic of the my pedagogical intervention during the 2017/2018 school year. Regarding the Pedagogical Internship (EP) was held at Eb 2,3 Diogo Cão school located in Vila Real, with the supervision of the Guiding Teacher (PO) Paula Liberal and the Supervisor of the University José Vilaça, UTAD. Not forgetting the internship colleague, Rui Faustino. In order to report all the work done throughout the EP, the document is structured in a five chapter. This represents a critical reflection, aiming to reflect on all the negative and positive aspects and try to convert them into added value for the evolution of my future teaching career. The medium where the internship was performed is presented and describes all the experiences that occurred during the school year. It is also made the description of the tasks of Teaching Learning, Middle School Relations and finally the Critical Reflection of the internship. At the end of this document I can say that this whole process led to improve and evolve my performance as a teacher.2020-06-04T09:43:11Z2020-04-21T00:00:00Z2020-04-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9934porSaraiva, João Pedro Catarino Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:44.317063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Saraiva, João Pedro Catarino Carvalho
Prática Reflexiva
Estágio Pedagógico
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Saraiva, João Pedro Catarino Carvalho
author_facet Saraiva, João Pedro Catarino Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, João Pedro Catarino Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Reflexiva
Estágio Pedagógico
topic Prática Reflexiva
Estágio Pedagógico
description O presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio integrada no plano de Estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É apresentado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre e tem o objetivo de relatar as experiências vividas e adquiridas ao longo do ano de estágio através de uma análise crítica e consciente onde são apresentadas as dificuldades sentidas bem como as estratégias impostas caraterísticas da minha intervenção pedagógica ao longo do ano letivo de 2017/2018. Relativamente ao Estágio Pedagógico (EP) foi realizado na escola Eb 2,3 Diogo Cão situada em Vila Real, com a supervisão da Professora Orientadora (PO) Paula Liberal e pelo Supervisor da Universidade José Vilaça, da UTAD. Sem esquecer o colega de estágio, Rui Faustino. Com o objetivo de relatar todo o trabalho realizado ao longo do EP, o documento está estruturado em cinco partes. Este representa uma reflexão crítica, tendo como objetivo refletir acerca de todos os aspetos negativos e positivos e tentar converte-los em mais valias para a evolução da minha futura carreira de docente. É apresentado o meio onde foi realizado o estágio e descreve todas as vivências ocorridas ao longo do ano letivo. Também é feita a descrição das tarefas de Ensino Aprendizagem, Relação Escola-Meio e por fim a Reflexão Crítica do estágio. Ao finalizar este documento posso afirmar que todo este processo levou a melhorar e a evoluir a minha performance enquanto docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04T09:43:11Z
2020-04-21T00:00:00Z
2020-04-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9934
url http://hdl.handle.net/10348/9934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137155595894784