Validação do questionário de competências sociais e emocionais em adolescentes portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Patrícia Daniela Grandinho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88346
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica na Infância e na Adolescência
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spelling Validação do questionário de competências sociais e emocionais em adolescentes portuguesesValidation of the social and emotional skills questionnaire in portuguese adolescentsAdolescênciaCompetências sociais e emocionaisMudanças positivasAdolescenceSocial and emotional skillsPositive changesCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia Clínica na Infância e na AdolescênciaO estudo das competências sociais e emocionais começou durante os anos 90 a partir das investigações de Mayer e Salovey. Também neste período começaram a surgir programas de desenvolvimento destas competências nos contextos educacionais cujo objetivo era melhorar o comportamento pró-social, as atitudes, os problemas de conduta e o desempenho académico. Para tal começou-se a estudar competências como a autoconsciência, a autogestão, consciência social, comportamento pró-social e tomada de decisão responsável de forma a proporcionar mudanças positivas nos adolescentes e nos contextos onde estão inseridos. Deste modo, o objetivo deste estudo foi validar o questionário de competências sociais e emocionais (SEC-q) em adolescentes portugueses uma vez que esta escala inclui todas estas competências sociais e emocionais num único instrumento de medida. Os resultados apontam para uma escala, com bons indicadores de validade, com 16 itens, agrupados em 4 fatores que refletem as competências sociais e emocionais: (1) Consciência social e comportamento pró-social (α=0.863); (2) autoconsciência (α=0.852); (3) tomada de decisão responsável (α=0.840; (4) autogestão (α=0.762), com um alfa de Cronbach total da escala de 0.927 mantendo a estrutura da escala original.The study of social and emocional skills began during the 90s following research by Mayer and Salovey. Also during this period, programs to develop these skills Started to emerge in educational contexts with the aim of improving prosocial behavior, attitudes, conduct problems and academic performance. To this end, we began studying skills such as self-awareness, self-management, social awareness, prosocial behavior and responsible decision-making in order to provide positive changes in adolescents and the contexts in which they are inserted. Therefore, the objective of this study was to develop and validate the social and emotional skills questionnaire (SEC-q) in Portuguese adolescents since this scale includes all these social and emotional skills in a single measuring instrument. The results point to a scale, with good validity indicators, with 16 items, grouped into 4 factors that reflect social and emotional skills: (1) Social awareness and prosocial behavior (α=0.863); (2) self-awareness (α=0.852); (3) responsible decision making (α=0.840; (4) self-management (α=0.762), with a total scale Cronbach's alpha of 0.927 maintaining the structure of the original scale.Freire, TeresaTeixeira, AnaUniversidade do MinhoMartins, Patrícia Daniela Grandinho2023-12-182023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88346por203486900info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-03T01:21:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:34.292597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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