Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9934 |
Resumo: | O presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio integrada no plano de Estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É apresentado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre e tem o objetivo de relatar as experiências vividas e adquiridas ao longo do ano de estágio através de uma análise crítica e consciente onde são apresentadas as dificuldades sentidas bem como as estratégias impostas caraterísticas da minha intervenção pedagógica ao longo do ano letivo de 2017/2018. Relativamente ao Estágio Pedagógico (EP) foi realizado na escola Eb 2,3 Diogo Cão situada em Vila Real, com a supervisão da Professora Orientadora (PO) Paula Liberal e pelo Supervisor da Universidade José Vilaça, da UTAD. Sem esquecer o colega de estágio, Rui Faustino. Com o objetivo de relatar todo o trabalho realizado ao longo do EP, o documento está estruturado em cinco partes. Este representa uma reflexão crítica, tendo como objetivo refletir acerca de todos os aspetos negativos e positivos e tentar converte-los em mais valias para a evolução da minha futura carreira de docente. É apresentado o meio onde foi realizado o estágio e descreve todas as vivências ocorridas ao longo do ano letivo. Também é feita a descrição das tarefas de Ensino Aprendizagem, Relação Escola-Meio e por fim a Reflexão Crítica do estágio. Ao finalizar este documento posso afirmar que todo este processo levou a melhorar e a evoluir a minha performance enquanto docente. |
id |
RCAP_50cda09ba271fdd2c3ec7a95c579ea8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9934 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaPrática ReflexivaEstágio PedagógicoO presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio integrada no plano de Estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É apresentado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre e tem o objetivo de relatar as experiências vividas e adquiridas ao longo do ano de estágio através de uma análise crítica e consciente onde são apresentadas as dificuldades sentidas bem como as estratégias impostas caraterísticas da minha intervenção pedagógica ao longo do ano letivo de 2017/2018. Relativamente ao Estágio Pedagógico (EP) foi realizado na escola Eb 2,3 Diogo Cão situada em Vila Real, com a supervisão da Professora Orientadora (PO) Paula Liberal e pelo Supervisor da Universidade José Vilaça, da UTAD. Sem esquecer o colega de estágio, Rui Faustino. Com o objetivo de relatar todo o trabalho realizado ao longo do EP, o documento está estruturado em cinco partes. Este representa uma reflexão crítica, tendo como objetivo refletir acerca de todos os aspetos negativos e positivos e tentar converte-los em mais valias para a evolução da minha futura carreira de docente. É apresentado o meio onde foi realizado o estágio e descreve todas as vivências ocorridas ao longo do ano letivo. Também é feita a descrição das tarefas de Ensino Aprendizagem, Relação Escola-Meio e por fim a Reflexão Crítica do estágio. Ao finalizar este documento posso afirmar que todo este processo levou a melhorar e a evoluir a minha performance enquanto docente.This document is part of the Curricular Unit Internship integrated in the Study Plan of the 2nd Cycle in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). It is presented as one of the requirements for the acquisition of the degree of Master and aims to report the experiences lived and acquired throughout the internship year through a critical and conscious analysis where are presented the difficulties felt as well as the imposed strategies characteristic of the my pedagogical intervention during the 2017/2018 school year. Regarding the Pedagogical Internship (EP) was held at Eb 2,3 Diogo Cão school located in Vila Real, with the supervision of the Guiding Teacher (PO) Paula Liberal and the Supervisor of the University José Vilaça, UTAD. Not forgetting the internship colleague, Rui Faustino. In order to report all the work done throughout the EP, the document is structured in a five chapter. This represents a critical reflection, aiming to reflect on all the negative and positive aspects and try to convert them into added value for the evolution of my future teaching career. The medium where the internship was performed is presented and describes all the experiences that occurred during the school year. It is also made the description of the tasks of Teaching Learning, Middle School Relations and finally the Critical Reflection of the internship. At the end of this document I can say that this whole process led to improve and evolve my performance as a teacher.2020-06-04T09:43:11Z2020-04-21T00:00:00Z2020-04-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9934porSaraiva, João Pedro Catarino Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:44.317063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Saraiva, João Pedro Catarino Carvalho Prática Reflexiva Estágio Pedagógico |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Saraiva, João Pedro Catarino Carvalho |
author_facet |
Saraiva, João Pedro Catarino Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, João Pedro Catarino Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Reflexiva Estágio Pedagógico |
topic |
Prática Reflexiva Estágio Pedagógico |
description |
O presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio integrada no plano de Estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É apresentado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre e tem o objetivo de relatar as experiências vividas e adquiridas ao longo do ano de estágio através de uma análise crítica e consciente onde são apresentadas as dificuldades sentidas bem como as estratégias impostas caraterísticas da minha intervenção pedagógica ao longo do ano letivo de 2017/2018. Relativamente ao Estágio Pedagógico (EP) foi realizado na escola Eb 2,3 Diogo Cão situada em Vila Real, com a supervisão da Professora Orientadora (PO) Paula Liberal e pelo Supervisor da Universidade José Vilaça, da UTAD. Sem esquecer o colega de estágio, Rui Faustino. Com o objetivo de relatar todo o trabalho realizado ao longo do EP, o documento está estruturado em cinco partes. Este representa uma reflexão crítica, tendo como objetivo refletir acerca de todos os aspetos negativos e positivos e tentar converte-los em mais valias para a evolução da minha futura carreira de docente. É apresentado o meio onde foi realizado o estágio e descreve todas as vivências ocorridas ao longo do ano letivo. Também é feita a descrição das tarefas de Ensino Aprendizagem, Relação Escola-Meio e por fim a Reflexão Crítica do estágio. Ao finalizar este documento posso afirmar que todo este processo levou a melhorar e a evoluir a minha performance enquanto docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04T09:43:11Z 2020-04-21T00:00:00Z 2020-04-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9934 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137155595894784 |