Avaliação do impacto da implementação do referencial EQUASS na qualidade de vida dos clientes de uma IPSS – o caso do CRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vasco Nuno Henriques da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1742
Resumo: Dissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2017
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spelling Avaliação do impacto da implementação do referencial EQUASS na qualidade de vida dos clientes de uma IPSS – o caso do CRIOQualidade de VidaGestão da QualidadeEQUASSOrganizações de Economia SocialDeficiência MentalDissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2017Partindo do pressuposto de que a melhoria da qualidade de vida dos clientes é um fator que tem de ser assumido nas Organizações de Economia Social (OES), propomos neste estudo verificar se a implementação do referencial da qualidade EQUASS (European Quality in Social Services) poderá causar impacto na qualidade de vida dos clientes portadores de deficiência mental de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), o CRIO - Centro de Recuperação e Integração Ouriense. O estudo divide-se em duas partes: na primeira será feito um enquadramento teórico no âmbito da Qualidade, Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) EQUASS, Modelos de Avaliação da Qualidade de Vida e Qualidade de Vida na Área da Deficiência Mental; na segunda parte daremos conta do estudo empírico, com vista a perceber se entre os anos 2012 e 2016, anos em que foi implementado o referencial da qualidade, se registou impacto significativo na qualidade de vida de 44 clientes do CRIO. Este impacto será avaliado com base na análise dos resultados internos, aferidos através da aplicação da escala de medição da qualidade de vida “Gencat”. Em termos gerais, no final deste estudo, podemos verificar que o índicede qualidade de vida dos 44 clientes do CRIO que foram avaliados sofreu um impacto positivo no ano 2016, relativamente a 2012. Podemos também verificar que este impacto positivo na qualidade de vida dos 44 clientes coincidiu com a implementação do referencial da qualidade EQUASS.Oliveira, PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Vasco Nuno Henriques da2017-06-26T09:52:58Z2017-06-222017-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1742TID:201709422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:54Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:57.917123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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